Santuário de Fátima em Portugal

Gostou deste Post?

Já falamos aqui no Bigviagem.com sobre o turismo religioso em Portugal, mas nunca havia feito um post exclusivo  para falar sobre Fátima, uma localidade situada na Cova da Iria, freguesia de Fátima – Ourém (Portugal). O Santuário de  Fátima é um dos mais importantes santuários marianos do Mundo.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário - O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima. - Foto de Kátia Pinheiro

Basílica de Nossa Senhora do Rosário – O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura, foi construído totalmente com pedra da região (lugar do Moimento) e os altares são de mármore de Estremoz, de Pero Pinheiro e de Fátima. – Foto de Kátia Pinheiro

O Santuário é composto pela Capelinha das Aparições, o Recinto-Esplanada do Rosário, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário ( onde se encontram os túmulos de Francisco e Jacinta) e colunatas, casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo e Reitoria, casa de retiros de Nossa Senhora das Dores e albergue para doentes, praça Pio XII e Centro Pastoral Paulo VI, e também a vasta Igreja da Santíssima Trindade, inaugurada a 13 de Outubro de 2007.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário – Altar – Foto de Kátia Pinheiro

Para mim o ponto crucial é a Capelinha das Aparições construída no local exacto das aparições, de 28 de Abril a 15 de Junho de 1919, local onde também foi celebrada a 1ª missa em 13 de Outubro de 1921. A capelinha original, embora sujeita a ligeiras reparações no decorrer dos anos, mantém os traços de uma ermida popular; e por incrivel que pareça os turistas não dão muita importância a gigantesca Igreja da Santíssima. Trindade. Todos que alí vão focam as atenções a pequenina Capelinha das Aparições!

Capelinha das Aparições – Foto de Kátia Pinheiro

O pedestal, onde se encontra a Imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exacto onde estava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos Pastorinhos em 13 de Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro de 1917.

Para além dos locais citados acima, a estátua do papa João Paulo II é um ponto de peregrinação, onde devotos do santo papa deixam flores e fazem seus pedidos. Impossível não se emocionar em Fátima, alí respira-se paz e tranquilidade, excepto muitas vezes pela falta de educação de alguns turistas acompanhados de suas famílias que  sem qualquer noção se colocam a gritar de um canto ao outro do santuário, total falta de respeito, enfim…como digo educação é  para quem tem e não para quem quer.

Deixando de lado os turistas frenéticos por fotos, o Santuário merece ser visitado e apreciado com calma, para além de ser um local bélissimo e grandioso, a paz que alí reina realmente é algo inexplicável.  Fátima possui hotéis para todos os gostos e bolsos, desde os mais simples até os mais luxuosos de 4 estrelas, a preços excelentes.

Santuário de Fátima – Foto de Kátia Pinheiro

Pessoas a pagarem promessas em Fátima – Foto de Kátia Pinheiro

O comércio local restringe-se basicamente a alguns restaurantes, e dezenas e dezenas de lojas de souvenirs religiosos, pode parecer que acaba por se tornar cansativo tantas lojas do mesmo tema juntas, mas não, ao contrário há espaço para todas, dado que os turistas que alí vão encontram-se ávidos por levar pequenas lembranças de Nossa Senhora de Fátima.

Casa da Irmã Lúcia – Foto de Kátia Pinheiro

Os preços são excelentes encontra-se lindas lembranças a partir de 1,00 Euro, e claro obviamente encontram-se também peças bélissimas e de variados preços, uma coisa é garantida, ninguém sai de lá sem levar muitas lembranças de Fátima para toda a família. Saem todos felizes e com uma grande paz no coração.

Estando em Fátima, nos meses de verão será possível pegar o mini-comboio por 3,50 (ida e volta) até Aljustrel, uma aldeia próxima de Fátima cerca de 2 km e fazer uma bela viagem até a casa da irmã Lúcia, e dos pastorinhos Francisco e Jacinta. O turista pode entrar na casa e ver como eram os cômodos, as camas, os quartos e a casa de banho, bem como onde se fazia a comida. Uma viagem linda onde se atravessa por pequeninas aldeias com casas e ruinas em pedra de deixar qualquer turista hipnotizado. Tudo pitoresco, único e mágico, a sensação que se tem é que aquelas ruinas falam connosco. Fabuloso!

Casa Museu de Aljustrel – Foto de Kátia Pinheiro

Imperdível também é  a Casa-museu de Aljustrel: junto à Casa de Lúcia. Pertenceu a Maria Rosa, sua madrinha de baptismo. É um local de interesse para as gerações mais novas,  pois pretende mostrar como era a vida familiar, na época das aparições. Como podem ver um dia é pouco para conhecer tudo que Fátima tem para nos mostrar! Por isso se for a passeio à Portugal, reserve pelo menos 2 dias para Fátima. Não se esqueça de fazer suas orações e lá acender uma velita em intenção a Nossa Sra. de Fátima!

O mini-comboio que leva os turistas nos meses de verão até a casa de Irmã Lúcia – Foto de Kátia Pinheiro



Gostou deste Post?

Comentários

  1. Laís diz:

    Olá,
    estou montando uma viagem pela Europa e pretendo começar por Lisboa.
    A ideia é no último dia visitar Fátima e voltar para Lisboa a tempo de pegar o trem que sai para Salamanca as 21:00…
    Existe alguma outra opção para chegar em Salamanca vindo de Lisboa além desta?

    Outra pergunta, é mais fácil (barato) ir de Salamanca para Lisboa ou para Barcelona? A melhor maneira é ir de trem? :}

    Obrigada!

  2. Reni Bagolan diz:

    Bom dia, gostaria de saber se tem algum site que venda imagens de NS de Fátima daí do Santuário, obrigada pela resposta Reni

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO®