Lourdes - França

A Europa e outras localidades espalhadas pelo mundo têm investido em um tipo diferente de turismo, o turismo religioso. São roteiros que passam pelas mais famosas igrejas e locais que tem alguma importância para quem é religioso. São várias atrações belíssimas espalhadas por toda a Europa. São locais como Fátima, em Portugal, Santiago de Compostela na Espanha, Lourdes na França, Jerusalém (Terra Santa) e o Vaticano na Itália que atraem milhares de turistas o ano todo. Um roteiro simples mostrando o que há de mais belo em cada país e elaborado para facilitar a visita e não deixar nada de fora.

Portugal investiu nesse tipo de turismo e agora fez uma ligação entre o famoso caminho português de Santiago de Compostela e o Santuário de Fátima, principal centro de peregrinação lusitano. Só em Fátima são 5 milhões de turistas por ano.

Já a Alemanha lançou o roteiro “Seguindo os Passos do Papa”, onde você pode passar pelos locais da Alemanha que foram importantes na vida do Papa Bento XVI. O final do trajeto já é em solo italiano onde os peregrinos que fazem esse caminho são agraciados com uma missa realizada pelo próprio Papa. Esse passeio é feito em mais de 20 idiomas e você tem a opção de fazê-lo de bicicleta.

Lourdes - França
Lourdes – França

Já a Polônia, terra do Papa João Paulo II foca o turismo na figura do sacerdote. A Cidade de Wadowice tem um pequeno museu em sua homenagem. Os santuários poloneses que mais valem a pena serem visitados são o Swieta Lipka que guarda a imagem da Virgem, o Gietrzwal que abriga Nossa Senhora da Warmia, o Czestochowa que é o mais importante ponto de peregrinação e é onde fica a Virgem Negra e finalmente o Kalwaria Zebrzydowska que tem uma via crucis com 41 capelas e pequenas igrejas.

Santiago de Compostella - Espanha
Santiago de Compostella – Espanha

O Caminho de Santiago de Compostela é o mais importante de toda a Espanha e o turismo religioso mais famoso do mundo; os peregrinos percorrem esse caminho há 8 séculos. No caminho você cerca 1.800 edifícios totalmente históricos. A caminhada para muitos não é questão de distância, mas sim de reflexão e oração. Os moradores da região sempre abrem as suas casas para abrigar os peregrinos. As principais atrações são: Catedral de Santiago de Compostela, a Casa do Cabildo e o Monastério de San Martín Pinario.

Fátima - Portugal
Fátima – Portugal

Na França o ponto de peregrinação é Lourdes; região que foi marcada pela aparição da Virgem Maria à Bernadette Soubirous na gruta de Massabielle. Além de Lurdes, você pode visitar Lisieux, Paray-le-Monial e a cidade de La Salette.

Foto: Lourdes | Wikipédia

Foto: Santiago | Wikipédia

Foto: Fátima (Minha Autoria – Kátia Pinheiro), demais fotos Wikipédia