Conheça Aruba!!!!

Aruba é uma ilha repleta de tradições, a primeira delas é o largo sorriso do  povo que recebe os visitantes sempre esbanjando simpatia. As demais tradições são oriundas da diversidade de culturas que colaboraram para o desenvolvimento de Aruba. São mais de 96 nacionalidades que compõem a população Arubana, e suas primeiras raízes são os índios Arawak, passando pela colonização espanhola e posteriormente o domínio dos holandeses. Atualmente além da imigração de outras ilhas e de países próximos, existe também uma grande colônia de asiáticos vivendo na ilha.

Conheça Aruba!!!!

Os Arubanos adoram música e muita cor, por isso cor e música desempenham um papel importante na maioria dos eventos culturais, principalmente no Carnaval e no dia de São João.

A comemoração do Dia de San Juan (São João) origina-se de uma combinação de festivais de colheita pré-cristã dos Arawak e das crenças religiosas dos missionários espanhóis que por lá passaram deixando a sua marca. Neste dia não podem faltar vinho, músicas, danças e brincadeiras de rua, quando os habitantes  da ilha se vestem com as cores vermelha, amarela e preta  representando o fogo.

Aruba tradição e magia numa ilha encantadora!

Já o Carnaval  está intimamente ligado a ‘limpeza do corpo de todos os seus pecados’ e é a preparação para a chegada da Quaresma. Mas apesar do significado, o Carnaval de Aruba é intensamente musical, colorido e alegre com eleição da Rainha do Carnaval, Rei Momo e desfiles em carros alegóricos.

O Ano Novo em Aruba também é  comemorado intensamente e os festejos celebram ‘um novo tempo’ e segundo alguns historiadores a festa recebe o nome de Dandee ou Dandara (no idioma Papiamento) que significa festejar um novo tempo. Para a comemoração, vários grupos de 5 ou 6 pessoas se juntam e percorrem as casas da localidade, com um dos membros agindo como cantor principal – incumbido de entoar cânticos típicos locais expressando os melhores votos para o ano vindouro – e os demais acompanhando e tocando os instrumentos locais da ilha.

Aruba, o local ideal para a sua lua de mel!

Alguns Arubanos na passagem de ano fazem uma fogueira e oram para que a fumaça leve para bem longe tudo de mal que ocorreu naquele ano que termina.

Outra tradição de Aruba é limpar toda a casa aos sábados: a dona da casa deve começar a limpá-la de trás para a frente e eliminar toda a sujeira, pó ou lixo pela porta principal, geralmente a porta da frente. Outro hábito para atrair boa sorte e felicidade é utilizar incensos e quatro limões cortados em cruz que devem ser colocados nos 4 principais cantos da casa.

Os azulejos e pisos das casas geralmente são limpos com água e sabão líquido em tons de azul anil para afastar os maus espíritos.

Não se espante se você encontrar em Aruba algumas lojas que se assemelham a casas de artigos de umbanda do Brasil: como os Arubanos são extremamente supersticiosos é comum comprarem óleos, banhos, chás, perfumes, loções, poções e muitos outros itens para realizarem suas simpatias caseiras.

As moças em idade de se casar costumam banhar-se com pétalas de rosa, mel, canela, sândalo, musk e óleos perfumados para atrair um marido apaixonado. Muitas outras simpatias são utilizadas pelas mulheres de Aruba para ‘enfeitiçar’ os maridos e mantê-los em casa, todas seguidas religiosamente como manda tradição passada de geração para geração há décadas. Todas elas garantem que é eficaz e não falha!

Mas deixando as tradições locais de lado, tenho certeza de que quem vai para Aruba não se esquecerá jamais dessa experiência e com certeza vai fazer de tudo para lá voltar novamente.

Conheça no Facebook a página: Conheça Aruba

Seja um seguidor no Twitter da página: Conheça Aruba