Decorrerá nos Jardins do Palácio Nacional de Sintra, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2013, a III Exposição e Concurso de Camélias. A exemplo de edições anteriores, o evento atrairá turistas de toda a Europa, ávidos por conhecer a bela Sintra e admirar as bélissimas Camélias da região. A mostra e concurso, organizada pela Parques de Sintra em parceria com a Associação Portuguesa de Camélias, vai contar com camélias de várias Quintas Históricas de Sintra e produtores de camélias, atribuindo-se prémios aos melhores classificados.

O concurso conta com as categorias de “Melhor Camélia” e “Melhor Variedade Histórica”. Os concorrentes com as melhores flores serão premiados com uma viagem aos Açores onde, tal como em Sintra, existe uma grande variedade de Camélias.

Exposição e Concurso de Camélias em Sintra
Exposição e Concurso de Camélias em Sintra – Foto Divulgação ©

A atribuição de prémios terá lugar a 23 de fevereiro de 2013 (Sábado), às 14h30, seguindo-se um cocktail.

Destaque ainda para os workshops de Ikebana (sábado às 16h00 e domingo às 15h00), uma conhecida técnica de arranjos florais orientais.

A introdução de Camélias em Sintra (Parque da Pena) e o gosto pelo cultivo de variedades no século XIX deveu-se fundamentalmente a D. Maria II e a D. Fernando II. Muitas destas variedades foram batizadas com nomes de membros da Família Real, em reconhecimento e como forma de divulgação das Camélias em todo o país, sobretudo no Norte, onde o clima era também favorável ao seu cultivo.

Em Sintra, a presença de Camélias é ainda hoje muito importante, e as edições desta exposição e concurso vêm permitir a promoção da enorme coleção de Camélias existente na região.

Horário Exposição:
23 de fevereiro – 14h30 – 18h00
24 de fevereiro – 9h30 – 18h00
Entrada livre nos jardins do Palácio Nacional de Sintra

Horário Workshop Ikebana:
23 de fevereiro – 16h00
24 de fevereiro – 15h00
Duração: 1 hora
Máximo 10 participantes
25€/pessoa

Inscrição prévia: 21 923 73 00 / animação.cultural@parquesdesintra.pt

Fonte: Maria Alcaparra
Comunicação Parques de Sintra – Monte da Lua