Santiago de Compostela é a capital da Galiza,na província da Corunha mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca onde acorrem os peregrinos que perfazem os Caminhos de Santiago. No território que atualmente ocupa a catedral existia um povoado romano, que se tende a identificar como a mansão romana de Aseconia, que existiu entre a segunda metade do século I e o século V. O povoado desapareceu mas permaneceu uma necrópole que esteve em uso, provavelmente, até o século VII.

O nascimento de Santiago de Compostela, como se conhece agora, está ligada à descoberta (presumível) dos restos do Apóstolo Santiago entre 820 e 835, à elevação do nível religioso dos restos, à Universidade e, mais recente, à capitalidade da Galiza.

Muitos peregrinos dizem que ao fazer a Caminhada até Santiago de Compostella, algo em seu interior muda. Muitos após o término da caminhada alteram planos de vidas, e outras coisas mais profunda que não me compete dizer aqui.

Entretanto dizem que Santiago de Compostela é um lugar mágico, e que o silencio que impera no local transcende qualquer tipo de sensação ja sentida durante nossa vida. Por esses e outros mil motivos que poderia citar-vos aqui é que eu aconselho uma visita a Santiago de Compostela, seja em peregrinação ou não.

Abaixo vou deixar-vos links muito interessantes sobre Santiago de Compostela, para ter acesso clique nos links abaixo:

– Rotas de Peregrinação à Santiago de Compostela

Hoteis em Santiago de Compostela

– Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela

– Dicas para os peregrinos

– Depoimentos de quem foi

Portal do Peregrino

Emerson Stocco | Santiago de Compostella