O Parque de Monserrate, em Sintra, foi selecionado como um dos três finalistas internacionais na categoria “Best Development of a Historic Park or Garden” (Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico), pelo júri (constituído por especialistas em jardins e paisagismo) dos Europea Garden Awards, atribuídos pela European Garden Heritage Network (EGHN) e a Schloss Dyck Foundation.

A nomeação, entre inúmeros parques e jardins europeus, é elaborada com base em critérios como a utilização de métodos inovadores de implementação e gestão, a relevância para o desenvolvimento urbano, sustentabilidade ou envolvimento da comunidade, bem como a elevada qualidade na construção, restauro e manutenção.

Parque de Monserrate - Foto de Gerald Luckhurst ©
Parque de Monserrate – Foto de Gerald Luckhurst ©

Os European Garden Awards atribuem prémios em três categorias, nomeadamente:

Best Development of a Historic Park or Garden (Melhor Desenvolvimento de um Parque ou Jardim Histórico), que premeia parques históricos e jardins que tenham sido sujeitos a medidas de restauro, melhoria e desenvolvimento, tendo como finalistas: Parque de Monserrate (Sintra, Portugal), o Summer Garden (S. Petersburgo, Rússia) e o Gunnebo Castle and Garden (Suécia).

Contemporary Park or Garden (Parque ou Jardim Contemporâneo), que premeia parques e jardins com conceitos e design contemporâneo de alta qualidade, tendo como finalistas: Foss Mdina (Malta), Floor Works (Genebra, Suíça), Queen Elizabeth Olympic Park (Londres, Reino Unido).

Special Award of the Schloss Dyck Foundation (Prémio especial da Fundação Schloss Dyck), que premeia um grupo ou iniciativa que apoie a criação ou restauro de um parque ou jardim, tendo como finalistas: Nomadisch Grün (Berlim, Alemanha), Festival Arte Sella (Itália) e Realdania (Dinamarca).

A cerimónia de anúncio dos vencedores e entrega dos prémios terá lugar a 6 de Setembro de 2013, em Juechen (Alemanha), contando com a presença de representantes dos 9 finalistas.

Site Oficial: – European Garden Awards

Fonte: MARIA ALCAPARRA – Comunicação – Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.