Palacio Nacional de Sintra

Um dos palácios de Portugal que ainda sobrevive integralmente é o Palácio Nacional de Sintra, localizado na bela Vila de Sintra sua construção iniciou no século XV. O palácio foi reedificado no século XV, a partir de 1489, quando lhe foi iniciada uma campanha de obras que visaram aligeirar a massa da construção e enriquecer a decoração interior, aplicando-se-lhe azulejos andaluzes. Várias mudanças foram feiras no Palácio Nacional de Sintra, mas a mais marcante foi a de D. João I que o reconstruiu inteiro e o de D. Manuel I que acrescentou a famosa ala manuelina.

Durante toda a Idade Média o castelo foi sendo reestruturado e gradativamente foram sendo acrescentadas novas alas. No reinado de Dom João III foi criado a Sala dos Cisnes, local onde se encontram a maior parte dos retratos da época. A Sala dos Brasões onde tem os brasões das famílias que passaram pelo Palácio Nacional de Sintra.

Palácio Nacional de Sintra – Foto de Nuno Tavares (Wikipédia)

O Palácio Nacional de Sintra foi um dos locais afetados pelo grande terremoto de 1775 e foi prontamente reconstruído juntamente com o plano de reconstrução de outros importantes monumentos de Portugal. Em 1940, o Palácio Nacional de Sintra foi transformado em museu e atualmente ele vem sendo restaurado e recuperado.

Vila de Sintra vista da frente do Palácio Nacional – Foto de Kátia Pinheiro – Arquivo Pessoal

Um dos destaques dentro do Palácio Nacional de Sintra é a cozinha, com suas duas chaminés de quase 33 metros de altura. Outro ponto alto do Palácio Nacional de Sintra é a Sala Árabe toda revestida com azulejos em forma geométrica. Já o pátio central tem grandiosos arcos.

Palácio Nacional de Sintra – Foto de Kátia Pinheiro – Arquivo Pessoal

O Palácio Nacional de Sintra além de toda a decoração original ainda exibe um notável acervo de artes decorativas, todo o mobiliário, cerâmica e metais do século XV e XIX, todos vindos da Casa Real. O Palácio Nacional de Sintra é aberto a visitação, tanto a parte interior que conserva a decoração do tempo dos reis e rainhas, como os magníficos jardins onde certamente você nem verá o tempo passar diante de tantas belezas. Uma visita inesquecível e imperdível.

Site Oficial: Palacio Nacional de Sintra