Santa Paulina
Santa Paulina

Atualmente o turismo religioso tem conseguido atrair milhares de turistas, não só na Europa, mas também no Brasil, Nova Trento em Santa Catarina é prova disso. A cidade situada no Vale do Rio Tijucas, a cerca de 80 quilômetros de Florianópolis, abrigou no ano de 1875 a família da Madre Paulina.

Santa Paulina
Santa Paulina

Madre Paulina, hoje Santa Paulina, chamava-se Amabile Visintainer, nasceu em 16 de dezembro de 1865, em Vígolo Vattaro, Trento, norte da Itália, logo cedo ingressou para a vida cristã, na Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, onde passou a ser chamada de Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

A vida religiosa de Santa Paulina foi exemplar, foi uma pessoa que ajudava incessantemente famílias carenciadas, e veio a falecer em 1942. Vários devotos alcançaram graças que foram posteriormente reconhecidas por autoridades médicas e cardeais da Congregação para a Causa dos Santos; em 1991 foi realizada sua beatificação pelo Papa João Paulo II, na cidade de Florianópolis.

Santa Paulina
Santa Paulina

Atualmente mais de 50.000 pessoas visitam a cidade de Nova Trento mensalmente, onde buscam esperanças e graças na Basílica de Santa Paulina. Os turistas podem visitar o Museu da Beatificação onde estão objetos pessoais de Santa Paulina e também o Museu da Canonização, com todos os documentos acerca da sua vida religiosa. Para além disso o Santuário tem vários lugares interessantes para visitar como o casebre, o calvário, a capela, a ermida, e outros lugares inesquecíveis.

No mês de Maio, anualmente ocorre a principal peregrinação que sai da cidade de Itajaí. É uma caminhada de dois dias e conta com a participação de 1.700 pessoas. O Santuário de Santa Paulina, celebra anualmente 3 festas:

3º domingo de janeiro – Aniversário da DEDICAÇÃO do Santuário Santa Paulina.

3º Domingo de maio – Aniversário de CANONIZAÇÃO de Santa Paulina.

2º Domingo de julho – FESTA LITÚRGICA de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

Saiba mais no site oficial: – Santa Paulina