O que é Check In e como funciona?

Para quem nunca viajou de avião e não sabe o que é Check In, segue abaixo uma breve definição deste procedimento tão comum para quem viaja habitualmente de avião. Então vejamos, toda a viagem segue um esquema, desde a escolha do destino, reserva das passagens, tempo de estadia no hotel,  arrumação da mala e horário do vôo. O Check-in faz parte desse esquema, ele é o primeiro passo que é feito quando você chega ao aeroporto e depois quando chega ao hotel.

 Significado de Check-in ou Check in

O Check-in é uma palavra inglesa e significa registrar-se, dar entrada em algum lugar, ou confirmar presença. O Check-in é realizado em viagens aéreas, marítimas e quando se dá a entrada em um hotel
ou outro tipo de hospedagem como albergue, pousada, etc.

Veja o vídeo abaixo com muitas orientações úteis para facilitar o seu Check In:

O que é Check-In ou Check in no Aeroporto

O check-in é o primeiro procedimento ao qual você será submetido quando chegar ao guichê da companhia aérea. O check-in no aeroporto é o ato de você se apresentar ao balcão da companhia aérea que você contratou e mostrar os documentos e  etiquetar a bagagem que você irá levar. Sua bagagem então será despachada e a sua bagagem de mão (se houver alguma) será identificada.

Os check-in ou check in para viagens aéreas devem ser feitos com no mínimo 1 hora de antecedência, em voos nacionais domésticos, e 2 horas antes em voos internacionais.

Veja também orientações do Aeroporto de Guarulhos (SP) sobre o Check-in: – O Check in no aeroporto passo a passo

Veja abaixo um vídeo que mostra como ocorre o processo de Check in no aeroporto:

Após o Check in você será orientado a dirigir-se para o portão de embarque veja como funciona este próximo passo:

O que é Check-in ou Check in Online

O Check-in ou Check in Online como o próprio nome já diz pode ser feito via internet através do seu computador ou de seu telefone celular Algumas companhias aéreas disponibilizam o serviço de Check in online  e você pode  descarregar a aplicação para o seu telefone. O serviço está disponível 30 horas antes do embarque, isso pode facilitar muito a vida do passageiro pois permite poupar tempo e ajuda a evitar filas; mas não se engane achando que assim você pode chegar em cima da hora do seu vôo porque não vai funcionar. Esse sistema online ainda depende de você levar toda a documentação impressa e apresentar no guichê.

Veja também: – Check in Online AirFrance

Veja também: – Check in Online TAP

 






 

Check in ou Check-in no Hotel

No hotel, o check-in é a mesma coisa. Você se apresenta na entrada e confirma sua reserva, checa a bagagem que será levada para o seu quarto e o tempo de estadia, refeições, e serviço de quarto são combinados. Geralmente o check in nos hotéis europeus são feitos somente após as 14h00, ou seja você só pode entrar no hotel após este horário. Se o seu vôo chega de madrugada ou pela manhã, é conveniente conversar antecipadamente com o hotel para ver acertadamente qual o horário que você poderá adentrar ao quarto. Normalmente os hotéis estabelecem uma hora para o check-in,  por exemplo entrada após ao meio-dia, ou após as 14h00.

Sem o check-in você não embarca na aeronave e não consegue se hospedar no hotel. O check-in é uma confirmação dos dados do passageiro e do hospede a fim de verificar se é ele mesmo que estará no vôo e no quarto de hotel , bem como estabelecer as regras e direitos da pessoa.

Caso não houvesse check-in, qualquer pessoa poderia entrar em um avião, as bagagens se perderiam e o quarto de hotel certamente não estaria pronto e nem suas malas estariam no local correto. O check in é um procedimento que preza pela segurança do passageiro, pela comodidade do hotel, e  pela segurança da  companhia aérea; para que todos saiam satisfeitos e nenhum erro aconteça.

Significado de Check-out ou Check out

O oposto do check-in é o checkout ou check-out, termo inglês que significa sair ou fechar conta no hotel na hora da saída, onde a conta deverá ser paga e as chaves do quarto entregues na recepção. Normalmente os hotéis estabelecem uma hora máxima para o check out, quase sempre esta hora de saída do hotel é por volta do meio-dia. Certifique-se na recepção para evitar surpresas desagradáveis e ter que pagar uma diária a mais.

Home Check In

Existe também a modalidade do Home Check In, onde uma empresa da Companhia ou sua parceira (terceirizada) vai até à casa ou o escritório do cliente, confirma antecipadamente o check in mediante documentos, sela as malas e as leva para serem despachadas no vôo programado. Para obter o serviço é preciso verificar se a Companhia Aérea dispõe dele. Normalmente o Home Check In deve ser solicitado com, no mínimo, 24 horas de antecedência ao horário do vôo.

Lembre-se que no check-in sua bagagem é conferida, pesada, etiquetada e levada para o local correto, então não faça nada com pressa porque é necessário tempo para se fazer tudo isso com calma; muitos perdem o vôo por chegar em cima da hora e não ter tempo de fazer o check-in corretamente. É aconselhado que se esteja no aeroporto pelo menos com duas horas de antecedência a hora da saída do seu vôo.

Por experiência própria, já houve vezes em que saí de casa com 4 horas de antecedência e quase o transito caótico me impede de chegar a tempo. É bom prevenir-se afinal imprevisto acontecem: chuva, trânsito, greves e passeatas podem ser um grande transtorno caso você saia de casa atrasado.

Sem o check-in, a companhia aérea não deixa a pessoa embarcar, e sem o check-in a pessoa não consegue entrar no quarto o hotel, então esteja ciente de que o check in é algo imprescindível e necessário. Programe-se com antecedência.! 🙂

Veja também: – Dicas para Viagens Internacionais

Veja também: – A primeira viagem de avião

Boa Viagem!