O jardim é uma parte muito importante das casas de Aruba!

Aruba é uma ilha rica em tradições e costumes que passam por simples rituais para atrair boa sorte e vão até aqueles mais inusitados, como os para espantar visitas indesejadas. Em cada jardim e quintal da casa ter uma pequena plantação de babosa (Aloe Vera-utilizada em remédios caseiros para diversos males) e  também um pé de Flamboyant, também conhecida por flor do paraíso, são exemplos de bons augúrios.

O jardim é uma parte muito importante das casas de Aruba!

Os jardins recebem atenção e cuidados especiais para que fiquem sempre vistosos aos olhos de quem passa e deverão estar sempre limpos para evitar a proliferação de insetos que poderiam invadir a casa. É comum ver a dona da casa varrendo e cuidando deles por toda a Ilha.

Aruba e suas belezas naturais!

Com relação ao vestuário,  os Arubanos acham falta de respeito andar de biquínis e roupas de banho fora das praias, então  se for a restaurantes, lojas ou qualquer outro estabelecimento comercial jamais vá com roupas de praia,   isso seria considerado uma ofensa ao  povo de Aruba.

Outro costume seguido pela população Arubana, e que também é usado no Brasil,  é a colocação de uma vassoura de cabeça para baixo contra uma parede externa da casa ou atrás de uma porta para que a ‘visita indesejável’ vá embora.

Belezas naturais de Aruba!

E para espantar de uma vez visitas indesejáveis deve-se fazer o seguinte: quando  a pessoa for embora e der as costas para a porta principal da casa, a anfitriã joga, disfarçadamente nas costas da visita, um pequenino alfinete com cabeça. Segundo o povo Arubano ao fazer isto é certeza de que nunca mais essa pessoa aparecerá para visitar a família.

Existem muitos outros costumes Arubanos como, por exemplo, amarrar no pulso uma fita vermelha para afastar mau-olhado, ou colocar uma fita vermelha pendurada na porta de entrada da casa para afastar os maus espíritos.

Em Aruba uma fitinha vermelha amarrada no pulso afasta o mau-olhado!

Todo Arubano que se preze tem uma pecinha de ouro como amuleto. Além da beleza do metal, dizem que traz muita sorte para quem o estiver usando! Flores naturais dentro de casa são utilizadas para enfeitar e espantar os maus fluídos que possam atrapalhar a vida dos moradores.

O piso e azulejos de cozinha e banheiros são lavados com um liquido de cor azul anil  (pode ser um desinfetante azul) para afastar os maus espíritos que possam invadir a casa. Como vocês podem ver nos posts recentes que fizemos sobre Cultura, Tradições e História, Aruba é um dos recantos mais encantadores do planeta. Por isso em suas próximas férias escolha: Aruba!!!

Boa viagem! 🙂

Conheça no Facebook a página: Conheça Aruba

Seja um seguidor no Twitter da página: Conheça Aruba