A Muralha da China é certamente o maior monumento que você verá em toda a sua vida. Literalmente falando. Dizem que ela pode até mesmo ser avistada do espaço. É uma fortaleza que se estende por quase 4 mil quilômetros, com cerca de 40 mil torres e cobre todo o horizonte; espalha-se pelo topo das montanhas e se esconde na vegetação de tom cinza, para depois ressurgir imponente.

A muralha começou a ser erguida por volta de 221 a.C. por determinação do primeiro imperador chinês, Ch’in. A grande Muralha da China, que já foi palco de disputas e guerras agora se tornou um desafio para os esportistas com a realização de maratonas, já imaginou percorrer todo este trajeto? Se você cansou só de pensar, saiba que essa maratona reúne milhares de pessoas.

Além de ser um belíssimo ponto turístico, ele retrata toda a inteligência e sabedoria do povo chinês. Antigamente servia como o mais completo sistema de defesa militar que se conheceu; hoje atrai turistas em busca de aventuras tanto chineses quanto estrangeiros.

Ela é considerada uma das sete maravilhas do mundo e desperta curiosidade e interesse de qualquer pessoa. Em 1987 foi incluída no catálogo do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO.

A construção da Muralha tinha dois propósitos: unificar o território chinês e proteger contra a invasão de outros povos. Seu desenho e construção são um reflexo fiel da sabedoria e das estratégias dos construtores daquele tempo.

A construção da Muralha foi feita aproveitando o contorno dos vales e montanhas. Então você pode perceber que a visão será espetacular já que junta a natureza com uma obra do homem.

Além de contemplar toda essa paisagem, você ainda encontrará torres e passos estratégicos que tinham a função de servir como um tipo de alarme para os possíveis ataques.

Ela não é mais usada como proteção ou arma de guerra; agora é um patrimônio histórico capaz de atrair turistas que tentam desvendar seus mistérios e contemplar a beleza arquitetônica imaginando como ela pôde ser construída naquela época, com poucos recursos.

Foto: Wikipedia

ler também:

. Turismo pela bela Beijing – Pequim