Foto Satélite da Terra Del Fuego (Terra do Fogo) NASA - Wikipédia

A Terra do Fogo é um arquipélago na extremidade sul da América do Sul, formado por uma ilha principal, a Ilha Grande da Terra do Fogo e um grupo de ilhas menores, distante cerca de 1.000 km da Antartida e 3.100 km de Buenos Aires,  é um dos mais procurados destinos turísticos.

Chegar até a Terra do Fogo significa que você está indo no ponto mais extremo da terra. É como se o turista visse a última pontinha antes do fim do mundo, como diriam os navegantes. A Terra do Fogo fica entre a Argentina e o Chile e o seu formato visto de cima lembra muito o rabo de um dragão.

Ir para a Terra do Fogo não significa só ficar mais perto do fim do mundo, mas também estar diante de montanhas com picos nevados e pontos geográficos importantíssimos que foram detalhados e descritos por todos ao longo da história.

Só por essa descrição você já sabe que a Terra do Fogo é um local cheio de aventuras. Na Terra do Fogo, Ushuaia e Punta Arenas, servem de ponto de partida para todos os viajantes. As localidades mais importantes do arquipélago Terra Del fuego são Ushuaia, Rio Grande e Porvenir, as duas primeira na parte argentina e a última na chilena.  De Punta Arenas, geralmente os turistas partem para o Parque Nacional Torres del Paine que fica no Chile ou vão até o glaciar Perito Moreno que fica na parte argentina da Terra do Fogo.

Foto Satélite da Terra Del Fuego (Terra do Fogo) NASA - Wikipédia

Já de Ushuaia saem passeios para as ilhas mais próximas que são muitas; além de visitas a museus e o famoso Parque Nacional Terra do Fogo. E na Terra do Fogo o turista pode até mesmo visitar a famosa ilha onde Charles Darwin escreveu a teoria da evolução. E no Ushuaia você ainda pode conhecer o Farol do Fim do Mundo local que inspirou o famoso autor Júlio Verne. O complexo de esqui aqui não deixa nada a desejar para os de Bariloche e Las Leñas. No auge do inverno as temperaturas podem chegar a 20 Graus Negativos! Por isso prepare-se para enfrentar muito frio.

Ushuaia - Foto de Heretiq - Wikipédia

E a vantagem do turista que vai até a Terra do Fogo, é encontrar tudo o que os complexos badalados de esqui têm com a vantagem de pagar até 40% a menos dos outros lugares.  Mas não pense que a Terra do Fogo é somente uma estação de esqui. O passeio do Trem do Fim do Mundo leva o turista por uma ferrovia que foi totalmente construída pelos presidiários que derrubavam as árvores para fazer lenha. O trem atravessa os maravilhosos bosques gelados e faz algumas paradas onde você encontra hospitaleiros e charmosos cafés e um pequeno museu ferroviário com um bom acervo.

Trem do Fim do Mundo - Imagem Crédito Site Tren del fim del mundo

Os bosques da Terra do Fogo foram transformados em Parque Nacional da Terra do Fogo, mas ainda não estão totalmente recuperados do corte de árvores que os presidiários fizeram. E olha que isso já faz quase que um século.

E há ainda mais atrações na Terra do Fogo, como os passeios de carros e as caminhadas pelas montanhas. Neste estilo é recomendado o Lago Escondido ou os passeios de barco que parte do porto de Ushuaia; daqui, você pode chegar até a Antártida se quiser.