Estátua de Padre Cicero em Juazeiro do Norte

A cidade de Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará, conhecido em todo o Brasil e até mundialmente por ser a terra do Padre Cícero. Foi aqui que o Padre mais famoso e querido do país pregou durante sua vida e é onde ele está enterrado. Padre Cícero atrai milhares de turistas, peregrinos e romeiros de todos os locais e já tornou o município o segundo maior polo de turismo religioso do Brasil.

A cidade de Juazeiro do Norte possui toda a infraestrutura necessária para receber o peregrino. O calendário turístico da cidade se resume as festas religiosas que são as de Nossa Senhora das Candeias em fevereiro, aniversário de morte do Padre Cícero no mês de julho e Dia do Romeiro em novembro; além dessas existem outras cinco festas.

A famosa estátua do Padre Cícero tem 25 metros de altura e fica na Serra do Horto; próxima a cidade de Juazeiro. Aliás, a cidade também é famosa pela qualidade do artesanato e pelas peças em ouro, madeira, couro, papel e palha.

A história da cidade de Juazeiro ajudou a fama de Padre Cícero. Até 1872, o local era destinado aos escravos e arruaceiros, mas no mês de abril do mesmo ano, Padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, chegou ao local e fixou residência. Ele a partir de então mudou a história da região

Em pouco tempo o Padre Cícero conseguiu mudar os rumos do local e a cidade começou a ficar prospera; nada mais de bebedeira ou prostituição. Mas foi um acontecimento em 1889 que mudou de vez a rotina do local. Neste ano, ao dar a hóstia para Maria Magdalena do Espírito Santo, o Padre Cícero teve uma surpresa, pois a hóstia se transformou em sangue. O mesmo fato acabou por se repetir mais vezes com outros moradores da região; as toalhas usadas para limpar a boca ficaram muito tempo expostas para a visitação. Apesar de tudo, a igreja católica nunca reconheceu o milagre de Padre Cícero e ele não foi beatificado.

Depois desse milagre, a cidade passou a ser visitada por peregrinos de todo o país, principalmente do nordeste. Em novembro, mês de finados, mais de dois milhões de pessoas participam da grandiosa romaria.

Estátua de Padre Cicero em Juazeiro do Norte
Estátua de Padre Cicero em Juazeiro do Norte

Você pode começar a visita pela Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, o centro dos eventos religiosos que acontecem na cidade. No altar da matriz fica a imagem que Padre Cícero mandou vir da França. Aproveite também é vá conhecer a Igreja de São Francisco que abriga um dos maiores conjuntos religiosos do norte e do nordeste, além da imagem gigantesca de São Francisco.

Depois vá até a Capela do Perpétuo Socorro onde fica a maior parte dos peregrinos; ela foi erguida pelo próprio Padre Cícero e no altar mor da capela está o túmulo do Padre Cícero.

E se você quiser conhecer mais sobre a vida de Padre Cícero tem que visitar o museu do Padre Cícero, onde você terá uma biblioteca repleta de fotos da época além do Museu do Padre Cícero onde estão guardados todos os objetos do Padre Cícero, como chapéus, batinas e óculos além das imagens que pertenciam ao padre.

Fotos: de Lourenço Torres disponibilizada na Wikipédia

Site Oficial de: Juazeiro do Norte

17 COMENTÁRIOS

  1. Juazeior do norte pense num lugar BOOM, oxente melhor do que isso num tem, um luga alegre, religioso, maravilhoso e acima de tudo onde nosso padin Cicero esta enterrado, um lugar também onde muitas pessoas vão a passeios …. eu já fui e não mim canso de ir, hôÔô lugar bom de se ver e viver! Amuu pqsss ! Lugar de muitas bencao, e o horto lugar maravilhoso e impossível de esquecer !!

  2. Eu todo ano visito o juazeiro do meu padrinho cicero leva meu povo aqui de uma cidade do agreste de pernambuco sou romeiro do meu padrinho cicero e da mãe das dores amo essa cidade.Bença meu padim ciço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. BOM EU JA FUI A JUAZEIRO E ACHEI UM LUGAR LINDO E MUITO CHAMATIVO EU QUERO QUE DEUS ME DER MUITO ANOS DE VIDA PARA TODO ANO EU PODER IR AU JUAZEIRO ADOREI E UM DOS CANTOS QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI O HORTO E O FRANCISCANO

  4. Não pretendo criticar, mas não é um dos melhores textos sobre a história da cidade e nem sobre o Padre Cícero, acho apenas que devia melhorar um pouco as pesquisas antes de fazer textos e publica-los , mas é isso ai espero que melhore não que você seja ruim, se quiser não leve a sério,pois é apenas um comentário de uma pessoa normal que é da cidade e tem alguns conhecimentos sobre o assunto, enfim você pode apenas não ter se aprofundado no assunto.

    • Grata Sanderson, e vc nem tem idéia de como foi difícil fazer este texto dado que eu pessoalmente encontrei pouquissimas informações sobre este excelente ponto turístico brasileiro, vai ver foi por isso que vc não gostou do nosso texto, mesmo assim obrigada pela sua crítica construtiva.

      • Você não entendeu errado, pois foi um bom texto, principalmente nos três últimos parágrafos,porque o texto começa falando como Juazeiro era antes, e como ficou depois da chegada do Padre,e no final você fala sobre alguns dos mais visitados pontos turísticos de Juazeiro, isso enriquece bastante seu ponto de argumentação, como se você estivesse dizendo “não acredita pode conferir “,enfim sei que é difícil fazer textos sem repetir palavras, ou ter erros de português entre outros.então classificaria como um bom texto mesmo.
        OBS: Sanderson não é verdadeiro, é PEDRO ANDRADE.

  5. eu tenho bastante fe no meu santo padre cecero gostou muito de ir para a juazeiro em setenbro todos os amos eu vou para la e pesso adeus para eu i deus mide a minha saude padre cicero mi ajude eu minha familia amigos abraco

  6. adorei visitar juazeiro do norte,um lugar muito interessante e com lendas super impressionantes gostei muuito espero voltar mais vezes.

  7. Estive ontem, dia 23 em Juazeiro do Norte para uma visita obrigatória á estátua do Pe. Cícero. Acompanhado de meus irmãos e mãe, fiquei encantado com tudo. Lá rezei, fiz meus pedidos aos pés da imagem e deixei meu nome em recordação deste dia. Agradeci pelo maravilhoso dia e recomendo a todos que tem amor ao nordeste e respeito a este povo maravilhoso, que visite a região e conheça mais deste Brasil tão lindo.

  8. não vou comentar só gostaria de fazer umas perguntas sobre o turismo religioso na cidade de juazeiro

    primeira: quais as infra estruturas turísticas o turismo religioso mais necessita neste local?

    segunda: e o que pode ser feito para que as infra estruturas supram as necessidades do turistas?

    obrigada
    ficarei muito grata se me responderem

    • Cara Angélica como vc deve prever o local certamente deve necessitar de mais alojamentos adequados aos milhares de visitantes que fazem peregrinação.
      Em segundo lugar penso que cabe a prefeitura local e ao estado ( já que o turismo é uma fonte de renda para a cidade) elaborar um plano que envolva restaurantes, hoteis, transportes, e etc.

  9. E se você quiser conhecer mais sobre a vida de Padre Cícero tem que visitar o museu do Padre Cícero, onde você terá uma biblioteca repleta de fotos da época além do Museu do Padre Cícero onde estão guardados todos os objetos do Padre Cícero, como chapéus, batinas e óculos além das imagens que pertenciam ao padre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here