Penso que falei aqui poucas vezes sobre o tema compras, em especial em Lisboa. Apesar do Euro estar perto dos R$ 3,00 (Três Reais), em Portugal ainda assim é possível fazer excelentes compras. Costumo dizer que se você vier a Portugal no inverno, deixe para comprar as roupas aqui, primeiro porque, por mais quentinha que for a roupa que você irá encontrar no Brasil, duvido que ela consiga te aquecer e te proteger do frio daqui; e em segundo lugar, porque aqui em Portugal, sem dúvida alguma, você vai pagar as roupas muito mais barato do que pagaria no Brasil.

Se for verão, aqui também encontram-se excelentes opções de compras por preços bons. Na minha opinião, tudo no Brasil é muito caro, vou citar um exemplo direcionado às mulheres, cheguei a ver brincos e bijuterias que no Brasil custam 3 vezes mais do que se comprada em Portugal; o mesmo digo sobre os perfumes. Existe uma loja de perfumes brasileira, (a mais amada no coração das mulheres, já podem imaginar qual é não?) que vende seus produtos aqui em Portugal em lojas próprias por 30%, 40% e em alguns produtos 50% mais barato que no Brasil. Não cito nome porque me desculpe, não merece, certo? Acho isso extremamente injusto, pronto, já sei agora vão me dizer que os impostos no Brasil são muito altos e por isso o preço também é alto. Bem, mas faça-me o favor de ao menos por o preço igual ao do Brasil e não mais barato; até porque quem vai comprar esses produtos são as Brasileiras que moram em Portugal (que conhecem e já são fãs da marca), porque a mulher Européia não abre mão de perfumes de grandes grifes como Dior, Chanel, Armani, YSL, que são muito baratos aqui.

Em Lisboa, o turista pode encontrar excelentes lojas no Centro Comercial Colombo, próximo ao Estádio do Benfica, e também no Centro Comercial Vasco da Gama na Expo. Ambos têm acesso fácil através de transporte público (Metro). Lojas que habitualmente costumo indicar, Zara, Mango, H&M, Stradivarius, etc.

A Avenida Liberdade, que liga a Praça dos Restauradores à Praça Marquês de Pombal, é uma das avenidas mais lindas de Lisboa, onde o  turista vai encontrar lojas das grifes mais famosas do mundo como Ermenegildo Zegna, Armani, Calvin Klein, Hugo Boss, Marc Jacobs, Louis Vuitton, Escada, etc.

Compras em Lisboa
Compras em Lisboa – Foto de Kátia Pinheiro ©

Razoavelmente próximo da Praça Marquês de Pombal, o turista também encontrará o excelente Centro Comercial Amoreiras. Já na Baixa Pombalina, na Rua Augusta e ruas paralelas, existem excelentes lojas de rua de marcas menos famosas, porém com produtos de muita qualidade. No Chiado, não faltam também boas lojas, livrarias, e cafés aconchegantes.

Armazéns do Chiado - Foto da Página do Facebook ©
Armazéns do Chiado – Foto da Página Oficial  do Facebook ©

Relativamente aos souvenirs, também encontra-se na Praça dos Restauradores, várias lojas onde é possível comprar diversos tipos de recordações de Portugal, desde o famoso Galinho de Barcelos, símbolo de Portugal, bordados e rendas de Portugal, cerâmicas típicas, até os mais belos típicos xailes portugueses; por preços amigos.

Bem, depois destas dicas todas, guarde seu dinheiro para gastar em Portugal. Tenho certeza de que você não vai se arrepender! 😉