A exemplo de outras cidades de Portugal, somente um post para falar de Sintra é muito pouco. Sintra merece ser visitada milimétricamente, para se sentir o sabor deste lugar cheio de história é preciso tempo e descontração. Sintra é digna de muitas visitas, uma só não basta para ‘bebermos’ de tanta beleza e cultura.

Sintra - Foto de António Pinheiro ©
Sintra – Foto de António Pinheiro ©

Para mim Sintra é uma das mais belas cidades de Portugal, é impossível não se apaixonar por Sintra. É a  vila portuguesa  com cerca de 33 000 habitantes e sede um município com 317 km² de área, e 507 170 habitantes (2004), subdividido em 20 freguesias.

Sintra - Foto de António Pinheiro ©
Sintra – Foto de António Pinheiro ©

Património Mundial da UNESCO, na costa marítima da freguesia de Colares, no concelho de Sintra, localiza-se o Cabo da Roca, que é o ponto mais ocidental do continente europeu, ou, como escreveu Luís de Camões, o local “Onde a terra se acaba e o mar começa” (in Os Lusíadas, Canto III).

Sintra - Foto de António Pinheiro ©
Sintra – Foto de António Pinheiro ©

Sintra é repleta de castelos e quintas deslumbrantes, o mais famoso e um dos mais visitados é o Palácio Nacional de Sintra ou o Palácio da Vila. O Palácio apresenta características de arquitectura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. É considerado um exemplo de arquitectura orgânica, de conjunto de corpos aparentemente separados, mas que fazem parte de um todo articulado entre si, através de pátios, escadas, corredores e galerias.

Palácio da Pena – Foto de António Pinheiro ©

Andar pelas ruelas e becos de Sintra, nos leva a uma viagem imediata a era medieval, tudo em Sintra nos deslumbra; desde o clima até a paisagem. Romantica e misteriosa, por incrivel que pareça pelas ruas de Sintra é possível encontrar pessoas que de facto parecem saídas de um filme medieval, pitorescas pelo seu vestir e modo de vida. Repleta de loja de souvenirs e restaurantes tipicos, não se pode deixar de comer o doce tipico, os famosos ‘travesseiros’ e as famosas queijadas de Sintra.

Vista do Palácio da Pena – Foto de António Pinheiro ©

Pontos Turisticos de Sintra:

Palácio da Pena
Palácio nacional
Quinta da Regaleira
– Museu dos Brinquedos
Castelo dos Mouros
– Fonte de Sintra
Cabo da Roca