Praça da Estação - Foto de Léo Quintino (Flickr)

Belo Horizonte é a capital e  principal cidade mineira de toda a Minas Gerais. É uma região muito próspera e que a cada dia reúne mais e mais atrações para os turistas se deliciarem com o local e voltarem com a sensação de sempre querer ir para Belo Horizonte. Apesar de ser uma grande cidade e passar-nos o aspecto de metrópole e supostamente ter pouco oferecer em termos de turismo, logo descobrimos que estamos enganados!

O primeiro local a ser conhecido é o prédio do Centro de Cultura de Belo Horizonte, construído em 1914 em estilo totalmente português. Apesar de receber esse nome, o local só se tornou um centro cultural propriamente dito em 1997. Belo Horizonte também abriga obras do mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. Você pode ver a grandiosidade da obra dele na Casa do Baile construída em 1943. Essa bela construção se completa por uma ponte de onze metros. Quando foi inaugurada, era o principal local de dança de Belo Horizonte. Hoje é apenas um dos mais belos locais para se ver em Belo Horizonte.

No mesmo ano foi inaugurada a Igreja de São Francisco de Assis, muito conhecida pelo nome de Igrejinha da Pampulha já que fica ás margens da famosa lagoa da Pampulha. Dentro da igreja você pode apreciar 14 painéis de Cândido Portinari que retratam a via sacra. A igreja foi projetada para que remetesse as montanhas de Minas Gerais e tem um mosaico azul que a decora.

Praça da Estação - Foto de Léo Quintino (Flickr)

Ainda na Pampulha você pode ver o Museu da Pampulha, obra de Oscar Niemeyer; esta foi a primeira obra construída na lagoa. O museu tem um acervo que chega a mais de 900 obras, salas multimídia, biblioteca, loja de presentes e cafeteria.

Praça da Liberdade - Foto de Léo Quintino (Flickr)

E para você poder ter uma das mais belas vistas de Belo Horizonte você precisa ir até a Praça do Papa também conhecida como Praça Israel Pinheiro. Esta praça na verdade é um mirante que fica a mais de 1100 metros de altura. O nome da praça veio justamente de uma visita que o Papa João Paulo II fez ao local. O local hoje é um ponto para shows e eventos religiosos.

Praça do Papa - Foto de Léo Quintino (Flickr)

Outra praça a ser visitada é a Praça da Estação ou Praça Rui Barbosa, um marco na construção de Belo Horizonte. Aqui foi instalado o primeiro relógio público que fica no alto da sua bela torre. A praça ainda fica perto da antiga estaca ferroviária da cidade. Na praça ainda você pode encontrar dois leões feitos de mármore e uma estátua em bronze que é uma homenagem aos Inconfidentes mineiros.

Belo Horizonte tem grandes hotéis, bons restaurantes, e uma excelente vida noturna. Lá você certamente não se sentirá isolado do mundo. Cultura, história, boa comida, e diversão num só lugar.

A proximidade de Belo Horizonte com as belas cidades históricas do Triangulo Mineiro facilita uma visita às mesmas,  visitas essas que certamente completarão seus dias de férias em Belo Horizonte. Outro ponto fundamental para quem visita Belo Horizonte, ou BH como é carinhosamente chamado pelos brasileiros, é a gastronomia mineira. Eu considero a comida mineira a melhor comida brasileira, tanto no que se refere a pratos salgados como nos doces. Você certamente já deve ter ouvido falar dos queijos de Minas e do maravilhoso pão de queijo mineiro, pois em Belo Horizonte que você vai encontrar tudo isso também!

Em Belo Horizonte também é possível encontrar belas peças artesanais tipicamente mineiras, que vão desde as esculturas em pedra sabão, passando por lindos trabalhos em renda, bordados e crochets!

Minas Gerais é um dos mais belos estados do Brasil, e além disso você encontrará em Belo Horizonte um pouco do calor humano e hospitalidade do povo mineiro, um dos povos mais carinhosos do Brasil. Quer mais do que isso para suas férias? Impossível! Programa-se para suas próximas férias serem passadas em Belo Horizonte, com certeza você vai adorar! 🙂