A Primeira Viagem de Avião

Tudo pronto, passagem comprada, hotel reservado, malas arrumadas. Sua primeira viagem de avião vai começar. O problema é que você não sabe o que vai encontrar quando chegar ao aeroporto, afinal, assim como o destino, o meio de transporte que vai te levar até lá é desconhecido. Saiba que este pode ser um dos momentos mais emocionantes de sua vida, por isso fique calmo! 🙂

Para quem nunca viajou em um avião, algumas dicas podem ser úteis para além de não pagar nenhum mico também ficar alerta a tudo o que acontecerá durante a viagem para não se assustar com nada.

A Primeira Viagem de Avião

Que roupa usar durante a viagem de avião?

Primeiro fato importante, não importa para qual destino você vai viajar, lembre-se sempre que dentro do avião faz frio.Prefira uma roupa confortável e que vai te deixar a vontade. Por baixo da roupa quentinha coloque uma roupa de verão, chegando ao destino você pode trocar de roupa. Nada de sapatos apertados e desconfortáveis, deixe o glamour para momentos especiais que surgirão no seu destino. Uma sugestão é levar um troca de roupa na sua mala de mão, se a sua mala despachada no avião extraviar, você estará preparado com uma troca de roupa de emergência.

Que mala levar para a viagem?

Opte pelas malas de viagem em policarbonato, são mais leve e também resistentes.  Procure levar malas em tons diferentes como azul, vermelho, ou verde. Porque isso? Porque será assim mais fácil de as identificar na esteira (local onde ficam as malas no aeroporto após a chegada ao seu destino final). Caso prefira coloque um lenço colorido, ou um adesivo chamativo nas malas, não se esqueça também de colocar sua identificação nas malas, bem como os telefones de contacto e endereço para o caso do extravio das mesmas!

Com quanto tempo de antecedência devo chegar no aeroporto?

Geralmente vôos domésticos (nacionais) solicitam a presença no balcão da companhia aérea com 2 horas de antecedência, e vôos internacionais solicitam a chegada com 3 horas de antecedência. Chegue cedo para fazer todos os procedimentos e veja como tudo funciona, algumas regras mudam de um aeroporto para outro.

Procure assim que chegar ao aeroporto o balcão da companhia aérea e faça todas as perguntas, principalmente relacionadas ao check-in. Muitos passageiros perdem o vôo por não prestar atenção ao check-in ou ao portão de embarque correto. Aproveite e deixe os documentos a mão,  acredite, todos os documentos e papéis que te derem no check-in serão pedidos inúmeras vezes.






O que ocorre após o check-in?

Depois do check-in feito, você passará por uma  entrada onde sua bagagem de mão passará pelo raio x para detecção de metais e demais objetos que por ventura não seja permitido levar consigo dentro do avião, após esta etapa você será liberado para seguir e dependendo do aeroporto que estiver, você irá entrar na área do duty free onde poderá comprar perfumes ou outros produtos que desejar. Depois desta etapa você seguirá para a sala de embarque onde ficará a espera do seu vôo.

O que ocorre na sala de embarque?

A sala de embarque é o local onde os passageiros esperam para embarcar, pode ser uma sala VIP onde os passageiros esperam separados dos demais, ou pode ser um grande saguão onde ficam muitas pessoas, inclusive de outros vôos. Os aeroportos são diferentes por isso toda atenção deve ser colocada nos painéis indicativos e no nº do portão de embarque. Caso tenha dúvida dirija-se ao balcão auxiliar no portão de embarque e verifique se é alí mesmo que será o embarque para o seu vôo. Qualquer dúvida, pergunte na hora. Não fique com dúvidas, isso pode fazer com que você perca o avião.

O que acontece depois de sair da sala de embarque?

Você deverá prestar atenção no indicativo do painel do portão onde você se encontra, o nome é portão ou em inglês gate, mas não é um portão, é uma porta que dá acesso ao avião.  Depois de sair da sala de embarque, você será direcionado pelos funcionários da companhia aérea para chegar até ao avião. Isso também depende de cada aeroporto, porque em alguns,  o avião encontra-se logo a seguir a porta de embarque e você logo entra nele; em outros aeroportos pode ser que você tenha que tomar um micro ônibus para chegar até o local onde o avião encontra-se estacionado a espera dos passageiros.

O que ocorre quando entra no avião?

Ao adentrar na aeronave o passageiro será recebido por um comissário de vôo que te ajudará a encontrar a poltrona onde você deverá sentar-ser; acomode-se bem e deixe tudo o que for precisar a mão, como livros, revistas ou tocador de mp3, o resto vai para bagageiro que fica logo acima da sua poltrona e que será partilhado com demais passageiros.

Dicas básicas de comportamento dentro do avião

Lembre-se, o avião não é o local mais agradável para você ficar batendo papo; as pessoas preferem ficar no silêncio e na privacidade das suas poltronas. Se não quiser ler, poderá dormir, ouvir uma música, ou assistir a um filme,  em viagens longas é comum passarem um filme para que os passageiros se distraiam. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas já que as grandes altitudes duplicam os efeitos de uma bebida. Alimente-se com moderação e calmamente!

Depois de tudo estabelecido, é só curtir sua viagem. Não se esqueça de visualizar a bela paisagem, caso tenha a sorte de se sentar ao lado da janela. E então é só esperar chegar ao destino, pegar sua bagagem na esteira (preste muita atenção a essa hora) e curtir a sua viagem. Não esqueça de ficar atento(a) as regras de bom comportamento dentro do avião.

Dicas importantes  para a Primeira Viagem de Avião:

– No aeroporto, enquanto espera para fazer o check in esteja atento a sua bagagem, não deixe o seu carrinho sozinho, não se afaste deixando a bagagem desprotegida. Hoje em dia há muitos furtos nos aeroportos.

– Caso coloquem ao seu lado uma criança que está a viajar sozinha, nada de bancar a babá. Caso seja necessário solicite a ajuda das comissárias de bordo.

– Não há nada pior do que um ‘vizinho’ de poltrona que não para de falar. Se você não estiver a fim de conversa leve um livro para poder ler durante o vôo.

– Dica pessoal: Quase ninguém mesmo irá estar interessado em saber se este é o seu primeiro vôo, ou se você já conhece Paris, Roma, Lisboa, Atenas, etc.

– Esteja atento também porque se você por vezes não está a fim de conversa, seu ‘vizinho’ de poltrona pode também não estar. Não seja inconveniente.

– Em caso de se sentir indisposto ou com enjoo chame a comissária de bordo que poderá lhe auxiliar e dar toda orientação necessária.

– Quando estiver na fila da esteira a espera da chegada da sua mala tenha muita paciência, nem sempre este procedimento é rápido e por vezes a sua mala chega por último, e isso pode demorar 15 minutos, como pode demorar mais de uma hora.

– Se você conseguir dormir no vôo esteja atento para não incomodar o ‘vizinho’ de poltrona.

– Mantenha seus documentos, bolsa  e dinheiro bem perto de você. Evite colocar no bagageiro acima da sua poltrona.

– Evite falar demais sobre para onde vai, onde vai ficar e outros detalhes pessoais, afinal você nunca sabe quem está ao seu lado.

– Evite ir ao banheiro e deixar sua bolsa e seus pertences sozinhos sobre a sua poltrona, todo cuidado é pouco.

– Se você tem sono pesado, antes de dormir, tente colocar sua bolsa próximo dos seus pés, ou num local onde você possa sentir caso alguém queira mexer.

– Evite usar perfumes fortes durante o vôo, isso poderá causar enjôos nas pessoas que estão a sua volta.

– E para finalizar, sempre e em qualquer situação em sua vida pense e coloque-se no lugar da outra pessoa que está ao seu lado: «Você gostaria que fizessem o mesmo contigo?». «Como você sentiria se fosse ao contrário?»