O Que é Check In e Como Funciona?

Gostou deste Post?

Para quem nunca viajou de avião e não sabe o que é Check In, segue abaixo uma breve definição deste procedimento tão comum para quem viaja habitualmente de avião. Então vejamos, toda a viagem segue um esquema, desde a escolha do destino, reserva das passagens, tempo de estadia no hotel,  arrumação da mala e horário do vôo.

O Check-in faz parte desse esquema, ele é o primeiro passo que é feito quando você chega ao aeroporto e depois quando chega ao hotel.  O check-in é o primeiro procedimento ao qual você será submetido quando chegar ao guichê da companhia aérea. O check-in no aeroporto é o ato de você se apresentar ao balcão da companhia aérea que você contratou e mostrar os documentos e  etiquetar a bagagem que você irá levar. Sua bagagem então será despachada e a sua bagagem de mão (se houver alguma) será identificada.

No hotel, o check-in é a mesma coisa. Você se apresenta na entrada e confirma sua reserva, checa a bagagem que será levada para o seu quarto e o tempo de estadia, refeições, e serviço de quarto são combinados. Geralmente o check in nos hotéis europeus são feitos somente após as 14h00, ou seja você só pode entrar no hotel após este horário. Se o seu vôo chega de madrugada ou pela manhã, é conveniente conversar antecipadamente com o hotel para ver acertadamente qual o horário que você poderá adentrar ao quarto.

Sem o check-in você não embarca na aeronave e não consegue se hospedar no hotel. O check-in é uma confirmação dos dados do passageiro e do hospede a fim de verificar se é ele mesmo que estará no vôo e no quarto de hotel , bem como estabelecer as regras e direitos da pessoa.

Caso não houvesse check-in, qualquer pessoa poderia entrar em um avião, as bagagens se perderiam e o quarto de hotel certamente não estaria pronto e nem suas malas estariam no local correto. O check in é um procedimento que preza pela segurança do passageiro, pela comodidade do hotel, e  pela segurança da  companhia aérea; para que todos saiam satisfeitos e nenhum erro aconteça.

Há locais que te dão a opção de fazer um check-in online, mas não se engane que assim você pode chegar em cima da hora do seu vôo porque não vai funcionar. Esse sistema online ainda depende de você levar toda a documentação impressa e apresentar no guichê.

Existe também a modalidade do Home Check In, onde uma empresa da Companhia ou sua parceira (terceirizada) vai até à casa ou o escritório do cliente, confirma antecipadamente o check in mediante documentos, sela as malas e as leva para serem despachadas no vôo programado. Para obter o serviço é preciso verificar se a Companhia Aérea dispõe dele. Normalmente o Home Check In deve ser solicitado com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao horário do vôo.

Lembre-se que no check-in sua bagagem é conferida, pesada, etiquetada e levada para o local correto, então não faça nada com pressa porque é necessário tempo para se fazer tudo isso com calma; muitos perdem o vôo por chegar em cima da hora e não ter tempo de fazer o check-in corretamente. É aconselhado que se esteja no aeroporto pelo menos com duas horas de antecedência a hora da saída do seu vôo.

Por experiência própria, já houve vezes em que saí de casa com 4 horas de antecedência e quase o transito caótico me impede de chegar a tempo. É bom prevenir-se afinal imprevisto acontecem: chuva, trânsito, greves e passeatas podem ser um grande transtorno caso você saia de casa atrasado.

Sem o check-in, a companhia aérea não deixa a pessoa embarcar, e sem o check-in a pessoa não consegue entrar no quarto o hotel, então esteja ciente de que o check in é algo imprescindível e necessário. Programe-se com antecedência.! :)

Boa Viagem!



Gostou deste Post?

Comentários

  1. valter nhaca diz:

    valeu!! és mesmo bom nisto

  2. Andreia diz:

    Muito boa a informação…..estava procurando por isto !!!

  3. Jefferson Bogdanowicz diz:

    Muito boas as informações, meus parabéns pelo ótimo trabalho!!!

  4. Ótima informação! Contribui em muito para quem procura esclarecimento.

  5. Diego diz:

    Valeu amigo, tirou minha dúvida!

  6. Andréa Santos (FAETEC) diz:

    valeu pela informação! Agora entendo tudo sobre este assunto.

  7. marcos diz:

    obrigado… esta informação é muito útil.

  8. Vera Lucia diz:

    Quero agradecer foi muito util as informaçoes!!!parabés!!

  9. sandro diz:

    obrigado e sucesso!

  10. Wesley diz:

    Muito obrigado pela explicação…

    tudo de bom….

  11. Márcio Roney diz:

    Valeu manim… agora sei o que é check in…. já posso viajar de avião… he he he he

  12. Ana Cristina diz:

    Nunca viagei de avião e sempre quis saber sobre estes poucos detalhes que fazem toda diferença na prática. Parabens pela explicação; em breve vou sair de férias e não vou pagar “mico” no aeroporto sem saber o que fazer… Abraços

  13. Lenita diz:

    Agora viajarei tranquila. Obrigada pela explicação.

  14. Alexandre Antunes diz:

    Muito instrutivo, obrigado.

  15. Raquel diz:

    Muito bom, mas você poderia me tirar uma dúvida?
    Quais os documentos necessários para fazer o check-in em um voo nacional?, pode ser a habilitação (CNH)?

  16. Rafaela diz:

    Muito obrigada tirou todas minhas dúvidas muito bao brigada mesmo

  17. Bruno diz:

    Obrigado… otima informação e muito util!!!

  18. tirou todas as minhas duvidas. obrigado

  19. francico barros cunha diz:

    muito obriga fico feliz pela resposta.

  20. Elton diz:

    Me salvou!

  21. Emmanuel diz:

    Valeu pela dica, marinheiro de primeira viagem e bom ler este topico. Agora ficou sanadas minhas duvida!s!!

  22. esta explicação é uma ferramenta importante para mim. agora ja sei tudo sobre o tema. es mesmo fenomenal, continua assim que o sucesso te invadira.

  23. Juliana diz:

    Obrigada! Vc tirou todas as dúvidas, mt bem explicado. Valeu!

  24. Mike Powell diz:

    Parabéns pela informação, você somou o que eu sabia sobre o assunto.

  25. Adorei a explicação, parabens! Me ajudou mtoo! bjossssssss!!

  26. Débora diz:

    Gostaria de saber se vale ou não a pena fazer check-in online. Ja que vou ter que chegar no aeroporto bem antes, faz diferença?
    Grata,
    Débora

  27. João Carlos diz:

    Obrigado e parabéns pela informação, foi muito esclarecedor.

  28. Israel diz:

    Boa tarde! Grato pela publicação. Só uma pergunta: Perdi o meu RG, e não tenho CNH. Será que consigo embarcar com a Carteira de Trabalho?

    • admin diz:

      Olá Israel, penso que não, mas aconselho vc consultar a sua agência de viagem e ver a opinião deles.

  29. Joel Henrique Antunes diz:

    Parabens e muito obrigado pelo esclarecimento,vc foi muito prestativo;continue assim e que DEUS lhê abençõe.

  30. Israel diz:

    Grato pela atenção. Apenas a título de esclarecimento, já comprei a minha passagem aérea, e pela AZUL é possível utilizar a CTPS como documento de embarque.. Abraço.

  31. Fernando diz:

    Excelente explicação! Sem comentários

  32. Genésio Duarte diz:

    Boa tarde, estou de malas prontas pra viagem. E como é a primeira vez. Li todas as explicações acima, tirou todas as minhas dúvidas. Parabéns, pela belíssima explanações. Abraços.

  33. Jeane diz:

    Valeu pela informação fácil e objetiva.Era o que eu precisava!Obrigada!

  34. Antonio Marques diz:

    otima informação vou viajar de avião pela 1ª vez e não quero pagar mico… abraços

  35. Juliano diz:

    Baba meuu! Xuxu beleza!

  36. Ciro Martins diz:

    Vlzão bem grandão…. muito úteis suas informações…

  37. Carol Ferraz diz:

    Nossa ! Adorei essas dicas, eu não sabia mesmo da existencia do check-in [rsrs]

  38. Alba Roberta diz:

    Mt obrigadoo pela informação.. me ajudou mt .

  39. Tiago Silva diz:

    Muito obrigado… =)

  40. André miro diz:

    Valeu ai pela dica

  41. Juliana Macedo diz:

    Nossa eu sou anta mesmo, achei que checkin era o pagamento em cheque no valor bem pequeno tipo (chequinho) entenderam? Mais é bom se um dia eu andar de vião na minha vida vou fazer o checkin sem passar vergonha né.
    Brigadu!!!!

  42. Rosinaire diz:

    É a minha primeira viagem de avião, gostaria de saber se ao chegar ao no balcão para fazer o check-in , além dos documantos também é preciso algum comprovante da compra da passagem ou se já estará registrado no sistema.

    Ah, qual é o valor pago para fazer o check-in?
    Brigadinha!

    • admin diz:

      Rosinaire, eu como sou precavida, levo tudo que tenho direito, desde o comprovante das passagens até meus documentos pessoais. No sistema sempre está registrado, mas vai que dá algum problema, sendo assim aconselho que vc leve consigo o comprovante de compra da passagem.

  43. Rosinaire diz:

    Só mais uma coisinha, a escolha do assento pode ser feita na hora do check-in ou pode ser pelo email da agência de viagens?

    • admin diz:

      Rosinaire, há 2 hipóteses, ou vc pede na agência que te coloquem num lugar bom, ou na hora do check-in eles determinam, porém vc não pode escolher o lugar.

  44. Francisco diz:

    Boa essa informação!… muitas pessoas deveriam se informar melhor sobre este assunto, para não chegarem nos aeroportos querendo quebrar tudo.

  45. willysorriso diz:

    É APRENDI UM POUCO MAIS COM ESTAS INFORMAÇOES

  46. valdireneval diz:

    não tenho mas duvida sobre o check-in, mas o check-out sim me esclareça por favor.

    • admin diz:

      Check-out é referente a saída do hotel, qdo o hóspede termina a estadia e é obrigado a sair do hotel até as 12h00 ou outro horário estipulado pelo hotel no qual está hospedado.

  47. Luciane diz:

    Bom, já ouvi falar do que é o check- in, mas com a explicação de vcs me ajudou muito. adorei as informações.

  48. Nossa muuuuuuuito obrigada…pode ter certeza que suas informações vão ajudar muitas pessoas…está tudo muito bem esclarecido!

  49. Sukarno Cruz diz:

    “Bem explicadinho, nos seus mínimos detalhes…”, SHOW!!

  50. Orlando diz:

    Grato, ótima informação.

  51. Benony diz:

    Obrigado e parabens pelas informações claras e objetivas

  52. ~luiz tavares gomes diz:

    apesar de ter feito muitas viajens ,porem nunca de aviao, confesso que ja tinha ouvido este nome muitas vezes,mas nao sabia ao certo o que seria ,gostei muito da explicaçao ,e as vezes por vergonha as pessoas nao pergunta o significada da palavra,e bom pessoas como voce, na simplicidade e objitividade,dar uma bela explicacao dessas, valeu cara muito obrigado mesmo

  53. Gediel Coelho Barbosa diz:

    Eu e a minha esposa vamos para o Rio de Janeiro à trabalho. Tenho equipamentos eletronicos como: filmadoras e refletores, mas não ultrapassa o peso permitido das 2 pessoas. Tudo dará 03 bolsas( 0,40 de comprimento e 0,40 de altura) com o peso total de 22kg e 02 hastes de alumínio de 0,90 X 0,05, com o peso de 900gramas cada. Eu poderia leva-los comigo na cabine?
    Quanto a escolha do assento, na compra das passagens via on line,direto na empresa gol, eu já escolhí os assentos, no check-in vai estar no sistema a minha escolha?Obrigado pela oportunidade de tirar as dúvidas.

    • admin diz:

      Gediel, que eu saiba só é permitido uma bolsa de mão por cada passageiro. Porém vale checar em alguma agência de viagem ou até mesmo telefonar para a
      cia. aérea. Qto aos assentos escolhidos, quase sempre qdo passamos pelo check-in já está registrado no sistema da companhia aérea, porém é bom levar consigo comprovante de compra das passagens onde estão mencionados os assentos e reforçar isso na hora do check-in. :)

  54. joyce diz:

    GOSTEI FOI MUITO PROVEITOSA PRA MIM ESSA EXPLICAÇÃO JÁ QUE VOU VIAJAR PELA PRIMEIRA VEZ RSRSRSRS OBRIGADA MESMO VIU???

  55. Feitang diz:

    Valeu me ajudou muito e me tirou dúvidas.

  56. Maria diz:

    Obrigada! Me ajudou muito com essa explicação!

  57. marcos diz:

    Muito bom foi de grande ajunda.

  58. Jonas de souza lima diz:

    Obrigado as informações me foram muito útil

  59. rafael diz:

    eu tava procurando por essas informações, que bom que encontrei aqui.
    só fiquei em dúvida dos documentos necessarios para fazer isso

    • admin diz:

      Olá Rafael, para o Check in vc deverá em viagens nacionais apresentar seu RG Original e a passagem aérea.
      Para viagens internacionais deverá apresentar o passaporte e a passagem aérea, mas toda esta orientação e outras que são importantes vc receberá em sua agência de viagem.

  60. josé diz:

    muito obrigado mesmo do fundo do meu coração , eu iria passar uma vergonha enorme se não fosse essas informações. fico muito grato que DEUS venha te abençoar a cada dia mais.

  61. PATY SILVA diz:

    OLÁ!EU TENHO 16 ANOS E 1,97 E SEI QUE O ESPAÇO DE UMA POLTRONA PRA OUTRA E BEM PEQUENO, QUAL O PROCEDIMENTO NO CASO(PEDI POLTRONA ESPECIAL)

  62. almir diz:

    Parabéns pela ótima explicação. Veja, somos 35 milhões de novos usuários e todos tem suas duvidas.

  63. anderson diz:

    Simples e objetivo…

  64. Claúdio Silva diz:

    Onrigado pela informação, se não fosse isso eu iria passar vergonha no aeroporto… Sucesso…Parabéns

  65. Julia Fernandes diz:

    Olá, eu gostaria de saber se eu pago alguma coisa para fazer o check in no aeroporto? E online? Qual a melhor opção?
    Obrigada.

  66. odair araujo diz:

    valu tirou minhas duvidas

  67. ANGEMARIA diz:

    Bastante útil suas informações . Sem elas, não entenderia , pois é minha primeira viagem sozinha . Obrigado.

  68. ana cristina diz:

    muito boa a informação meus pais viajam hoje de avião pela primeira vez e não fazem ideia o que é o check-in e nem eu me meus irmão. obrigado pela informação..bjus

  69. Edilson Dias diz:

    Amigo parabéns pelo artigo, informações simples mas de muito valia. És um conhecedor do assunto.

  70. Marcos Antonio diz:

    Muito esclarecedor obrigado.

Deixe o seu Comentário

*

Powered by MVO®