No dia 06 de Setembro de 2013, o Parque de Monserrate venceu na Alemanha (em Juechen), o European Garden Awards atribuído pela European Garden Heritage Network (EGHN) e a Schloss Dyck Foundation. O Parque de Monserrate foi selecionado como como vencedor na categoria “Best Development of a Historic Park or Garden” (Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico).

Há haviamos citado aqui no Bigviagem que o Parque de Monserrate havia sido selecionado como finalista na categoria “Best Development of a Historic Park or Garden” (Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico), pelo júri (constituído por especialistas em jardins e paisagismo) dos Europea Garden Awards, atribuídos pela European Garden Heritage Network (EGHN) e a Schloss Dyck Foundation.

Parabéns à Portugal, parabéns ao Parque de Monserrate e parabéns à todos que contribuem para a preservação do mesmo!

Parque de Monserrate
Parque de Monserrate – Foto de GeraldLuckhurst ©

O Parque de Monserrate tem registado uma curva ascendente constante no que respeita a número de visitantes e, só em 2012, recebeu quase 100.000 visitas, o que representou uma subida de 14,26% relativamente ao ano anterior. Este parque integra jardins e palácio, testemunho dos ecletismos do séc. XIX, a partir do qual os motivos exóticos e vegetalistas da decoração interior se prolongam para o exterior. Consiste num dos mais ricos jardins botânicos portugueses e desde o séc. XIX que se tornou num ponto de passagem obrigatório para viajantes.