Estátua de Padre Cicero em Juazeiro do Norte

A cidade de Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará, conhecido em todo o Brasil e até mundialmente por ser a terra do Padre Cícero. Foi aqui que o Padre mais famoso e querido do país pregou durante sua vida e é onde ele está enterrado. Padre Cícero atrai milhares de turistas, peregrinos e romeiros de todos os locais e já tornou o município o segundo maior polo de turismo religioso do Brasil.

A cidade de Juazeiro do Norte possui toda a infraestrutura necessária para receber o peregrino. O calendário turístico da cidade se resume as festas religiosas que são as de Nossa Senhora das Candeias em fevereiro, aniversário de morte do Padre Cícero no mês de julho e Dia do Romeiro em novembro; além dessas existem outras cinco festas.

A famosa estátua do Padre Cícero tem 25 metros de altura e fica na Serra do Horto; próxima a cidade de Juazeiro. Aliás, a cidade também é famosa pela qualidade do artesanato e pelas peças em ouro, madeira, couro, papel e palha.

A história da cidade de Juazeiro ajudou a fama de Padre Cícero. Até 1872, o local era destinado aos escravos e arruaceiros, mas no mês de abril do mesmo ano, Padre Cícero Romão Batista, o Padre Cícero, chegou ao local e fixou residência. Ele a partir de então mudou a história da região

Em pouco tempo o Padre Cícero conseguiu mudar os rumos do local e a cidade começou a ficar prospera; nada mais de bebedeira ou prostituição. Mas foi um acontecimento em 1889 que mudou de vez a rotina do local. Neste ano, ao dar a hóstia para Maria Magdalena do Espírito Santo, o Padre Cícero teve uma surpresa, pois a hóstia se transformou em sangue. O mesmo fato acabou por se repetir mais vezes com outros moradores da região; as toalhas usadas para limpar a boca ficaram muito tempo expostas para a visitação. Apesar de tudo, a igreja católica nunca reconheceu o milagre de Padre Cícero e ele não foi beatificado.

Depois desse milagre, a cidade passou a ser visitada por peregrinos de todo o país, principalmente do nordeste. Em novembro, mês de finados, mais de dois milhões de pessoas participam da grandiosa romaria.

Estátua de Padre Cicero em Juazeiro do Norte
Estátua de Padre Cicero em Juazeiro do Norte

Você pode começar a visita pela Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, o centro dos eventos religiosos que acontecem na cidade. No altar da matriz fica a imagem que Padre Cícero mandou vir da França. Aproveite também é vá conhecer a Igreja de São Francisco que abriga um dos maiores conjuntos religiosos do norte e do nordeste, além da imagem gigantesca de São Francisco.

Depois vá até a Capela do Perpétuo Socorro onde fica a maior parte dos peregrinos; ela foi erguida pelo próprio Padre Cícero e no altar mor da capela está o túmulo do Padre Cícero.

E se você quiser conhecer mais sobre a vida de Padre Cícero tem que visitar o museu do Padre Cícero, onde você terá uma biblioteca repleta de fotos da época além do Museu do Padre Cícero onde estão guardados todos os objetos do Padre Cícero, como chapéus, batinas e óculos além das imagens que pertenciam ao padre.

Fotos: de Lourenço Torres disponibilizada na Wikipédia

Site Oficial de: Juazeiro do Norte