O bélissimo Chalet da Condessa d’Edla em Sintra, foi hoje anunciado como um dos vencedores dos Prémios 2013 União Europeia para o Património Cultural / Europa Nostra, na categoria de Conservação.

O meticuloso restauro executado no Chalet da Condessa d’Edla após um incêndio em 1999, foi conduzido após detalhada pesquisa histórica e com apoio de instituições e universidades na área da conservação nacional. O resultado do restauro impressionou o Júri que reconheceu o elevado charme e importância deste edifício romântico!

Chalet da Condessa d’Edla - EMIGUS ©
Chalet da Condessa d’Edla – EMIGUS ©

Este prémio selecionou 30 vencedores europeus entre cerca de 200 projetos nomeados, em categorias como a “Conservação”, “Pesquisa”, “Contribuição exemplar” e “Educação, formação e sensibilização”, entre os quais se incluem 4 projetos portugueses: o Chalet da Condessa d’Edla, o Liceu Passos Manuel, a Fundação Ricardo Espírito Santo Silva e o Projeto SOS Azulejo.

A 16 de Junho terá lugar a entrega oficial dos Prémios, em Atenas, na presença do Presidente da Grécia, da Comissária Europeia Androulla Vassiliou, e de Plácido Domingo, Presidente da Europa Nostra.

Sala das Heras - Chalet da Condessa d’Edla - EMIGUS ©
Sala das Heras – Chalet da Condessa d’Edla – EMIGUS ©

O projeto do Chalet da Condessa tinha já recebido também o Prémio do Turismo de Portugal 2011 para Novo Projeto Público, bem como o Prémio do Grémio Literário 2011.

Cozinha - Chalet da Condessa d’Edla - EMIGUS ©
Cozinha – Chalet da Condessa d’Edla – EMIGUS ©

Atualmente, o Chalet e Jardim da Condessa d’Edla encontram-se encerrados ao público, na sequência do violento temporal que assolou Sintra a 19 de janeiro, apesar de o edifício não ter sido atingido (apenas houve danos na Casa do Guarda que funciona como bilheteira), a área encontra-se ainda em processo de limpeza e remoção de árvores, pelo que apenas será reaberta quando forem encontradas as condições de segurança necessárias à circulação de visitantes, estimando-se que ocorrerá a 13 de abril de 2013.

Fonte: Maria Alcaparra – Comunicação Parques de Sintra – Monte da Lua