Viagens, Turismo e Férias - Diversos

O que vestir em Portugal?

O que vestir em Portugal?
4.67 (93.33%) 3 votos

Algumas leitoras me escreveram a perguntar o que vestir em Portugal? Muitas delas pretendem vir de férias, outras pretendem morar, enfim, cada uma por um motivo; mas com as mesmas dúvidas: Como se veste a mulher portuguesa? Por todos os anos que moro em Portugal posso dizer que na minha opinião a mulher portuguesa é muito elegante e veste-se muito bem. Algumas podem nem ser bonitas, mas vestem-se tão bem que acabam por efetivamente chamar muito a atenção pela elegância.

O que vestir em Portugal

Modelos exclusivos ZARA ©

Inverno ou verão, pelo que observo as portuguesas costumam ter os cabelos sempre muito bem cuidados. No quesito roupa, no inverno atual as cores que vejo pelas ruas de Lisboa, e zona centro de Portugal, são os tons ocre, caramelo, castanhos, beges, vinho, bordeaux, e tons mostarda e terra.

Casacos 7/8, longos, com alguns detalhes em pele sintética andam em alta. Botas cano alto (ou longo) ou os botins (cano médio) em tons de preto, bege, castanhos e caramelo. O cachecol é peça chave, há de diversos estilos. As blusas de lã, aqui chamadas de camisolas, tendem para as cores acima citadas e são essenciais para se sentir aquecida.

Importante, a roupa de frio que é usada no Brasil, não é suficiente para o frio que faz em Portugal. Por isso, a dica é deixar para comprar em Portugal as roupas de inverno, para além de ser muito mais barato que é no Brasil (região Sul e Sudeste), em Portugal você encontrará roupa de excelente qualidade e que realmente vai te aquecer.






Quanto as roupas a serem utilizadas no verão, como disse acima as mulheres portuguesas são sempre elegantes, e esta elegância se mantém no verão. É raro ver uma mulher portuguesa desarrumada, ao menos eu vi poucas que posso dizer que não estavam elegantes.

No verão de Portugal, evite utilizar saias e shorts muito curtos, opte por comprimentos médios para não cair na vulgaridade. Quanto aos decotes, o que observo é que em Portugal são poucas as mulheres que usam decotes profundos, por isso se você desejar ficar sintonizada com a moda e o estilo de Portugal, tente evitar decotes muito reveladores.

Quanto aos sapatos, as famosas sapatilhas (aqui conhecidas por Sabrinas) são sempre garantia de conforto e de estar adequadamente bem calçada, principalmente se você tiver que caminhar bastante. Se você gosta de salto, as sandálias são bem vindas, porém para conhecer as ruas e becos de Lisboa, aconselho que utilize sapatos sem salto ou de salto baixinho. Acessórios como pulseiras, anéis, relógios, colares e lenços podem dar um toque elegante ao seu visual, mas use com moderação, sem muitas misturas. A boa novidade é que em Portugal há muitas lojas de qualidade que vendem bijuterias lindas e a um preço fabuloso.

É importante lembrar que morar em Portugal é diferente de passar férias. Obviamente que nas férias se aceita um estilo mais despojado e confortável, dado que provavelmente seus dias serão intensos, e você terá que quase sempre caminhar muito.

Bom lembrar que muitas vezes a Primavera é fria em Portugal, pode fazer dias de sol, mas com uma brisa fria. A noite quase sempre é fria. Por isso é bom ter roupas de meia estação e um casaco mais quentinho para se proteger a noite do frio e do vento.

O que vestir em Portugal?

Se você vier morar em Portugal, com certeza irá se acostumar a um estilo mais clássico e elegante, e aos poucos irá conseguir se encaixar na moda que vê pelas ruas e pelas montras (vitrines) ; uma coisa eu garanto, coisas lindas para comprar por aqui é o que não faltam! Por isso, aproveite bastante! 🙂

Bem, espero ter podido com este breve post responder as perguntas de todas que me escreveram, e desejo que vocês tenham uma boa estadia neste país lindo e que eu tanto amo: Portugal! Qualquer dúvida podem deixar as questões nos comentários! 🙂



73 Comentários

  • BOA TARDE .
    SOU BRASILEIRA E ESTOU PENSANDO EM VISITAR PORTUGAL NAS FÉRIAS DE JUNHO E GOSTEI MUITO DAS DICAS A QUESTÃO DAS ROUPAS , POIS NÃO QUERO PARECER VULGAR DIANTE DAS PESSOAS QUE IREI CONHECER , OBRIGADA.

  • BOA TARDE.
    SOU BRASILEIRA E ESTOU INDO PARA PORTUGAL NOS PROXIMOS DIAS E GOSTARIA DE DICAS DE ONDE COMPRAR ROUPAS BARATAS E ELEGANTE EM LISBOA , OBRIGADA.

  • olá gostei das suas dicas sobre roupas, vou a Lisboa durante o inverno poderia me enviar algum endereço de loja para comprar roupas de inverno isso me preocupa muito ,obrigada desde já ,abraço

    • Olá Cibele,
      Em Lisboa, vc poderá encontrar boas lojas no Centro Comercial Colombo, situado perto do Estádio de Benfica.
      Poderá também encontrar excelentes lojas no Centro Comercial Vasco da Gama, na Expo.
      Ambos têm Metro na porta e é fácil chegar até lá, caso vc necessite ir de transporte público.
      Eu elenco boas lojas como a Zara, a Mango, a Stradivarius, etc.

  • Olá gostei muito das suas dicas. Esterei viajando para Portugal em janeiro de 2014. Ficaremos 10 dias na Ilha da Madeira e mais 10 dias visitando Lisboa e mais algumas cidades turísticas próximas. Iremos eu , meu marido, filhos de 5 e 11 anos e minha sogra que é portuguesa, mas está no Brasil a 50 anos. Estou ansiosa e ao mesmo tempo apavorada com o inverno rigoroso. São muitos dias e não tenho ideia da quantidade de roupa de frio que devo levar…. Estive em uma loja de inverno aqui no RJ e me sugeriram underwear térmica, blusas de fleep e bota forrada. Mais como somos 5 pessoas vai ficar caríssimo…. Pode me ajudar? Tem alguma dica da quantidade de roupa de frio? Enfim…. Obrigado. Abraços. Alessandra.

    • Olá Alessandra, o inverno em Portugal é frio, rondando os 4 ou 5º graus em inverno, mas na minha opinião é suportável; ao norte do país pode-se atingir temperaturas negativas e neve. A minha sugestão é sempre trazer o básico, um casaco 7/8 (até o joelho), uma bota de qualidade, cachecol, e blusas de lã. Mas aqui em Portugal se comparar com os preços do Brasil, as roupas são muito baratas e de excelente qualidade. Vc pode trazer o básico e comprar aqui o que precisar, assim compra boas peças, com excelentes preços, e ainda tem a vantagem de não trazer muito peso na sua mala. Boa viagem.

  • Oi sou Brasileira e vou a passeio a POrtugal em fevereiro,o que devo usar,e onde encontro o tipo de roupa aqui em Fortaleza ceará?Com preços mais acessiveis.
    Obrigada!

    • Olá Mara, não sei se em Fortaleza vc encontrará roupas quentinhas para o inverno de Portugal.
      Outro dia respondi uma pergunta semelhante a sua, e a dica que eu dei foi trazer o básico para inverno e comprar o restante aqui, onde vc vai encontrar excelentes preços se comparado ao Brasil, melhor qualidade, e roupas quentinhas e que de fato vão te aquecer aqui. Qdo vim morar em Portugal trouxe uns casacos de frio, que so fizeram peso na mala pq aqui não me aqueceram em nada. 🙂 Espero ter ajudado.

  • Boa tarde Kátia,
    parte da familia do meu marido mora em Portugal, e nós estamos querendo passar o Natal lá. Temos 3 crianças (3, 6 e 9 anos). Como tenho medo do frio que faz em Portugal, gostaria de saber a sua opinão: Conseguiremos aproveitar nossas férias com as crianças no inverno, ou é insuportável?
    Obrigada!!! 😉

    • Olá Ivana, outro dia respondi mais abaixo uma pergunta parecida com a sua onde eu dizia em relação as roupas que o ideal é trazer o básico para inverno e comprar o restante aqui, onde vc vai encontrar excelentes preços se comparado ao Brasil, melhor qualidade, e roupas quentinhas e que de fato vão te aquecer aqui.
      O frio é suportável, dependendo da região pode chegar a 3ºC ou 6ºC negativos, mas é bastante suportável. Na Serra da Estrela há neve e é uma excelente oportunidade para seus filhos verem de perto este espetáculo único.
      Geralmente o inverno por aqui faz dias lindos, com céu muito azul, e sol. Garanto que será inesquecível. 🙂

  • Olá! Estou indo para Porto e Lisboa no final de março, gostaria de saber sobre o clima, faz muito frio? O que vc me aconselha a estar levando na mala?? Super obrigada! Bjo

    • Olá Kátia, nesta época já não faz tanto frio, mas ainda faz…rsss
      Como eu sempre sugiro aqui no blog, se puder prefira comprar roupas aqui que são mais adequadas ao clima do país do que as que encontramos no Brasil. Caso não possa, traga uma bota confortável, meias, cachecol, blusas mais quentinhas, e um casaco quente 7/8. Se for andar muito um tênis ajuda bastante.Pode trazer uma roupa mais leve, mas sinceramente pela experiência que tenho de 8 anos a viver em Portugal, não creio que nesta época a temperatura esteja boa para roupa mais leves. Aqui normalmente faz tempo bom (verão) somente em junho/julho/agosto, às vezes o calor mesmo so aparece em julho,agosto e um pouco de Setembro. 🙂
      Espero ter ajudado. Abçs

  • Olá Kátia,
    Pode me recomendar um bom salão de beleza em Lisboa, sabe onde coloca mega hair em lisboa? Obrigada

    • Olá Bianca, infelizmente não sei, ainda ontem pensei nisso pq vi uma atriz portuguesa usando (numa novela), e fiquei imaginando onde será que ela tinha colocado. Ainda não descobri, se eu souber volto a por aqui nos comentários. 🙂 Boa sorte na procura.

  • Oi Kátia,
    Estou indo para Lisboa e Porto no dia 15 de Agosto, qual o clima que vou encontrar?
    Ainda é quente? Dia e noite? Abraços e obrigada!

    • Olá Silvia,
      Sim Agosto é o ápice do verão. 🙂
      Por vezes é considerado o mês mais quente.
      A noite geralmente esfria, e a temperatura cai consideralvemente.
      Digo isso pq já vivenciei em Lisboa 40º durante o dia e 10º a noite.
      Qto as roupas, fica aqui uma dica que toda mulher vai adorar, se tiver intenção de fazer compras, faça aqui em Portugal. Há mtas lojas de roupas, bijuterias, perfumes e maquiagens nos shoppings com preços (na minha opinião) bem mais em conta do que no Brasil. 🙂 Boa viagem.

  • Olá Kátia
    Estarei viajando para Portugal em outubro, minha mãe (89 anos), minha irmã (60) e Eu (59), gostaria de saber como me vestir para chegar em Portugal e o que levar para 10 dias. Agradecida.

    • Olá Olga, em Outubro já temos um pouco de frio. Digo um pouco pq em Portugal geralmente são 9 meses de frio. Agora estamos no verão, porém o calor ainda não chegou por aqui. Eu sempre aconselho que se traga uma bota confortavel, um casaco 7/8 (até o joelho) e malhas interiores (blusas de frio). Traga tbm alguma peça mais leve de outono, como um Twin Set. Porém para nao sobrecarregar a mala e vc tiver condiçoes a minha dica é trazer o básico e comprar aqui alguma peça, primeiro pq os preços (na minha opinião) se comparado com o Brasil são excelentes e a qualidade tb. Boa viagem.

  • Olá ! Vou a Portugal e Espanha agora em setembro. Gostaria de algumas dicas de como se vestir no dia a dia. Vou a passeio 13 dias. Obrigada, um abraço.

  • Oi, Boa noite,
    Vou a Portugal dia 17/09 e passarei 10 dias, então faço da pergunta acima a minha também. Estou em dúvida do que levar para o dia e à noite.
    Penso em levar um salto para curtir a noite no Bairro Alto.

    • Olá Priscila, bem…toda Lisboa tem um tipo de calçada típica feita com um tipo de pedra que além de escorregar qdo chove, tem umas reentrâncias onde quase sempre se for salto fino…fica preso nestes buraquinhos. Creio que a esta altura do mês ainda deve estar calor, já que este ano o verão chegou tarde em PT e ainda estamos tendo dias quentes. Sugiro que traga um sapato de salto alto, já que vc deseja sair a noite, mas tente optar por um salto mais grosso para nao ter que ficar se equilibrando sobre o sapato. Sugiro que traga roupa para meia estação, e um agasalho mais quentinho para a noite. Se for andar mto pela cidade a pé, opte por sapatilhas confortáveis ou tênis. Espero ter ajudado, depois nos conte o que achou das calçadas portuguesas. São lindas, mas tem que ser um pouco equilibrista para andar com salto alto 🙂 rsss

  • Olá, bom dia!
    Sou brasileira e estou indo passar alguns dias de férias em Portugal no início de novembro e gostaria de saber que tipo de roupa levar, pois a região que moro aqui em Brasil é bem quente e não conheço o clima de lá. Abraços

    • Olá Cleo, a minha sugestão é chegar em Portugal e comprar roupas aqui. Não creio, principalmente se vc mora numa região quente do Brasil, que vc consiga encontrar roupas que irão te aquecer aqui. Aqui geralmente faz +/- 9 meses de frio durante o ano. Novembro e Dezembro são os meses onde o inverno é quase sempre rigoroso. Boa viagem.

  • ola , estou indo passar as férias em Portugal em janeiro de 2015, gostaria de dicas do que levo, tipo sapatos , botas e roupas, , e preciso levar vestido? se puder me de dicas, bjo

    • Olá Mara, como eu respondi abaixo para outra leitora, a minha sugestão é chegar em Portugal e comprar roupas aqui. Eu acho que as roupas de frio que temos no Brasil não são suficientes para nos proteger do frio que faz aqui. Em janeiro e´sempre mto frio. Eu sempre aconselho que se traga uma bota confortavel, um casaco 7/8 (até o joelho) e malhas interiores (blusas de frio). Porém para nao sobrecarregar a mala e vc tiver condiçoes a minha dica é trazer o básico e comprar aqui alguma peça, primeiro pq os preços (na minha opinião) se comparado com o Brasil são excelentes e a qualidade tb. Boa viagem.

  • Olá Kátia! Bem estou com viagem marcada para dia 1 de dezembro, gostaria de saber primeiramente se em Portugal tem o supermercado Walmart, e como devo encontrar a tempetura ai?? Estou imaginando levar algumas roupas que pelo que li nos comentários anteriores nem devo usar pois são roupas para dias mais ensolarados, mas com sol como aqui no Brasil, rss onde quase nos derretemos de tanto calor! Sou magra, visto 36 e tenho medo de ter dificuldade para encontrar roupas que me agradam. Pensei de levar alguns saltos mas já desisti só de imaginar o estrago nos meu saltos finos com essas calçadas, rs.. Como sou do Brasil o estilo aqui é variado, vc conseguiria definir algum estilo para a cidade de Porto? Pretendo levar umas blusas de manga cumpridas com rendas tbm, mas elas não protegem em nada do frio! Dá pra usar short jeans nessa época em Porto? Agradeço desde já!

    • Olá Thaimann, obrigada pelo seu comentário.
      Eu costumo dizer que em Portugal faz frio 9 meses por ano…rss
      Este ano por acaso o verão apareceu tardiamente em fins de setembro e outubro coisa que nao é normal.
      Em dezembro aqui faz mesmo muito frio. Como eu disse em outros comentários, qdo vim morar aqui achava que podia usar as roupas que tinha no Brasil, e tb as roupas de frio que usava em SP. Cheguei aqui e foi decepção, já que as roupas de frio que eu tinha não me aqueciam o suficiente. Eu acho que vc pode trazer estas roupas de renda e usa-las, mas tem de por por cima um bom casaco de frio tipo aqueles que vão até o joelho. Pode tb colocar uma echarpe ou chacecol delicado para proteger o pescoço. O shorts de jeans, não sei se dá para usar, não vejo mto deles por aqui. Mas vc pode traze-lo e usar com um collant. Collant aqui são meias calças grossas, encontra-se facilmente em shopping, na loja Calzedonia por exemplo. Pode por este collant, e uma botas e o casaco longo por cima. O casaco melhor vc comprar aqui em Portugal, é mais barato que no Brasil e é adequado ao clima daqui.
      Na minha opinião pessoal, e pelo que vivenciei, em Portugal a cultura é um pouco mais tradicional (ou fechada) que no Brasil, ou seja, no que diz respeito a roupas, aconselha-se a não ousar muito….decotes, saias mto curtas, etc. Qto aos saltos, só se for um salto “largo” ou melhor “grosso” para te dar estabilidade e não entalar nos buraquinhos da calçada…rss
      Vc não vai ter dificuldade de encontrar roupa aqui, aliás, eu digo q aqui é o verdadeiro paraíso para toda mulher, pq tem mta opção, inclusive se vc nao quiser comprar roupas de marca, há muitas lojas chinesas com preços simpáticos e garimpando legal consegue encontrar mta coisa. Boa viagem, espero q vc goste de Portugal, tenho certeza de que será uma experiência inesquecível. 🙂

      • Agradeço pelos esclarecimentos! Já me resolvi, levarei o que tenho somente de frio rs, e casaco levarei 1 que me aquece bem e comprarei outros ai! Quero tbm achar alguma bota de cano longo que eu goste! rs..
        Preciso que me diga uma coisa! Em portugal encontro aquele shampoo australiano aussie??

        • Olá Thaimann,
          Que bom que já resolveu. 🙂
          Olha eu já vi este shampoo no Continente, um hipermercado mto famoso aqui. Tb já vi no E. Leclerc da minha cidade, mas este hiper não sei se tem em todas as cidades de Portugal. O Continente tem em vários sítios em Lisboa,e outras localidades de Portugal. Qdo vi o preço estava por volta de 9 ou 10 Euros o shampoo. Boa viagem.

          • Entendi, eu vou para Porto, espero encontrar esse shampoo e mascara de hidratação lá, menos uma coisa pra ocupar na mala! Obrigada pelas dicas!

  • Oi Katia!
    Tudo bom?
    Já li os posts e elucidou bastante minhas dúvidas. Apenas queria saber o que exatamente é bem barato em relação às roupas, rsrsrsrs. Você pode me dar uma idéia de valores, ou seja, se eu comprar um casa o 7/8 de boa qualidade pagarei quanto? Uma boa bota? Calça de alfaiataria, encontro aí com facilidade?
    Só quero ter uma idéia de valores, pois ficarei quase dois meses e acho que vou me atracar nas compras, ahahaha!
    Ah, tem mais uma coisa que tomara, você possa me ajudar. Estou tentando entrar em contato com acadêmias (ginásios, ne!?) e não obtenho retorno deles. Ficrei baseada em Braga na casa de parentes e rodarei Portugal e Espanha, mas preciso malhar, faço ginástica praticamnete todos os dias.
    Bem, já fiz muiiiitas perguntas. Fico aguardando seu retorno.
    Bjks!

    • Oi Rita 🙂
      Com relação aos ginásios, nao estou mto por dentro, mas ouvi dizer que para frequenta-los tem que se pagar 3 meses adiantados. Ao menos na minha cidade é assim, o único e grande que tem exige que se pague adiantado.
      Qto as roupas bem por exemplo para alem das lojas de marca, há excelentes lojas de chineses. Muitos podem discordar mas tenho comprado otimas peças nas lojas dos chineses, e olha que nao sao lojas feias nao, ha lojas lindas. Essas lojas de marca quase sempre tem a roupa fabricada na china ou na india e cobra mais caro, entao
      ja que vou comprar roupa fabricada na china numa loja de marca, prefiro ir direto na loja dos chineses e comprar mais baratos. Enfim sao gostos e opções.
      Vc encontra botas aqui desde 30 euros até 100 euros em lojas de marcas.
      Imagine uma boa bota por 100 reais de cano longo no Brasil, é impossivel achar.
      Um casaco 7/8 vc encontra desde os 35 euros até os mais caros na faixa de 250 euros.
      Eu comprei um recentemente 7/8, de lã, pesado e bem quentinho por 70 euros, 210 reais, no Brasil isso seria impossivel tb.
      Calça de alfaiataria dependendo da numeraçao encontra em grandes centros comerciais.

      • Oi minha querida! Você elucidou minhas dúvidas e acabei procurando na internet ( grande aliado hj em dia), e encontrei site das lojas que vc citou. Preços incríveis e se as promoções começam em dezembro, vai coincidir com a minha estadia, perfeito! Meus Euros vão ficar na terrinha, kkkkkk!
        Obrigadaaa! Bjk!

  • Katiaaa! Oi, eu de novo!
    Dei uma olhada nos sites das lojas que você indicou, achei a Stradivarius a melhor no quesito preço.. Se você puder indicar mais algumas lojas será ótimo! E a liquidação acontece em que época? Vale à pena?

    Abraçoooos e bjuuus!

    • Oi Rita, se vc vai rodar Portugal e Espanha vai encontrar coisas excelentes.
      A venda em saldos só pode realizar-se de 28 de Dezembro e 28 de Fevereiro e entre 15 de Julho e 15 de Setembro. Nesta época praticam-se preços inferiores aos anteriormente exercidos e encontra-se preços excelentes. 🙂
      Boa viagem, espero ter ajudado. 🙂

  • Olá Kátia, vou para lisboa no dia 08/03/2015. Como é final de inverno, gostaria de saber se ainda estará aquele frio rigoroso da estação!?
    Você acha que é necessário levar casaco 7/8?? Eu tenho, só gostaria de saber para não levar algo desnecessário! Acha que dá para usar tênis ou sapatilha (onde não usamos meia) no dia a dia? Ou recomenda apenas o uso da bota?
    Desde já, obrigada!!

    • Olá Fernanda, eu costumo dizer que em Portugal faz frio durante 9 meses por ano.
      Para mim a primavera é muito fria.
      Aqui começa a esquentar o tempo em Maio ou Junho, dependendo da região, e este ano mal tivemos um verão digno de se chamar de verão. Se for usar sapatilha, Keds, ou tênis, terá que ser com uma meia.
      Qto ao casaco, eu normalmente uso o 7/8 quase todo o ano (exceto no verão….rsss). Posso usar por baixo uma blusa mais leve e por cima uso o casaco mais quentinho. Se vc nao quiser trazer mto peso na mala, e tiver disponibilidade financeira, eu sugiro que traga uma bota, e as roupas mais pesadas compre aqui em Portugal. O preço (na minha opinião) é bem mais em conta que no Brasil e além de encontrar roupas mais quentinhas, vai encontrar as últimas tendências de moda. Boa viagem! 🙂

  • Olá Kátia,
    vou para Lisboa no inicio de maio… Ficarei 4 dias… O que vc me aconselha levar na mala? Como é o clima nessa epoca? Obrigada

    • Olá Izabela 🙂
      Costumo dizer que (na minha opinião) a primavera aqui é fria.
      Durante o dia faz sol e a noite esfria bastante.
      Sugiro que vc traga na bagagem roupas de meia estação, alguma pouca roupa de verão e algum agasalho para te
      manter aquecida a noite, caso faça algum passeio a uma esplanada ou a um restaurante. Como digo é sempre bom prevenir do que remediar. 🙂

  • Boa tarde !!Katia,estou indo a Portugal no dia 10 de Abril preciso saber o q levar na mala pra ñ morrer de frio ,,pois moro em região quente do Brasil..Obrigada!!

    • Olá Paula, Abril aqui já é Primavera, mas na minha opinião, ainda faz bastante frio. durante o dia pode ser q esquente a temperatura, mas a noite é sempre frio. Quase sempre sugiro que a pessoa não traga mtas peças de roupa, e se for possível deixe p/ comprar aqui, até pq as roupas de inverno que há no Brasil (novamente na minha opinião) não são suficientes para nos aquecer aqui. 🙂 Sugiro que vc traga roupas de meia estação, mas traga tb algum agasalho mais quentinho p/ qdo a temperatura baixar. Qto aos sapatos, botas de cano baixo, tênis podem ser uma opção se vc for caminhar muito, já que as calçadas portuguesas tem umas reentrâncias que costuma entalar saltos…rss Então um salto alto só se for p/ sair de carro, a noite p/ um programa mais social. 🙂 Boa viagem.

  • ola gostaria de saber estou querendo mudar para lisboa e janeiro ouvi q s roupas do brasil nao esquenta, e melhor eu levar pouca roupa e doar o resto e calcados

    • Olá Vanessa, sim se vc tiver condições financeiras a sugestão é que vc compre suas roupas aqui. Além de mais barato, sem dúvida são bem mais quentinhas e adequadas ao clima daqui. 🙂

  • Olá Kátia, amei seu blog, estou indo para Portugal especialmente Porto dia 21/08/2015 ficando por lá 15 dias em férias, e o clima como deve estar, pois já comprei um casa 7/8 conforme orientado acima e chegando lá vai haver necessidade em comprar mais roupas de frio ? Já tenho uma bota bem confortável também. Pois moro em Salvador e aqui nunca faz frio rsrsrsr Grata

    • Cida, em agosto ainda é verão aqui em Portugal.
      O outono começa aqui em Portugal, qdo no Brasil começa a Primavera. Temos as estações invertidas 🙂
      Roupas de meia estação podem ser usadas, sabrinas, tênis, sapatinhos baixos.
      se vc for ficar até o final do ano, aí sim terá necessidade de trazer e/ou comprar aqui em PT roupas mais pesadas de inverno. Boa viagem.

  • Olá Katia, boa noite!
    Estou indo pra Lisboa agora dia 25/06/15 e pesquisei a temperatura na internet. Vi que durante o dia a temperatura está alta, mas a noite chega até 17 graus. Nos comentários acima vi que vc citou que o inverno daí é diferente do daqui… Nesse caso, à noite está só fresquinho ou faz um friozinho?

    • Olá Carla, boa tarde 🙂
      Bem na minha opinião faz um friozinho mesmo…rss
      Já cheguei a pegar em Lisboa durante o dia 40º e a noite estar 11º e com bastante vento.
      Por isso o ideal é trazer pelo menos uma ou duas peças de frio na mala para uma eventual noite mais fria.
      Peças de meia estação tb são bem vindas. 🙂 Boa viagem para vc.

  • Ola!! Muito útil suas informações! Estarei indo com o marido e meu bebê de 1 ano e meio passar 2 meses em Lisboa no periodo de outubro a dezembro. Tenho tantas dúvidas e preocupações em relação ao frio,roupas,alimentação.. . pensando pelo do meu filho.. Comprei poucos conjuntos de moletom pra ele,pensando em comprar la,voce pode me indicar onde encontro roupas infantil com bom preço?? E sobre a alimentação epasseios, como os bebês vivem aí?? O que comem?? Tô querendo comprar uma boa bota aí e roupas também.. Quais as lojas que valem a pena custo e beneficio?? Obriada!

  • Corrigindo o meu nome… me chamo Gleicia.. Outra dúvida, queremos desbravar as regiões de Portugal… É fácil alugar um carro,do que precisa? Grata.

    • Olá Gleicia, sim é facil alugar um carro. Há dezenas de empresas que alugam carro, o Google pode te ajudar na pesquisa colocando “alugar carro em portugal”.
      Lojas de roupas aqui há dezenas e dezenas, em centros comerciais vc encontra lojas de renome, tb há lojas de chineses em alguns lugares que vendem excelentes produtos a preços simpáticos. Roupa de marca, na minha opinião é cara em qq lugar do mundo, ma sen dúvida q é mais vantagem vc comprar aqui em Portugal.
      Qtos aos bebés depende da família, cada uma tem uma forma pessoal de criar os filhos, alguns comem papinhas prontas que são compradas em supermercados, outros são criados com a sopinha caseira feita pela mamãe, e desde pequeninos são acostumados a comer muitos legumes, frutas e verduras.
      Espero ter ajudado. Boa viagem.

  • Olá Katia estarei indo para o Porto agora 02/10/2015 queria dicas do que vestir, quero saber se o frio já chegou por aí.
    Obrigada desde já !!! Adorei seu blog

  • Olá boa tarde meu nome é Sonia viajo no final do mês para Portugal e gostaria de saber dicas de onde comprar roupas tamanhos GG com preços bons ? Obrigada Sonia

    • Olá Sônia, em Lisboa, no Centro Comercial Colombo tem uma loja especializada em roupas femininas tamanho GG, chama-se Helena Miró, porém os preços não são baratos. Mas é muito fácil encontrar roupas GG aqui em Portugal, acredito que vc não terá dificuldade. 🙂

  • Olá Katia ,parabéns pelo seu blog!
    Tlvz vc possa me ajudar,vou a pt em outubro de 2016.gostaria de passar um dia
    Na ilha da Madeira saindo de Lisboa ,aqueles passeios
    Que pegam no hotel e deixam,pois vou com minha mãe
    Que já ê idosa ,e n tenho achado ,vc pode me ajudar?
    Outra coisa entre praça da figueira e alfana qual o melhor
    P se hospedar,e se possível passa o endereço das lojas chinesas
    Entre mercado da figueira e da ribeira qual vc acha melhor?
    GratA!

    • Olá Patricia, 🙂
      Para ir até a Ilha da Madeira vc terá que pegar um vôo doméstico (Lisboa-Madeira), creio que são 1 hora e 30 minutos de avião. A Ilha da Madeira fica há mais ou menos 960 km de Lisboa.
      Na região que vc citou, conheço o http://www.hotel-mundial.pt/pt-pt/
      que na minha opinião é razoávelmente bom se comparado com outros catastróficos que existem em Lisboa.
      Ainda, perto da Pça da Figueira, você encontrará a região da Martin Moniz, repleta de lojas de indianos, chineses, etc. Mas aconselho a ter bastante cuidado porque é uma região um bocado complicada no que diz respeito a segurança. Na R. Augusta e na R. da Prata há dezenas de lojas de roupas. É tudo muito perto e fácil de se locomover a pé. Sugiro que na recepção do hotel tente obter informações sobre passeios guiados. Boa viagem.

  • Olá! Parabéns pelo blog! Estou indo para Paris no dia 20/09/16 e de lá sigo para Portugal no dia 25/09, passarei 10 dias aí, visitarei Lisboa, Porto, Évora, Coimbra, Fátima, Guimarães, Sintra, Óbidos… Nesse período é o comecinho do outono. Como estarão as temperaturas? O que devo levar para passar esses 10 dias? Moro em Alagoas é o clima é bem diferente daí, aqui sempre é bem quente. Agradeço muito se puder ajudar!

    • Olá Lorena, como respondi em outros comentários, na minha observação e por morar aqui há mais de 10 anos, quase sempre são 9 meses de frio. Estamos agora na Primavera e ainda assim usamos roupas de lã, pq apesar do sol, o vento é forte em algumas regiões e dentro de alguns locais o clima é frio; então ainda temos que estar agasalhados. Eu sugiro que vc traga roupa de verão, pq pode ser que vc tenha sorte e ainda pegue um pouco de calor em setembro, mas traga tb uma roupa para meia estação, uma calça, uma blusa e um casaco mais quentinho. Caso vc não use, será ótimo, e se caso a roupa que vc trouxer não for suficiente para te aquecer vc poderá comprar aqui. Aqui em Portugal há bons preços (se comparado com o Brasil) e muitas opções de excelentes lojas.

  • Estarei indo para Lisboa no dia 02/4/17. O que devo levar? Um casaco 7/8 de lã é muito quente ou é o ideal?
    Farei passeios, então devo sair na parte da manhã vestindo leg e um blusa de manga comprida , mas devo levar um casaco de lã por causa da tarde?
    Bjs.

    • Olá Katia, como habitualmente eu digo aqui em respostas as perguntas que me fazem sobre o clima de Portugal, para mim são em média 9 meses de frio por ano. Abril ainda faz um tempinho frio, é aconselhável sim que vc traga um casaco mais quentinho. Estamos em Junho e já começou o verão, mas o tempo em alguns locais continua um pouco frio.

  • Olá Kátia. Vou para Portugal (Lisboa) de férias de 13 a 22/09/16. Gostaria de dicas do que levar na mala, para não correr o risco de levar coisas de mais nem de menos, visto que irei conhecer cidades vizinhas todos os dias. Desde já, agradeço.
    Bjs.

    • Olá Mirian, 🙂
      Eu sugiro que vc traga roupa de verão, pq pode ser que vc tenha sorte e ainda pegue um pouco de calor em setembro, mas traga tb uma roupa para meia estação, uma calça, uma blusa e um casaco mais quentinho. Caso vc não use, será ótimo, e se caso a roupa que vc trouxer não for suficiente para te aquecer vc poderá comprar aqui. Aqui em Portugal há bons preços (se comparado com o Brasil) e muitas opções de excelentes lojas.

      • Boa Tarde Katia!!

        Estou adorando seu blog, estou indo para Porto e Lisboa entre 13/11 a 22/11/2016, gostaria de dicas de lojas em Porto para comprar o casaco 7/8. Obrigada!!!

        • Olá Jacqueline,
          Obrigada pelo comentário, no Porto há o Shopp. Porto Glan Plaza que oferece inumeras oportunidades para boas compras.
          Vc conseguira encontrar excelentes preços na Stradivarius, na Zara, na Berskha e se vc encontrar uma loja da Primark não deixe de visitar há
          sempre excelentes promoções. Depois para além das lojas de marca mais conhecidas como citei, há imensas lojas de chineses tb com preços bons e mtas vezes consegue encontrar ótimos casacos. Isso dependerá do gosto de cada um 🙂

  • oi to desesperada viajo dia 20 e tenho poucas roupas para levar e estou deixando para comprar la vou ficar alguns dias em lisboa e outros em fornes de algodres que e a cidade do meu pai e a primeira vez que estou indo e sou meia friorenta meu pai me orientou em comprar la e nao aqui o brasil entao nao tenho nocao do que vou comprar presiso de uma ajudaaaaaa

    • Olá Beatriz, seu pai tem razão, deixe para comprar roupa aqui em Portugal, para além de mais baratas que no Brasil, são mais adequadas ao frio que aqui faz. Em Lisboa há grandes centros comerciais como o Colombo ou o Vasco da Gama que tem uma infinidade de lojas como Zara, Mango, Stradivarius, e outras onde você poderá encontrar blusas de frio que aqui são chamadas de camisola de inverno, e casacos 7/8 e boas botas com aquecimento especial na parte de dentro para que vc consiga suportar o frio. 🙂 Em cidades menores vc poderá encontrar lojas chinesas que também têm preços simpáticos, e é possível encontrar boas peças em promoção.

  • Boa noite!!!
    Parabéns pelo blog! Super útil! Estou adorando! Estarei partindo para minha primeira visita a Portugal de 14/05 a 29/05 e estou muito preocupada com o tipo de roupa a levar! Pode me dar alguma dica pra essa época?!

    Desde já, grata,

    Carla

    • Olá Carla, boa tarde. Obrigada pelo comentário.
      Estamos agora na Primavera e ainda assim usamos roupas de lã, pq apesar do sol, o vento é forte em algumas regiões e dentro de alguns locais o clima é frio; então ainda temos que estar agasalhados. Eu sugiro que vc traga roupa de meia estação e um casaquinho mais quentinho para usar a noite. Normalmente os turistas tem trazido o básico e aproveitam para comprar aqui o que necessitam de extra, já que em Portugal há bons preços (se comparado com o Brasil) e muitas opções de excelentes lojas.
      Boa viagem! 🙂

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar