Uma nova modalidade de turismo tem se destacado entre os que gostam de aventura, trata-se das expedições 4×4, que é uma viagem off-road, ou seja realizada ‘fora da estrada convencional’ e consequentemente o percurso atravessa obstáculos como rios, desertos, etc. O termo expedição 4×4, significa que a viagem é realizada em veículos com tração nas 4 rodas (4×4).

Definição na Wikipédia: Um veículo com tração nas quatro rodas ou 4×4 (“quatro por quatro”) é um veículo com quatro rodas, cujo sistema de transmissão distribui a força do motor à todas as rodas do veículo.

Agora você deve estar se perguntando o que o Deserto do Atacama tem a ver com isso. O Deserto do Atacama é um dos roteiros mais famosos no mundo para realizar expedições 4×4. O Deserto do Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru, com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto e mais árido do mundo.O Deserto de Atacama é o lugar na Terra que passou mais tempo sem presenciar chuvas, sendo registrados 1400 anos sem indícios de chuva. As temperaturas no deserto variam entre 0ºC à noite e 40ºC durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama.

Deserto do Atacama
Esta obra encontra-se no domínio público nos Estados Unidos por ser uma obra do Governo Federal dos EUA nos termos do Título 17, Capítulo 1, Secção 105 do US Code. – Wikipédia

Evidentemente existem expedições em diversos lugares do mundo, onde destacam-se Brasil, África, Austrália e América do Sul. Entretanto o Deserto do Atacama e Machu Picchu no Peru são os mais procurados pelos brasileiros. Talvez por estar dentro do continente Sul Americano ou talvez pelo lado místico que esta região apresenta.

Uma das atrações locais dependendo da altura do ano é poder acompanhar em algumas cidades o famoso Rally Dakar, que em 2013 rodará 8.574 quilômetros entre o Peru, Chile e Argentina, passando por 14 cidades e inúmeras paisagens como Deserto do Atacama e a Cordilheira dos Andes.

Assim como existem empresas que organizam as viagens de Moto Turismo como já falamos aqui no Bigviagem.com, existem também empresas especializadas em organizar expedições 4×4 por diversos locais. Existem algumas que também realizam cursos técnicos 4×4 para aprender a condução de um veículo 4×4. É bom enfatizar que para participar de uma expedição é necessário um curso assim e quem é proprietário de um veículo 4×4 deve perceber do que eu estou a falar. Para além das normas técnicas a serem seguidas, é preciso um bom preparo físico e estar munido de acessórios adequados como um excelente GPS (ferramenta de navegação obrigatória), um Mapa Michelin, e um seguro obrigatório de acidentes pessoais e assistência em viagem que integre várias condições como repatriamento de ocupantes para o país de origem, etc…etc. Uma coisa é certa, este tipo de viagem é garantia absoluta de muita emoção e aventura, por isso se você está em busca de algo soft, com certeza esta modalidade deve ficar fora dos seus planos! 😉

Abaixo alguns sites interessantes sobre expedições 4×4:

África 4×4

Dicionário Termos e Significados 4×4

– Dakar Desert Challenge