Ouro Preto - Foto de Morio © - Wikipédia

Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, somente um post para falar de Minas Gerais é pouco; pois na minha opinião trata-se de um estado extremamente rico em história, turismo e cultura. Entretanto, hoje começo por um post simples, a falar superficialmente deste estado que tanto me encanta. Minas Gerais é a quarta maior cidade em extensão territorial, que é de 586.528 km², equivalente à da França. Localiza-se no Sudeste e limita-se a sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com o Mato Grosso do Sul e a noroeste com Goiás.

Ouro Preto – Foto de Morio © – Wikipédia

O estado é o segundo mais populoso do Brasil, com pouco mais de 19 milhões de habitantes, sua capital é a cidade de Belo Horizonte, que reúne em sua região metropolitana cerca de cinco milhões de habitantes. Minas Gerais é muito importante também sob o aspecto histórico: cidades erguidas durante o ciclo do ouro no século XVIII consolidaram a colonização do interior do país e estão espalhadas por todo o estado.

Suas principais cidades são Belo Horizonte, São João Del Rey, Mariana, Congonhas do Campo, Diamantina, Ouro Preto, Sabará, e Tiradentes. Na primeira metade do século XVIII, Minas Gerais tornou-se o centro econômico da colônia, com rápido povoamento; sendo o ouro que lá havia buscado por bandeirantes e pelos colonizadores portugueses. Mais da metade de seu território tem altitudes acima dos 600m, os climas predominantes em Minas são o Tropical e o Tropical de Altitude. As regiões mais altas e o sul do estado apresentam as temperaturas mais baixas, chegando a atingir marcações próximas de 0°C. Nas regiões sul, sudeste, leste e central do estado são registrados os maiores índices pluviométricos. Em outro extremo, nas porções norte e nordeste, as chuvas escassas e as altas temperaturas tornam essas regiões muito susceptíveis à seca. O estado também é muito famoso pela sua culinária, simples e deliciosa.

O artesanato é muito valorizado na região, sendo que é possível encontrar peças feitas de cerâmica, madeira e pedra-sabão.O turismo também na região surpreende pela diversidade de opções que vão desde a roteiros eco-culturais até os roteiros turísticos históricos. Minas Gerais é repleta de locais aprazíveis e de clima agradável, onde é possível relaxar e esquecer do estresse; conjugando tudo isso a visita a lugares históricos que nos levam a uma viagem ao passado muito interessante. Minas destaca-se também nas obras de arte, é possível encontrar em Congonhas do Campo obras do famoso escultor brasileiro ‘Aleijadinho’, a predominância do estilo barroco é maciça na arquitectura e nas obras de arte. Destacamos também a música barroca, tão comum no século XVII e XVII, tocada essencialmente por flauta e cravo.Minas encanta, vale a visita, serão imagens para nunca mais esquecer.

Principais cidades:
Ouro Preto
Diamantina
– Sabará
São João Del Rey

Guia das Cidades:

Cidades Turisticas – Minas