O Museu Frida Kahlo está situado na cidade do México, na casa onde a pintora nasceu, viveu e morreu, conhecida como “Casa Azul”! O museu nasceu 4 anos após a morte de Frida Kahlo e em seu acervo estão algumas de suas telas, objetos pessoais,  documentos inéditos, fotografias, desenhos, vestidos e livros. Segundo dizem, o  feito deve-se ao grande amigo da pintora, o poeta Carlos Pellicer, seguindo as orientações de Diego Rivera, marido de Frida.

Frida Kahlo teve uma história de vida tumultuada ao lado de seu marido, também pintor, Diego Rivera. Frida e Diego viveram uma história de amor conturbada e passional, amavam-se loucamente, porém ambos eram infiéis.

Frida era bissexual e Diego só permitia suas traições com as mulheres, porém
não permitia que Frida se relacionasse com outros homens. Diego por sua vez traiu Frida com sua irmã mais nova, ou seja, sua cunhada. Com a irmã de Frida teve 6 filhos, e Frida nunca pôde lhe dar um filho. Frida separada de Diego, resolve em 1940, retomar o seu casamento, porém cada um em sua casa.

Foto de Peter Andersen © – Wikipédia

O segundo casamento foi tão tumultuado quanto o primeiro e marcado por brigas violentas. Ao voltar para o marido, Frida construiu uma casa igual a dele do lado da que eles tinham vivido, exatamente onde hoje está o Museu Frida Kahlo.

As duas casas eram unidas por uma ponte, onde tanto Frida, quanto Diego podiam atravessar para estarem juntos; dado que desde a retomada do casamento, decidiram não mais conviver sob o mesmo teto. A casa que pertencia a Diego Rivera, também se transformou num museu, onde pode ser visto a obra e objetos pessoais do pintor.

São dois museus, um ao lado do outro, o que significa que o turista terá muito para apreciar nos dois locais. Frida e Diego são venerados no México, dado que ambos levaram o nome do país aos 4 cantos do mundo com suas obras de artes irreverentes e porque não dizer impactantes! Quem visitou o local, narra que sente-se a energia de Frida em todos os cantos, um misto de paixão pela arte, pelas cores, por Diego, combinado a uma vida conturbada e porque não dizer infeliz.

Se você aprecia artes plásticas, eis um excelente local para viajar nos meandros da arte, das cores, da vida, da paixão, do amor, dos amores passionais, e da intimidade de dois símbolos mexicanos, Frida Kahlo e Diego Rivera!

Col. Del Carmen, Coyoacán –  Cidade do México 04100 – México