O que é Check In e como funciona?

Para quem nunca viajou de avião e não sabe o que é Check In, segue abaixo uma breve definição deste procedimento tão comum para quem viaja habitualmente de avião. Então vejamos, toda a viagem segue um esquema, desde a escolha do destino, reserva das passagens, tempo de estadia no hotel,  arrumação da mala e horário do vôo. O Check-in faz parte desse esquema, ele é o primeiro passo que é feito quando você chega ao aeroporto e depois quando chega ao hotel.

 Significado de Check-in ou Check in

O Check-in é uma palavra inglesa e significa registrar-se, dar entrada em algum lugar, ou confirmar presença. O Check-in é realizado em viagens aéreas, marítimas e quando se dá a entrada em um hotel
ou outro tipo de hospedagem como albergue, pousada, etc.

Veja o vídeo abaixo com muitas orientações úteis para facilitar o seu Check In:

O que é Check-In ou Check in no Aeroporto

O check-in é o primeiro procedimento ao qual você será submetido quando chegar ao guichê da companhia aérea. O check-in no aeroporto é o ato de você se apresentar ao balcão da companhia aérea que você contratou e mostrar os documentos e  etiquetar a bagagem que você irá levar. Sua bagagem então será despachada e a sua bagagem de mão (se houver alguma) será identificada.

Os check-in ou check in para viagens aéreas devem ser feitos com no mínimo 1 hora de antecedência, em voos nacionais domésticos, e 2 horas antes em voos internacionais.

Veja também orientações do Aeroporto de Guarulhos (SP) sobre o Check-in: – O Check in no aeroporto passo a passo

Veja abaixo um vídeo que mostra como ocorre o processo de Check in no aeroporto:

Após o Check in você será orientado a dirigir-se para o portão de embarque veja como funciona este próximo passo:

O que é Check-in ou Check in Online

O Check-in ou Check in Online como o próprio nome já diz pode ser feito via internet através do seu computador ou de seu telefone celular Algumas companhias aéreas disponibilizam o serviço de Check in online  e você pode  descarregar a aplicação para o seu telefone. O serviço está disponível 30 horas antes do embarque, isso pode facilitar muito a vida do passageiro pois permite poupar tempo e ajuda a evitar filas; mas não se engane achando que assim você pode chegar em cima da hora do seu vôo porque não vai funcionar. Esse sistema online ainda depende de você levar toda a documentação impressa e apresentar no guichê.

Veja também: – Check in Online AirFrance

Veja também: – Check in Online TAP

 






 

Check in ou Check-in no Hotel

No hotel, o check-in é a mesma coisa. Você se apresenta na entrada e confirma sua reserva, checa a bagagem que será levada para o seu quarto e o tempo de estadia, refeições, e serviço de quarto são combinados. Geralmente o check in nos hotéis europeus são feitos somente após as 14h00, ou seja você só pode entrar no hotel após este horário. Se o seu vôo chega de madrugada ou pela manhã, é conveniente conversar antecipadamente com o hotel para ver acertadamente qual o horário que você poderá adentrar ao quarto. Normalmente os hotéis estabelecem uma hora para o check-in,  por exemplo entrada após ao meio-dia, ou após as 14h00.

Sem o check-in você não embarca na aeronave e não consegue se hospedar no hotel. O check-in é uma confirmação dos dados do passageiro e do hospede a fim de verificar se é ele mesmo que estará no vôo e no quarto de hotel , bem como estabelecer as regras e direitos da pessoa.

Caso não houvesse check-in, qualquer pessoa poderia entrar em um avião, as bagagens se perderiam e o quarto de hotel certamente não estaria pronto e nem suas malas estariam no local correto. O check in é um procedimento que preza pela segurança do passageiro, pela comodidade do hotel, e  pela segurança da  companhia aérea; para que todos saiam satisfeitos e nenhum erro aconteça.

Significado de Check-out ou Check out

O oposto do check-in é o checkout ou check-out, termo inglês que significa sair ou fechar conta no hotel na hora da saída, onde a conta deverá ser paga e as chaves do quarto entregues na recepção. Normalmente os hotéis estabelecem uma hora máxima para o check out, quase sempre esta hora de saída do hotel é por volta do meio-dia. Certifique-se na recepção para evitar surpresas desagradáveis e ter que pagar uma diária a mais.

Home Check In

Existe também a modalidade do Home Check In, onde uma empresa da Companhia ou sua parceira (terceirizada) vai até à casa ou o escritório do cliente, confirma antecipadamente o check in mediante documentos, sela as malas e as leva para serem despachadas no vôo programado. Para obter o serviço é preciso verificar se a Companhia Aérea dispõe dele. Normalmente o Home Check In deve ser solicitado com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao horário do vôo.

Lembre-se que no check-in sua bagagem é conferida, pesada, etiquetada e levada para o local correto, então não faça nada com pressa porque é necessário tempo para se fazer tudo isso com calma; muitos perdem o vôo por chegar em cima da hora e não ter tempo de fazer o check-in corretamente. É aconselhado que se esteja no aeroporto pelo menos com duas horas de antecedência a hora da saída do seu vôo.

Por experiência própria, já houve vezes em que saí de casa com 4 horas de antecedência e quase o transito caótico me impede de chegar a tempo. É bom prevenir-se afinal imprevisto acontecem: chuva, trânsito, greves e passeatas podem ser um grande transtorno caso você saia de casa atrasado.

Sem o check-in, a companhia aérea não deixa a pessoa embarcar, e sem o check-in a pessoa não consegue entrar no quarto o hotel, então esteja ciente de que o check in é algo imprescindível e necessário. Programe-se com antecedência.! 🙂

Veja também: – Dicas para Viagens Internacionais

Veja também: – A primeira viagem de avião

Boa Viagem!

80 COMENTÁRIOS

  1. Olá, vou fazer minha primeira viagem e sou deficiente físico, tem plataforma na hora do embarque ?
    Abraços! E parabéns pela iniciativa.

    • Salvador, obrigada pelo seu comentário.
      Todas as vezes que viajei e vi pessoas com algum tipo de dificuldade de locomoção ou deficiência, o pessoal da cia. aérea ou os funcionários do aeroporto ajudam no embarque. Creio q é necessário ao comprar a passagem comunicar o fato à cia. aérea para que estejam preparados com antecedência para o receberem. Se vc precisar de alimentação especial tb convém que comunique na hora de comprar a passagem e solicite o menu especial para a sua necessidade. Boa viagem! Abçs 🙂

  2. muito boa a informação meus pais viajam hoje de avião pela primeira vez e não fazem ideia o que é o check-in e nem eu me meus irmão. obrigado pela informação..bjus

  3. Bastante útil suas informações . Sem elas, não entenderia , pois é minha primeira viagem sozinha . Obrigado.

  4. Olá, eu gostaria de saber se eu pago alguma coisa para fazer o check in no aeroporto? E online? Qual a melhor opção?
    Obrigada.

  5. Onrigado pela informação, se não fosse isso eu iria passar vergonha no aeroporto… Sucesso…Parabéns

  6. OLÁ!EU TENHO 16 ANOS E 1,97 E SEI QUE O ESPAÇO DE UMA POLTRONA PRA OUTRA E BEM PEQUENO, QUAL O PROCEDIMENTO NO CASO(PEDI POLTRONA ESPECIAL)

  7. muito obrigado mesmo do fundo do meu coração , eu iria passar uma vergonha enorme se não fosse essas informações. fico muito grato que DEUS venha te abençoar a cada dia mais.

  8. eu tava procurando por essas informações, que bom que encontrei aqui.
    só fiquei em dúvida dos documentos necessarios para fazer isso

    • Olá Rafael, para o Check in vc deverá em viagens nacionais apresentar seu RG Original e a passagem aérea.
      Para viagens internacionais deverá apresentar o passaporte e a passagem aérea, mas toda esta orientação e outras que são importantes vc receberá em sua agência de viagem.

  9. GOSTEI FOI MUITO PROVEITOSA PRA MIM ESSA EXPLICAÇÃO JÁ QUE VOU VIAJAR PELA PRIMEIRA VEZ RSRSRSRS OBRIGADA MESMO VIU???

  10. Eu e a minha esposa vamos para o Rio de Janeiro à trabalho. Tenho equipamentos eletronicos como: filmadoras e refletores, mas não ultrapassa o peso permitido das 2 pessoas. Tudo dará 03 bolsas( 0,40 de comprimento e 0,40 de altura) com o peso total de 22kg e 02 hastes de alumínio de 0,90 X 0,05, com o peso de 900gramas cada. Eu poderia leva-los comigo na cabine?
    Quanto a escolha do assento, na compra das passagens via on line,direto na empresa gol, eu já escolhí os assentos, no check-in vai estar no sistema a minha escolha?Obrigado pela oportunidade de tirar as dúvidas.

    • Gediel, que eu saiba só é permitido uma bolsa de mão por cada passageiro. Porém vale checar em alguma agência de viagem ou até mesmo telefonar para a
      cia. aérea. Qto aos assentos escolhidos, quase sempre qdo passamos pelo check-in já está registrado no sistema da companhia aérea, porém é bom levar consigo comprovante de compra das passagens onde estão mencionados os assentos e reforçar isso na hora do check-in. 🙂

  11. apesar de ter feito muitas viajens ,porem nunca de aviao, confesso que ja tinha ouvido este nome muitas vezes,mas nao sabia ao certo o que seria ,gostei muito da explicaçao ,e as vezes por vergonha as pessoas nao pergunta o significada da palavra,e bom pessoas como voce, na simplicidade e objitividade,dar uma bela explicacao dessas, valeu cara muito obrigado mesmo

  12. Nossa muuuuuuuito obrigada…pode ter certeza que suas informações vão ajudar muitas pessoas…está tudo muito bem esclarecido!

  13. Bom, já ouvi falar do que é o check- in, mas com a explicação de vcs me ajudou muito. adorei as informações.

    • Check-out é referente a saída do hotel, qdo o hóspede termina a estadia e é obrigado a sair do hotel até as 12h00 ou outro horário estipulado pelo hotel no qual está hospedado.

  14. Boa essa informação!… muitas pessoas deveriam se informar melhor sobre este assunto, para não chegarem nos aeroportos querendo quebrar tudo.

  15. Só mais uma coisinha, a escolha do assento pode ser feita na hora do check-in ou pode ser pelo email da agência de viagens?

    • Rosinaire, há 2 hipóteses, ou vc pede na agência que te coloquem num lugar bom, ou na hora do check-in eles determinam, porém vc não pode escolher o lugar.

  16. É a minha primeira viagem de avião, gostaria de saber se ao chegar ao no balcão para fazer o check-in , além dos documantos também é preciso algum comprovante da compra da passagem ou se já estará registrado no sistema.

    Ah, qual é o valor pago para fazer o check-in?
    Brigadinha!

    • Rosinaire, eu como sou precavida, levo tudo que tenho direito, desde o comprovante das passagens até meus documentos pessoais. No sistema sempre está registrado, mas vai que dá algum problema, sendo assim aconselho que vc leve consigo o comprovante de compra da passagem.

  17. Nossa eu sou anta mesmo, achei que checkin era o pagamento em cheque no valor bem pequeno tipo (chequinho) entenderam? Mais é bom se um dia eu andar de vião na minha vida vou fazer o checkin sem passar vergonha né.
    Brigadu!!!!

  18. Boa tarde, estou de malas prontas pra viagem. E como é a primeira vez. Li todas as explicações acima, tirou todas as minhas dúvidas. Parabéns, pela belíssima explanações. Abraços.

  19. Grato pela atenção. Apenas a título de esclarecimento, já comprei a minha passagem aérea, e pela AZUL é possível utilizar a CTPS como documento de embarque.. Abraço.

  20. Parabens e muito obrigado pelo esclarecimento,vc foi muito prestativo;continue assim e que DEUS lhê abençõe.

  21. Boa tarde! Grato pela publicação. Só uma pergunta: Perdi o meu RG, e não tenho CNH. Será que consigo embarcar com a Carteira de Trabalho?

  22. Gostaria de saber se vale ou não a pena fazer check-in online. Ja que vou ter que chegar no aeroporto bem antes, faz diferença?
    Grata,
    Débora

  23. Muito bom, mas você poderia me tirar uma dúvida?
    Quais os documentos necessários para fazer o check-in em um voo nacional?, pode ser a habilitação (CNH)?

  24. Nunca viagei de avião e sempre quis saber sobre estes poucos detalhes que fazem toda diferença na prática. Parabens pela explicação; em breve vou sair de férias e não vou pagar “mico” no aeroporto sem saber o que fazer… Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here