Torre do Banespa - Ed. Altino Arantes

Para quem sonha em conhecer o Empire States Building em Nova York mas não pode ir até lá, pode então conhecer um dos edifícios mais emblemáticos da capital paulista o famoso Edifício Altino Arantes, ou mais conhecido como Torre do Banespa que é um réplica do fabuloso edifício americano. A Torre do Banespa como todos nós paulistanos costumamos chama-lo, é o 3º edifício mais alto da cidade e o 4º do Brasil.

Inaugurado em 1947 por Ademar de Barros então governador do Estado de São Paulo, o edifício foi construido para sediar o Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova York. Logo após a inauguração, na década de 1940, com 161,22 metros de altura, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1.119 janelas, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.

Edifício Altino Arantes – Torre do Banespa – Foto de Jeff Belmonte – Wikipédia

A História do Edifício Altino Arantes

Após sua fundação em 1947, o Banco do Estado de São Paulo, passou por um período de grandiosa expansão, necessitando assim de
uma sede maior. Decidida a mudar para a área de mais destaque econômico da capital, a diretoria do banco decide então que o edifício seria construido na Rua João Brícola.

O projeto do novo edifício ficou por conta do engenheiro  e arquiteto Plínio Botelho do Amaral, mas foi adaptado pela construtora Camargo & Mesquita pois queriam que o novo prédio fosse semelhante ao Empire State Building, em Nova York. As obras iniciaram em 1939 e terminaram em 1947. O Edifício Altino Arantes foi privatizado em 2000 pelo grupo Santander-Banespa.

A Torre do Banespa

A torre fica situada no ponto mais alto do prédio e a partir do 34º andar ela permite uma vista panorâmica da cidade de até 40 quilômetros, com um  raio de visão é de 360º  é possível visualizar lá de cima outros pontos turísticos importantes da cidade de São Paulo.

Panôramica Vista da cidade de São Paulo – Torre do Banespa – Foto de Macaddct1984 – Wikipédia

No topo de edifício encontra-se uma bandeira do estado de São Paulo medindo 7,20 metros de largura por 5,40 de altura, a qual é trocada mensalmente em razão do desgaste provocado pelos fortes ventos a aquela altura. O edifício também abriga o Museu Banespa, que reúne a história do banco desde sua inauguração, o museu possui 993 objetos e mobiliários, 1.003 obras, 98 fotografias assinadas, 66 tapetes orientais e nacionais entre outros itens.

Com certeza um ponto turístico imperdível se você estiver em férias ou a negócios na capital paulista. 😉

Edifício Altino Arantes – Banespa
Rua João Brícola, 24
Centro – São Paulo (Metrô São Bento)
Tel.: (11) 3249-7180