Praia de Águas Belas - Foto de IgorCS Wikipédia

O Estado do Ceará, especialmente sua capital, Fortaleza é um dos destinos turísticos mais apreciados e procurados no Brasil. Ceará, situado na região do nordeste brasileiro antigamente estava pouco acostumado a receber turistas, hoje se modernizou e tem toda a infraestrutura para turista nenhum colocar defeito e se sentir em um paraíso tropical.

O Ceará é um estado litorâneo, então pode esperar uma orla extensa e variada. Os banhistas locais recomendam a Praia do Futuro que tem águas muito límpidas. As praias do Meireles e Mucuripe são ótimas para boas caminhadas já que tem calçadões e quiosques com muitos petiscos a beira-mar.

E se você quiser ainda pode ir para praias menos badaladas, como a de Canoa Quebrada e Jericoacoara. E não se preocupe que sempre há uma operadora de turismo para te levar para esses recantos. Fortaleza, a capital do Ceará  é o local ideal para se comprar artesanato típico; são peças belíssimas e que agradam qualquer turista. As rendas e os labirintos artesanais possuem maior destaque nas imediações do litoral, enquanto o interior se destaca mais pelos bordados cearenses.

Um dos melhores locais para se comprar artesanato é a Feirinha da Beira-Mar, ou Feirinha do Náutico; um local que fervilha de turistas. A Feirinha fica na Praia do Meireles.

Praia de Águas Belas - Foto de IgorCS Wikipédia

Outro local muito famoso e ponto turístico importante do Ceará é o Beach Park, que fica nas dunas de Aquiraz. O parque já tem 20 anos e mesmo assim continua se modernizando e já tem quase 35 mil m²,  e é dividido em áreas temáticas que agradam desde as crianças, os adultos e os jovens apaixonados por aventuras aquáticas.

Outro local que merece ser visitado no Ceará, é o Mercado Central de Fortaleza que fica em um prédio de 4 pisos.  A dica aqui é ver todos os pisos, pechinchar e depois sair as compras, certamente este é um dos locais que mais atraem os turistas amantes das compras.

Cedro e Galinha Choca Quixadá - Foto de Fábio Barros Wikipédia

Além das praias você também pode dar uma olhada na Catedral de Fortaleza, a terceira maior de todo o Brasil e que tem capacidade para mais de 5 mil pessoas e é toda construída em estilo gótico. Um monumento do Ceará a ser contemplado.

O clima no Ceará é agradável o ano inteiro, por isso lá o turismo é fonte de renda para milhares de cearenses. A temperatura média é alta aproximadamente de 26 a 28ºC.É raro as temperaturas ultrapassarem os 35 °C na região litorânea, ao contrário do que ocorre no Sertão  cearense.

Já a Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção foi onde a cidade de Fortaleza realmente começou a ser fundado merece uma visita demorada, o local é lindo.Para além de sua capital bélissima, o Ceará tem outras cidades que merecem ser visitadas como Juazeiro do Norte, Crato e Sobral.

A capital do Ceará, Fortaleza está bem servida em matéria de hotéis. Lá é possível encontrar desde grandes hotéis 5 estrelas até simpáticas e aconchegantes pousadas! A gastronomia local é fabulosa, sendo considerada uma das mais saborosas do nordeste brasileiro.

As praias mais famosas do Ceará são:

– Praia de Jericoacoara
– Praia de Canoa Quebrada
– Praia de Porto das Dunas
– Praia das Fontes
– Morro Branco
– Icaraí
– Presídio
– Baleia
– Flecheiras
– Cumbuco
– Lagoinha
– Águas Belas

Alguns dos espaços culturais importantes do estado do Ceará são:

– Casa de José de Alencar (que abriga o Museu da Renda,e o Museu da Antropologia)
– Museu da Imagem e do Som do Ceará
– Museu do Ceará
– Theatro José de Alencar
– Museu Sacro São José de Ribamar
– Centros históricos da cidades de Sobral, Icó, Aracati e Viçosa do Ceará.

Veja abaixo o vídeo produzido pela Setur do Ceará: