Santuario de Fatima em Portugal
Santuario de Fatima em Portugal

A região de Ourém, em Portugal é muito importante devido ao seu turismo religioso. Foi aqui que Nossa Senhora apareceu em 1917 no local chamado de Cova da Iria. A região de Ourém é o centro espiritual de milhares de peregrinos que vão até Fátima todos os anos.

Além de toda essa riquíssima beleza religiosa, Ourém ainda tem outros fascinantes lugares a serem visitados. Um deles é o Castelo de Ourém do século XII feito como uma forma de defesa da região. Ele fica no alto de um monte e é atualmente o lugar onde fica o núcleo urbano de Ourém. Para chegar até o castelo, você passará por outro ponto interessante como as muralhas das Portas do Burgo que são formadas por arcos e que abrem-se para um grande lago onde se encontra uma fonte gótica.

Santuario de Fatima em Portugal
Santuario de Fatima em Portugal

Outra beleza natural é a Serra de Aire, um local onde você pode ver um pouco da natureza de Ourém, além de prestigiar o Parque Natural das Serras de Aire Candeeiros. Se você for até a serra, não deixe de visitar as aldeias construídas em pedra, como as aldeias de Casais Espertos, Casal Farto, Maxieira, Sobral, Poleiros e Vale Figueira. Além disso, procure pelos vales. Eles são belos, profundos e impressionam pelo seu tamanho; os melhores para serem vistos são o Vale da Fonte, Vale das Queimadas e Vale da Chita.

Aliás, a maior atração de Ourém certamente são as suas aldeias e vilas escondidas na vegetação. É a melhor maneira de você conhecer como era o estilo de vida nas épocas mais remotas de Portugal. Outra vila que você pode visitar em Ourém é Caxarias que é banhada por dois rios. Daqui você pode chegar até Nabão e Freixianda, um local cheio de contrastes entre a natureza preservada e as plantações de milho. O rio de Agroal tem as águas termais e mineralizadas que dizem curam doenças de pele.

Relativamente a hospedagem em Ourém é possível encontrar boas opções que vão desde hotéis 4 estrelas até pousadas, e turismo rural!

Saiba mais em: – Câmara de Ourém