Dicas para Viagens Viagens, Turismo e Férias - Diversos

Comportamento dentro do Avião e Aeroportos

Comportamento dentro do Avião e Aeroportos
4.44 (88.89%) 9 votos

Falamos anteriormente aqui no Bigviagem.com sobre um ‘Guia de Boas Maneiras para Viajantes‘ em outros países. Sabia que também existem regras de comportamento dentro do avião e no aeroporto, e que estas devem ser seguidas? Se você já viajou de avião, com certeza irá identificar neste post diversas situações vivenciadas por você ou por algum passageiro que estava no mesmo vôo. Eu sempre digo que a educação ‘vem de berço’ ou seja a educação é dada em casa, por isso há coisas que não se fazem nem em casa, quanto mais em público.

Dentro do avião, deve-se ter o mesmo comportamento educado e respeitoso que você teria num restaurante de luxo, num evento social, num casamento, ou algo do gênero. Lembre-se sempre que em qualquer situação, seja ela qual for,  respeite o ‘espaço’ e a ‘privacidade’ do próximo.

Vejamos abaixo como deve ser o comportamento dentro do Avião e Aeroportos.

Ainda tem terra firme:

1- Regra número 1, espere a sua vez. Não há nada pior do que se estar numa fila a espera de passar pelo check-in ou para entrar no avião, e um apressadinho ficar atrás nos pressionando. Calma, o avião não vai fugir, aguarde a sua vez na fila educadamente e preferencialmente sem reclamar ou fazer comentários acerca da demora.

2- Dentro do aeroporto, não corra, e nem atropele as pessoas com o carrinho de bagagem.  Se estiver atrasado para o vôo tente pensar que os outros não tem culpa pelo seu atraso.

3- Ao chegar em seu país de destino, não saia do avião correndo feito um maluco, espere a sua vez. Espere que as pessoas peguem suas bagagens de mão no compartimento superior, que fica acima das poltronas. Tenha calma, não adianta querer sair correndo de dentro do avião, porque isto é impossível.

4- Ao chegar na esteira rolante para pegar a sua mala, tenha educação e procure um espaço mais vazio para se posicionar, afinal a esteira irá ficar circulando com todas as malas (de todos os passageiros). Enquanto a esteira estiver cheia de malas,  a sua provavelmente não aparecerá. Espere que ela apareça. Saiba que se você fizer o check-in muito cedo no seu país de origem, quase sempre sua mala será uma das últimas a aparecer na esteira por motivos óbvios.

5- Ao chegar na fila da Imigração ou Departamento de Polícia Federal de um país, fique calmo, e espere  a sua vez. Nesta fila é que você não vai poder ter pressa, em alguns países por vezes costuma-se ficar nela por cerca de 2 horas ou mais; então relaxe e espere.






Durante o vôo:

1- Por favor ocupe apenas o  espaço que lhe cabe na sua poltrona, evite abrir os braços demasiadamente para ler um jornal ou para comer, evite espreguiçar-se abrindo os braços isto é falta de educação. Evite deitar sua poltrona enquanto o passageiro de trás ainda estiver comendo.

2- A alimentação servida durante o vôo é em quantidade pequena, não peça aos comissários de bordo para repetir, isto demonstra total falta de senso e  total deselegância. Não espalhe guardanapos, talheres, e embalagens para além do seu espaço.

3- Evite exagerar na bebida alcoólica quando estiver em vôo, saiba que lá em cima o efeito da bebida é dobrado.

4- Ao utilizar o banheiro, seja higiênico, não deixe papéis jogados no chão e tão pouco deixe tudo molhado; outras pessoas depois de você utilizarão o mesmo espaço e você o utilizará por várias vezes. Procure ser rápido, outras pessoas querem usar além de você.

5- Se levar crianças na viagem, ao comprar seus bilhetes (passagens aéreas) informe a agência para que vocês possam  sentar-se numa poltrona de modo que tenham um pouco mais de espaço e desta forma não incomodem as outras pessoas.

6- Não deixe seus filhos ficarem correndo desesperadamente nos corredores do avião, seja vôo diurno ou noturno. Isso é perigoso para a criança e incomoda os demais passageiros. Em caso de dificuldade peça auxilio a tripulação.

7- Lembre-se que no vôo quase sempre as pessoas tiram seus sapatos ou tênis, esteja atento quanto ao odor do seu pé. Se você transpira muito nos pés, antes de sair de casa passe um desodorante nos pés, ou em casos extremos por favor não tire o sapato.

8- É de mau gosto fazer rodinhas no avião, começar a contar piadas, dar gargalhadas, jogar cartas, e pedir para conhecer a cabine de comando.

9- Vista uma roupa confortável para viajar, o sapato também deve ser confortável e largo já que os pés costumam inchar em viagens de avião, principalmente se forem muitas horas de vôo. Ao tirar seu casaco dobre-o e tenha cuidado para não atrapalhar o passageiro ao lado.

10- As senhoras devem evitar passar perfume muito forte para que o passageiro sentado na poltrona ao lado não tenha enjôos e tão pouco manifeste uma enxaqueca; o transtorno pode ser para o passageiro ao lado, mas também será para as senhoras que podem ter um passageiro ao lado passando mal durante toda a viagem.

11- As senhoras que tem cabelos compridos, evitem ficar jogando a cabeça de um lado para o outro, ou até mesmo atirando os fios dos cabelos para trás da poltrona, isso incomoda o passageiro ao seu lado e o que está atrás também.

12- Caso o passageiro ao lado da sua poltrona não estiver a fim de conversa, respeite.

13- Tome também extremo cuidado com passageiros que falam demais, você poderá ter que aturar este inconveniente  durante um vôo de 10 horas;  será desagradável para você e para os seus vizinhos de poltrona.

14- Se por acaso algum membro da tripulação colocar ao seu lado uma criança que esteja viajando sozinha, desculpe a minha sinceridade, mas peça para mudar de poltrona com outra pessoa. Eu uma vez fiz um vôo Lisboa-São Paulo (não cito a companhia aérea para não denegrir a imagem da mesma, mas vocês já devem imaginar qual é) onde foi colocado ao meu lado uma menina de cerca de 6 anos. Durante todo o vôo a tripulação não veio em momento algum ver se a menina estava bem ou precisava de algo; resultado,  durante todo o vôo eu tive que cuidar da menina, desde idas até ao banheiro, bem como a alimentação.

Querem saber o final da história? Quando o avião pousava em território brasileiro a menina sentiu-se mal do estomago, vocês não tem idéia do resultado disto. Fiquei toda suja, e só então quando a aeronave estava pousando e aconteceu este incidente,  foi que a tripulação lembrou-se que alí havia uma menina sob os cuidados da companhia aérea. Claro nesta altura todas sairam gritando, porém ninguém auxiliou-me a limpar a minha roupa, lamentável. Para esquecer. Por isso, não tome para si uma incumbência que é da companhia aérea.

15- A citação ‘não tome para si uma incumbência que é da companhia aérea ou de outros passageiros’ vale para todos os casos, em hipótese alguma se comprometa a tomar conta de bagagem de outra pessoa. Você não faz idéia do que pode ter alí dentro, por isso, responda educamente: Não!

16- Ao sentir-se incomodado por algum motivo dirija-se a tripulação e exija uma providência, ou solicite a tripulação que você possa ocupar alguma poltrona vazia disponível neste vôo. Por fim não  tente invadir a cabine de comando a todo custo, nem sempre o comandante do vôo está disposto a tirar foto, mostrar o painel de controle, etc, e etc.

Então, vocês tem mais alguma dica para nos dar,  que eu por acaso tenha esquecido de citar aqui? 😉 Partilhem conosco!!!

16 Comentários

  • Oiii, Parabens pelo blog, Muito bom!!!
    Eu estarei indo para os EUA em novembro sozinho, e tenho 16 anos… Gostaria de saber se tem alguma coisa a mais entre estas dicas que eu teria que me proucupar

    • Olá Carlos, creio que o essencial é toda a sua documentaçao estar regular, ou seja tudo ok, como levar sua identidade, seu passaporte com visto, etc.

  • Olaaa vou fazer minha primeira viagem de avião , vou visitar meu namoro em madrid -espanha
    tenho 18 anos , vou viajar com os bilhetes de ida e volta para 1 semana , e com a reserva do hotel , chegando la , cancelo o hotel , vou para a casa dele e la mudamos a passagem para daqui a 3 meses , isso pode ? ou devo esperar uma carta convite :?? me tira essa duvida por favor , se puder responde no meu email !

  • Já vi brasileiro fazer cada uma em avião… lembro de uma vez no aeroporto de Barajas, Espanha quando estava voltando ao Brasil a briga que foi no avião. Um senhor sentado atrás de mim reclamando que o passageiro a dez poltronas a frente estava abrindo o bagageiro e mexendo no computador dele! Ôpa, o bagageiro NÃO era do distinto senhor atrás de mim e ele ainda reclamava (xingando alto!) com o dono do bagageiro, pode? Acho que o básico é ser educado, e respeitar o espaço alheio, e se tiver alguma dúvida perguntar à equipe de bordo. Mas concordo com você em NUNCA tomar para si uma incumbência que é da companhia aérea ou de outros passageiros’. Ótimo post. Obrigado.

    • Olá Hotel Fazenda,
      Pois eu tb infelizmente já assisti cada cena em aviões de cair o queixo.
      Já tive que aturar uma moça desequilibrada falando o vôo inteiro sobre a vida dela.
      Já aturei crianças aos gritos o vôo todo. Já aturei atraso de mais de 5 horas por causa de vulcão.
      Já fiz um vôo pela antiga BRA p/ Lisboa que fez com eu eu demorasse 21 horas p/ chegar de SP até a capital portuguesa, enfim um caos.
      Já aturei gente sem noção nenhuma que ficava jogando o cabelo comprido no meu rosto o tempo todo, dado a um tique qualquer que a dita cuja tinha, e passando perfume durante todo o vôo.
      Em meu último vôo, novamente algum pai ou mãe sem noção nenhuma de nada embarcou uma menina de 7 ou 8 anos,
      que simplesmente chorou o vôo inteirinho, foram 11 horas insuportáveis.

      Acho que por isso fiquei traumatizada e qdo tenho que viajar fico logo neurótica, só de pensar o que
      será que eu vou ter que aturar desta vez.
      Uma viagem de férias que por vezes deveria ser prazeirosa acaba por se tornar uma grande chatice nestes pequenos detalhes.
      Obrigada pelo seu comentário 🙂

  • O pior não é nem criança de 7, 8 anos. É ver que tem pais absolutamente sem noção que trazem os filhos de 2, 3 anos pra um voo longo! Pior que isso só aquelas pessoas que forçam a inclinação da cadeira até tu sufocar, o espaço do avião é reduzido, as pessoas tem que aprender a cortesia de deixar o mínimo de espaço livre pras pessoas circularem!

    • Olá Fabiana, obg pelo seu comentário, concordo plenamente com vc.
      Em outro post falei sobre a dicas de comportamento dentro de um avião, e esqueci de lembrar este item, vou pegar a sugestão para um próximo post. Obrigada.

  • quando voltei de Fortaleza o avião ficou parado um bom tempo porque um senhor resolveu brigar com os comissários porque havia outro passageiro no seu lugar. Acho que cada lugar deve ser ocupado pelopassageiro de direito,pois acredito ser um mapa de viagem e é atraves dele que se identifica cada cidadão. Em caso de acidente como ficará a situaçao? acho que dificultaria a identificação dos passageiros.As pessoas não têm noção do quanto é importante ocuparem seus lugares certos

  • Amei este Blog muito util.sem voces nao sei o que seria de vajantes da primeira viagem.Brigadao muito utiç.abraços.vitoria batista

  • Vou viajar com uma irmã e uma sobrinha pra Portugal, França e Itália em fevereiro. Quando for passar pela imigração, posso passar junto com elas ao mesmo tempo, ou tem que ser individual? Tenho parentes nos 3 países, devo ter uma carta convite de cada um ou somente as reservas de hotel e comprovação de dinheiro são suficientes? Um abraço.

    • Nivaldo, cada país tem um tipo de exigência, e nem sempre é igual para todas as pessoas. Já ouvi dizer de pessoas que necessitaram de apresentar uma carta convite de parentes, outras não pediram nada. Por isso é difícil responder a sua pergunta efetivamente. Na imigração (ao menos em Portugal), vc pega uma fila única, as vezes é bastante demorada, e na hora em que a pessoa da imigração te chamar, vc pode ir acompanhado pela sua irmã e sobrinha; dado que os 3 vão juntos fazer turismo. Pelo menos nunca vi problemas qto a isso na fila de imigração. Qto as exigências o ideal é que vc leve nome, endereço e telefones dos seus parentes para caso de te perguntarem e até mesmo p/ o caso de vc ter de se comunicar com eles no aeroporto. A reservas de hotel e a comprovação de dinheiro quase sempre é suficiente! Boa viagem.

  • Estou indo pra Lisboa, mas a empresa é a Ibéria, que faz parada em Madri pra depois seguir pra Lisboa. Quando chegar em Madri vou ter que passar pela imigração de lá, ou ficamos numa sala separada até o horário do avião que vai até Lisboa? O receio é passar pela imigração de lá e me barrarem, apesar de estar com tudo certo, reservas de hotel, dinheiro, cartões, … Abração

    • Nivaldo, depende mto. Há vôos onde o passageiro nem sai do avião.
      Há outros vôos onde o passageiro sai do avião que está e já é imediatamente encaminhado pelos funcionários do aeroporto para o avião que te levará até Lisboa. Há outros vôos onde o passageiro sai do avião e fica horas a espera do próximo vôo.
      Nas vezes em que fui desta forma (com escala em Madrid), na primeira vez nem saí do avião.
      Na segunda vez, assim que saí fui encaminhada imediatamente ao próximo avião que me levaria até Lisboa.
      Qto a imigração, acho que vc não terá que passar pq seu destino final não é Madrid.
      Espero ter ajudado. Boa viagem! 🙂

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar