Quem procura um destino diferente ou apenas uma aventura gelada não pode deixar de conhecer o Ushuaia. Uma deliciosa localidade argentina que é capital da famosa Província da Terra do Fogo. Conhecida como a cidade do fim do mundo, a região tem um clima extremamente frio, com a temperatura anual média de 5,7 ºC, e uma variação térmica de 1,5 ºC em julho a 9,4 ºC em janeiro.

Apesar de pequena, possui grandes atrativos que podem ser conhecidos por uma simples caminhada na rua. A história, sempre presente, pode ser conhecida visitando o Museu do Fim do Mundo que é dedicado aos povos indígenas e que conta a história dos naufrágios ocorridos nas proximidades. Lá é possível comprar todos os tipos de artigos regionais.

Para quem gosta de aventura um mergulho nas águas cristalinas da região pode ser uma ótima pedida. Mas cuidado, afinal apenas quem visita o local nos meses de março a dezembro pode fazer o mergulho, pois o sol nesta época permite uma visibilidade de até 15 metros. A temperatura da água gira em torno dos 4ºC.

Já os amantes da natureza não podem deixar de conferir o Parque Nacional da Terra do Fogo. Ele possui uma ótima diversidade que enche os olhos de qualquer um. O destaque vai para a sua fauna muito rica compostas por raposas vermelhas, castores canadenses e coelhos, que podem ser observados no parque durante a caminhada.

Ainda é possível realizar trekking e passeios de caiaque pelo Rio Lapataia. Uma boa dica é realizar excursões pelo Canal de Beagle onde podem ser avistados lobos marinhos e pinguins. Para quem quer aproveitar a neve e se arriscar no esqui, não pode deixar de visitar o Valle Tierra Mayor que fica há 22 quilômetros de Ushuaia e é o centro de esqui mais equipado e completo de toda a região.

Lá também é possível praticar e alugar equipamentos de wind-ski e motos-trenó, ou apenas realizar uma leve caminhada e apreciar a maravilhosa paisagem local.

Sites Relevantes:

Patagonia | Ushuaia (em ingles)

Ushuaia | Turismo