Dicas para Viagens

A Primeira Viagem de Avião

A Primeira Viagem de Avião
5 (100%) 2 votos

Tudo pronto, passagem comprada, hotel reservado, malas arrumadas. Sua primeira viagem de avião vai começar. O problema é que você não sabe o que vai encontrar quando chegar ao aeroporto, afinal, assim como o destino, o meio de transporte que vai te levar até lá é desconhecido. Saiba que este pode ser um dos momentos mais emocionantes de sua vida, por isso fique calmo! 🙂

Para quem nunca viajou em um avião, algumas dicas podem ser úteis para além de não pagar nenhum mico também ficar alerta a tudo o que acontecerá durante a viagem para não se assustar com nada.

A Primeira Viagem de Avião

Que roupa usar durante a viagem de avião?

Primeiro fato importante, não importa para qual destino você vai viajar, lembre-se sempre que dentro do avião faz frio.Prefira uma roupa confortável e que vai te deixar a vontade. Por baixo da roupa quentinha coloque uma roupa de verão, chegando ao destino você pode trocar de roupa. Nada de sapatos apertados e desconfortáveis, deixe o glamour para momentos especiais que surgirão no seu destino. Uma sugestão é levar um troca de roupa na sua mala de mão, se a sua mala despachada no avião extraviar, você estará preparado com uma troca de roupa de emergência.

Que mala levar para a viagem?

Opte pelas malas de viagem em policarbonato, são mais leve e também resistentes.  Procure levar malas em tons diferentes como azul, vermelho, ou verde. Porque isso? Porque será assim mais fácil de as identificar na esteira (local onde ficam as malas no aeroporto após a chegada ao seu destino final). Caso prefira coloque um lenço colorido, ou um adesivo chamativo nas malas, não se esqueça também de colocar sua identificação nas malas, bem como os telefones de contacto e endereço para o caso do extravio das mesmas!

Com quanto tempo de antecedência devo chegar no aeroporto?

Geralmente vôos domésticos (nacionais) solicitam a presença no balcão da companhia aérea com 2 horas de antecedência, e vôos internacionais solicitam a chegada com 3 horas de antecedência. Chegue cedo para fazer todos os procedimentos e veja como tudo funciona, algumas regras mudam de um aeroporto para outro.

Procure assim que chegar ao aeroporto o balcão da companhia aérea e faça todas as perguntas, principalmente relacionadas ao check-in. Muitos passageiros perdem o vôo por não prestar atenção ao check-in ou ao portão de embarque correto. Aproveite e deixe os documentos a mão,  acredite, todos os documentos e papéis que te derem no check-in serão pedidos inúmeras vezes.






O que ocorre após o check-in?

Depois do check-in feito, você passará por uma  entrada onde sua bagagem de mão passará pelo raio x para detecção de metais e demais objetos que por ventura não seja permitido levar consigo dentro do avião, após esta etapa você será liberado para seguir e dependendo do aeroporto que estiver, você irá entrar na área do duty free onde poderá comprar perfumes ou outros produtos que desejar. Depois desta etapa você seguirá para a sala de embarque onde ficará a espera do seu vôo.

O que ocorre na sala de embarque?

A sala de embarque é o local onde os passageiros esperam para embarcar, pode ser uma sala VIP onde os passageiros esperam separados dos demais, ou pode ser um grande saguão onde ficam muitas pessoas, inclusive de outros vôos. Os aeroportos são diferentes por isso toda atenção deve ser colocada nos painéis indicativos e no nº do portão de embarque. Caso tenha dúvida dirija-se ao balcão auxiliar no portão de embarque e verifique se é alí mesmo que será o embarque para o seu vôo. Qualquer dúvida, pergunte na hora. Não fique com dúvidas, isso pode fazer com que você perca o avião.

O que acontece depois de sair da sala de embarque?

Você deverá prestar atenção no indicativo do painel do portão onde você se encontra, o nome é portão ou em inglês gate, mas não é um portão, é uma porta que dá acesso ao avião.  Depois de sair da sala de embarque, você será direcionado pelos funcionários da companhia aérea para chegar até ao avião. Isso também depende de cada aeroporto, porque em alguns,  o avião encontra-se logo a seguir a porta de embarque e você logo entra nele; em outros aeroportos pode ser que você tenha que tomar um micro ônibus para chegar até o local onde o avião encontra-se estacionado a espera dos passageiros.

O que ocorre quando entra no avião?

Ao adentrar na aeronave o passageiro será recebido por um comissário de vôo que te ajudará a encontrar a poltrona onde você deverá sentar-ser; acomode-se bem e deixe tudo o que for precisar a mão, como livros, revistas ou tocador de mp3, o resto vai para bagageiro que fica logo acima da sua poltrona e que será partilhado com demais passageiros.

Dicas básicas de comportamento dentro do avião

Lembre-se, o avião não é o local mais agradável para você ficar batendo papo; as pessoas preferem ficar no silêncio e na privacidade das suas poltronas. Se não quiser ler, poderá dormir, ouvir uma música, ou assistir a um filme,  em viagens longas é comum passarem um filme para que os passageiros se distraiam. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas já que as grandes altitudes duplicam os efeitos de uma bebida. Alimente-se com moderação e calmamente!

Depois de tudo estabelecido, é só curtir sua viagem. Não se esqueça de visualizar a bela paisagem, caso tenha a sorte de se sentar ao lado da janela. E então é só esperar chegar ao destino, pegar sua bagagem na esteira (preste muita atenção a essa hora) e curtir a sua viagem. Não esqueça de ficar atento(a) as regras de bom comportamento dentro do avião.

Dicas importantes  para a Primeira Viagem de Avião:

– No aeroporto, enquanto espera para fazer o check in esteja atento a sua bagagem, não deixe o seu carrinho sozinho, não se afaste deixando a bagagem desprotegida. Hoje em dia há muitos furtos nos aeroportos.

– Caso coloquem ao seu lado uma criança que está a viajar sozinha, nada de bancar a babá. Caso seja necessário solicite a ajuda das comissárias de bordo.

– Não há nada pior do que um ‘vizinho’ de poltrona que não para de falar. Se você não estiver a fim de conversa leve um livro para poder ler durante o vôo.

– Dica pessoal: Quase ninguém mesmo irá estar interessado em saber se este é o seu primeiro vôo, ou se você já conhece Paris, Roma, Lisboa, Atenas, etc.

– Esteja atento também porque se você por vezes não está a fim de conversa, seu ‘vizinho’ de poltrona pode também não estar. Não seja inconveniente.

– Em caso de se sentir indisposto ou com enjoo chame a comissária de bordo que poderá lhe auxiliar e dar toda orientação necessária.

– Quando estiver na fila da esteira a espera da chegada da sua mala tenha muita paciência, nem sempre este procedimento é rápido e por vezes a sua mala chega por último, e isso pode demorar 15 minutos, como pode demorar mais de uma hora.

– Se você conseguir dormir no vôo esteja atento para não incomodar o ‘vizinho’ de poltrona.

– Mantenha seus documentos, bolsa  e dinheiro bem perto de você. Evite colocar no bagageiro acima da sua poltrona.

– Evite falar demais sobre para onde vai, onde vai ficar e outros detalhes pessoais, afinal você nunca sabe quem está ao seu lado.

– Evite ir ao banheiro e deixar sua bolsa e seus pertences sozinhos sobre a sua poltrona, todo cuidado é pouco.

– Se você tem sono pesado, antes de dormir, tente colocar sua bolsa próximo dos seus pés, ou num local onde você possa sentir caso alguém queira mexer.

– Evite usar perfumes fortes durante o vôo, isso poderá causar enjôos nas pessoas que estão a sua volta.

– E para finalizar, sempre e em qualquer situação em sua vida pense e coloque-se no lugar da outra pessoa que está ao seu lado: «Você gostaria que fizessem o mesmo contigo?». «Como você sentiria se fosse ao contrário?»



88 Comentários

  • Importantíssimas essas dicas, sempre bom está atento em situações como essas. me ajudaram bastantes, será minha seg. viagem aérea, mas a primeira nem conta ,pois, estava com 10 anos, e ñ lembro das reações causadas, hj com 27, visitarei uma amiga em outro estado e farei 7hs r 20min. de voô…falta 1 mes pra que isso aconteça, mas ja me preparo desde já…bjus a tds, adorei a s dicas, obrigada.

    • Ola Kellen, existe um limite de peso para cada mala.Tente se informar na agencia ou no proprio aeroporto através do telefone.

      • ola ja viajei para varios paises da europa ja viajei pra italia na alitalia para frança na airfrance para alemanha na luftansa de sao paulo para espanha na singapore airlines de bh para portugal na tap para a suiça na britinis airways para holanda… e klm para inglaterra nao sei se na asia o limite e assim mais na europa e duas malas cada uma 32kg e uma mala de mao de 10 kg daqui alguns dias vou para suiça mas vou sair de sao paulo pra alemanha alemanha suiça e ai eu posso levar so 3 malas uma de mao e duas grandes

        • Olá Vitor, sim pelo que me cosnta pode uma mala de mão e duas malas com 32 kilos cada uma. Mas qq dúvida sua agencia de viagem ou a cia aerea poderá te confirmar tudo. Boa viagem.

          • eu li em um site que a singapore airlines so pode 2 malas grandes de 20 kg cada e uma de mao de 7kmacho que e mintira ne ? porque a maioria Quase todas empresas aereas sao de 32 kg

          • Vitor pelo que sei para vôos internacionais é permitido que cada mala tenha 32 kilos, porém sugiro que antes de viajar vc entre em contacto com o SAC da Singapore Airlines e confirme para evitar pagar excesso de peso na hora do check-in.

  • eu tenho uma pergunta,queria saber se para viajar de avião aqui pro brasil mesmo ,eu preciso tirar passaporte?

  • vou fazer minha primeira viagem aérea c/ minha familia que documentos devo levar?
    qual o máximo de peso que posso levar em minha bagagem de mão?

  • OLÁ! VOU VIAJAR PELA 1º VEZ,E MEU VOO SAI AS 2:30H GOSTARIA DE SABER SE SERVE ALGUMA COISA NO AVIÃO PARA ALIMENTAÇÃO? obrigada a todosss!

    • Ola clessia depende da duração do seu voo, se for curto não servem nada, se for longo servem lanches ou almoço, ou jantar, ou café da manhã. Informe-se na agencia que vc comprou a passagem para estar preparada.

  • Tenho problemas de depressão ansiosa, me trato com ansioliticos, teria alguma restrição para minha primeira viagem de avião.

    • Não!
      Em Buenos Aires e em todos países integrantes do Mercosul vc consegue entrar só com a identidade, porém se já tiver passaporte e quiser o carimbo eles te dão tbm, vc que escolhe!
      Sempre vou à Buenos Aires e, como sou esquecida, prefiro levar só a identidade pra n correr o risco de perder o passaporte, afinal, segunda via de identidade é barato, já do passaporte…

  • Tava precisando ler isso, vou viajar pela primeira vez de avião e tava com medo de pagar mico =/
    Muitooo bommm Vlw..

  • Adorei as dicas, eu queria saber se minha mala com roupas e sapatos vão no bagageiro em cima da poltrona ou são despachadas…

  • Vou fazer minha primeira viagem de avião, vou à Argentina. Sou gordinha, visto de 48 a 50, gostaria tanto de saber se vou sentir algum tipo de desconforto c/ o cinto ou a poltrona.

  • Olá. Achei este site bastante interessante, contendo informações necessárias para quem vai andar pela primeira vez de avião, que é o meu caso. Devido à minha condição de inexperiente, gostaria de saber se posso levar para dentro do avião uma mala de apoio do tamanho duma mochila de escola, isto porque vou estar fora somente durante um fim de semama e não tencionava levar muita bagagem, nem ficar muito tempo à espera de recolhê-las na esteira.
    Agradecida

  • Parabéns pelos esclarecimentos. Me ajudaram muito… Acredito que agora eu não vá pagar um mico na minha primeira viagem de avião! Obrigado pela ajuda!

  • Tenho 17 anos, eh minha primeira viagem de avião, irei de sergipe a são paulo. de quais documentos preciso?… e por eu ser menor de idade terá alguem para mim auxiliar com o que devo fazer no aeroporto?…

    • Tarciele, em vôos internacionais pode levar 2 malas de bagagem e uma mala de mao p/ levar consigo no avião.

  • Vou fazer minha primeira viagem de avião e dizem que na hora da decolagem do avião a gente sente um frio na barriga, um pouco de medo, isso é verdade ?

    • Maria, depende de cada pessoa. Qdo o avião decola sente-se sim uma sensação estranha pq ele fica muito inclinado, e é natural que se tenha um certo friozinho na barriga, mas passa tão rápido que quase nem se nota. 🙂

  • Tenho uma dúvida, vou viajar para a Bahia e gostaria de saber se posso levar um computador sem a nota fiscal? Eles exigem na hora de apresentar a mala? como devo me comportar? Pois comprei de um colega de segunda mão e ele não tem mas o comprovante e ele é grande não é um not.
    O que devo fazer queria muito dar de presente a minha mãe!

    • Suzana, vc deve levar o seu notebook em sua bagagem de mão, como pertence pessoal e já usado. Qdo o computador é usado e está como bagagem de mão, raramente há qualquer problema. O problema é qdo o pc está na caixa e é novo, aí sim creio que deve ser obrigado a declarar e apresentar nota fiscal de compra.

  • Amei as digas, pois será muito útil na hora da minha viagem.. eu tinha muitas dúvidas mas foram tiradas por vcês, muito obrigado ;D

  • ola..vou viajar pela primeira vez com TAP para Budapeste..quando fui ver no site os preços e tal, aparece que as 13h15 estou na Budapeste. Agora, a minha pergunta é se aquela hora (13h15) é a hora de Portugal ou de Hungria. Obrigado.

    • Ovidiu, tenho quase que certeza que a hora que está no site é a hora local (do destino), ou seja, a hora em Budapeste. 🙂

  • ola again :D.. ja comprei bilhetes de aviao, e tenho de esperar quase 6 horas no aeroporto de lisboa.

    o que eu podia fazer durante 6 horas no aeroporto? Ha cinema? Ha um mini-shoping? XD
    obrigado

    • Ovidiu, que eu saiba no aeroporto de Lisboa não há nada deste gênero. 🙁
      O aeroporto não tem mtas lojas, depois que vc adentra ao local para embarque há o free shop e locais de fast food, no mais, não há mto a se fazer por lá.

  • Parabéns pelo site! Pretendo em breve viajar para Buenos Aires e pelo que pesquisei é melhor fazer a troca de moedas ainda nas casas de câmbio no Brasil do que em Buenos Aires já que lá a cotação cambial é muito instavel, minha dúvida seria por exemplo se eu sair do país com um equipamento eletrônico ou querer entrar com o mesmo tenho que apresentar a NF certo?! E no caso se eu quiser ir com peso direto do Brasil tenho que declarar de alguma forma esse valor por causa de IOF’S ou isso não é levado em consideração?

  • oi eu vou viajar de fortaleza a belgica mais meu voo terá conexão em lisboa, então a duvida é se eu preciso pegar as malas quando chegar em lisboa ou os agentes de voo mesmo fazem isso?

    • Olá Aladin, foi como eu respondi em um comentário há alguns dias, isso depende mto da companhia aérea e do tempo de conexão.
      As vezes vc for trocar de companhia aérea, vc terá de recolher a mala e fazer novo check-in.
      Mas isso não é regra pq ja passei pelas duas situações, uma foi necessario recolher a mala e fazer novo check-in e outra a propria cia aérea se incumbiu de faze-lo.
      Consulte sua agência de viagem pode ser q eles saibam informar melhor.

  • OLÁ!Viajarei para Aracajú em julho e será minha primeira viagem de avião.
    Suas informações foram muito úteis porém, ainda me resta uma dúvida quanto ao meu filho de um ano e seis meses.
    Há poltronas especiais para ele?
    Como é a acomodação para crianças menores ou bebês?

    • Olá Elke, que eu saiba nao poltronas especiais.
      O que sei é que para bebes pequeninos, os pais podem solicitar assentos na parte da frente do avião onde se é possível acoplar um berço ( que o avião oferece), não seria bem um berço; seria mais uma estrtura de apoio para se colocar o bbe. Porém pelo que sei é necessario informar isso na hora da compra da passagem. Boa viagem.

  • boa tarde,em maio eu e minha esposa iremos de ferias pra fortaleza,gostaria de saber se ela pode levar além da bolsa normal que a mulher usa, ela pode levar o notebook dela na mão,
    numa bolsa própria pra notebook?,pois eu vou levar o meu notebook na minha mochila,além de levarmos 2 malas no bagageiro,e outra coisa,o notebook dela tem nota fiscal,porem o meu não tenho nf, teríamos algum problema?

    • Olá Carlos, pode levar sim.Sempre levei o meu notebook e nunca tive problemas, nem pediram NF dado que é um objeto de uso pessoal. Pelo que sei pode levar uma mala apropriada p/ notebook sim e mais a bolsa que ela utiliza no dia-a-dia! 🙂 Boa viagem.

  • essa é minha primeira viagem, vou fazer uma conexão para chegar ao meu destino final, essa troca de avão vai durar 4horas, será q tenho q fazer novo check-in? vou ter q pegar a mala? como vai ser?

    • Walmar, foi como eu respondi em um comentário há alguns dias, isso depende mto da companhia aérea.
      As vezes vc terá de recolher a mala e fazer novo check-in.
      Mas isso não é regra pq ja passei pelas duas situações, uma foi necessario recolher a mala e fazer novo check-in e outra a propria cia aérea se incumbiu de faze-lo.
      Consulte sua agência de viagem pode ser q eles saibam informar melhor.

  • Obrigado pelas dicas, agora estou melhor informado. voltarei depois da viagem para dizer como foi, embaraçosa ou muito calma, bjs……

  • UM ESSA É A MINHA PRIMEIRA VIAGE E ESTAVA COM MUITO MEDO MAS AGORA ESTOU MAS ALIVIADA …OBRIGADO PELAS DICAS

    • É minha primeira viagem internacional.
      O meu genro comprou a minha passagem na Suécia, e a compra foi pela internet. Ele me enviou 2 emails, com váris coisas escritas, para eu imprimir o meu ticket de passagem. mas eu não sei como eu proceder.Eu não sei onde clicar e como é o modelo do bilhete. E nem se devo ir ao aeroporto do Galeão antes do dia da viagem.
      O que devo fazer ?

      • Monica, sugiro que vc peça o auxilio de alguem para que possa imprimir toda a documentação enviada via email pelo seu genro.
        Que eu saiba o unico procedimentoé telefonar um dia antes para a companhia aérea em caso de dúvida e confirmar a data e horario de vôo
        para saber se não houve alguma alteração.

  • obrigado pelas dicas achei muito interessante estou para fazer uma viagem ano que vem e estava com um baita frio na barriga agora que to orientado estou com menos frio rsrs.
    otimo o site parabens

  • ola. mto obrigada pelas dicas tenho 16 anos e minha primeira viajem nao sei por onde comesar o que eu faço primeiro . minha mae podia ver essas coisas pra min mas ela trabLAHA MTO entao deixo nas minhas maos td essetrabalho. pretendiamos ir em janeiro no maximo fevereiro de RS p MG por onde eu comeso. obs: vou com meu irmao. se puder responder agradeço.

  • ola! vou viajar de aviao pela primeira xs de curitiba a sinop,com uma parada em Brasilia achei otimo todas as explicaçoes,mas ainda tenho alguma duvida,quero saber se em Brasilia vou ter q retirar a bagagem na esteira ou so em sinop? e se devo tomar algum medicamento para enjoou? muito obrigada desde ja.

    • Helena, depende. As vezes vc tem que retirar as malas, as vezes a própria cia. aérea se encarrega de mudar as malas de avião. Informe-se onde vc comprou a passagem ou até mesmo na própria cia. aérea.

  • gostaria de viajar a sao paulo e levar o meu computador que e grande vou leva-lo na caixa mas nao tenho nota fiscal vou ter algum problema da pra ver visualmente que e usado.

    • Fernanda, sinceramente não sei como vc pode fazer para levar o seu computador, creio eu (se não estou enganada) que vc deve despacha-lo como mercadoria; com vc dentro do avião tenho certeza de que não poderá ir. Despachar no check in, tb não sei se eles aceitam; eu sugiro que vc telefone para a cia. aérea que vc vai viajar e pergunte diretamente à eles como vc pode levar seu pc com vc sem ter problemas.

  • estou indo para o marrocos
    quero saber quantas horas de voo ?
    e o que pode e não pode ser levado ?
    é preciso tirar visto para entrar no marrocos ?

    • Khadija,
      Qto as horas de vôo depende de onde vc se encontra.
      Qto ao visto a agência de viagem onde vc vai comprar sua passagem poderá lhe informar
      todas as exigências que o Marrocos faz para receber um turista.

  • vou sair do rio de janeiro para recife prex te minha indentida em dia ? posso usar carteira de trabalho?

  • Vou viajar para Porto seguro (BA) por oito dias, devo levar uma mala padrão? ou não existem regras ou etiquetas ?

    • Olá Jason, não existe uma regra, vc pode escolher uma mala que achar conveniente para a quantidade de roupas que for levar. Se forem poucas peças e vc quiser so levar uma mala de mão, pode faze-lo, assim nao terá q esperar pela sua mala na esteira. Entretanto é bom lembrar que o check in deve ser feito de qualquer forma, ou seja, vc tem q apresentar-se no balcão da companhia e dizer se for o caso, que está levando apenas uma mala de mão pequena.

  • Olá, adorei as dicas. Vocês podem me ajudar com uma dúvida?
    Então, farei uma viagem nacional por apenas dois dias, então levarei uma bagagem de mão e uma mochila com poucas coisas. Gostaria de saber se eles exigem alguma coisa para despachar a mochila. É preciso embalar ou colocar cadeados?

  • oi vou viaja para recifi gostaria de sa saber si eu posso levar meu teclado da yamarra com migo como bagagem de mao i gostaia de saber si posso levar uma caixa de som amplificada no aviao

  • e sobri a caixa amplificada eo posso levar no aviao ou nao posso pois eu tenho medo de chegar la i eles nao mi deixar levar a caixa? agradesso a sua atensao i aguardo a sua prossima resposta.

    • Olá Manoel, nao sei o tamanho da sua caixa, se couber dentro de uma mochila de mão talvez permitam.
      Pelo que sei a medida da mala de mão não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. Seu peso não deve exceder 5 kg. A bagagem que exceder a quantidade e/ou peso permitido como bagagem de mão deverá ser despachada no porão da aeronave.
      Encontrei um link que pode ser útil veja: http://www.aeroportoguarulhos.net/bagagem
      Qto ao seu receio de nao deixarem vc retirar a caixa amplificadora, nao creio que isso ocorra. Eu nunca despachei este tipo de bagagem, mas na hora do check in podem te dar toda a orientação. Se bem que como eu disse antes, o ideal é que vc fale com a agência que te vendeu a passagem ou com a companhia aérea que vc irá voar. 🙂 Boa sorte e boa viagem! 🙂

    • Olá Bruno, para vc pode parecer fácil, mas muitas pessoas tem dificuldade em saber como agir na primeira viagem, em especial pessoas com mais idade. Por isso fizemos este mini roteiro, para ajudar pessoas que tem dificuldade, que provavelmente não deve ser o seu caso, mas que pode ser o caso de muita gente. Orientar nunca é DEMAIS! Fica a dica 😉

  • Boa noite! vou viajar para Floripa e vou fazer escala em São Paulo em Guarulhos, mais vou ter que me deslocar para Congonhas para pegar o voo para floripa, e nunca estive em nenhum dos dois aeroporto, e estou com receio de não saber onde devo ir, para me deslocar de um aeroporto para o outro..

    • Olá Mariana, o que posso te dizer é que os dois aeroportos são bem distantes um do outro. Em Guarulhos há um serviço de contratação de táxi, que você pode contratar e que te levará até Congonhas; mas adianto que não é barato, porém é seguro já que são taxistas que prestam serviço a esta empresa que fica mesmo na saída dos passageiros. Eu ja utilizei uma vez há 4 anos, de Guarulhos até o bairro do Ipiranga e na época paguei 150 reias. Hoje não tenho idéia do custo desta viagem, mas vc pode telefonar para a empresa e perguntar qto fica o trajeto até Congonhas. Em hipótese alguma conselho vc a utilizar transportes públicos, vc vai demorar horas para chegar e se não conhece a cidade pode ser perigoso.

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar