O que vestir em Portugal?

Algumas leitoras me escreveram a perguntar o que vestir em Portugal? Muitas delas pretendem vir de férias, outras pretendem morar, enfim, cada uma por um motivo; mas com as mesmas dúvidas: Como se veste a mulher portuguesa? Por todos os anos que moro em Portugal posso dizer que na minha opinião a mulher portuguesa é muito elegante e veste-se muito bem. Algumas podem nem ser bonitas, mas vestem-se tão bem que acabam por efetivamente chamar muito a atenção pela elegância.

O que vestir em Portugal
Modelos exclusivos ZARA ©

Inverno ou verão, pelo que observo as portuguesas costumam ter os cabelos sempre muito bem cuidados. No quesito roupa, no inverno atual as cores que vejo pelas ruas de Lisboa, e zona centro de Portugal, são os tons ocre, caramelo, castanhos, beges, vinho, bordeaux, e tons mostarda e terra.

Casacos 7/8, longos, com alguns detalhes em pele sintética andam em alta. Botas cano alto (ou longo) ou os botins (cano médio) em tons de preto, bege, castanhos e caramelo. O cachecol é peça chave, há de diversos estilos. As blusas de lã, aqui chamadas de camisolas, tendem para as cores acima citadas e são essenciais para se sentir aquecida.

Importante, a roupa de frio que é usada no Brasil, não é suficiente para o frio que faz em Portugal. Por isso, a dica é deixar para comprar em Portugal as roupas de inverno, para além de ser muito mais barato que é no Brasil (região Sul e Sudeste), em Portugal você encontrará roupa de excelente qualidade e que realmente vai te aquecer.






Quanto as roupas a serem utilizadas no verão, como disse acima as mulheres portuguesas são sempre elegantes, e esta elegância se mantém no verão. É raro ver uma mulher portuguesa desarrumada, ao menos eu vi poucas que posso dizer que não estavam elegantes.

No verão de Portugal, evite utilizar saias e shorts muito curtos, opte por comprimentos médios para não cair na vulgaridade. Quanto aos decotes, o que observo é que em Portugal são poucas as mulheres que usam decotes profundos, por isso se você desejar ficar sintonizada com a moda e o estilo de Portugal, tente evitar decotes muito reveladores.

Quanto aos sapatos, as famosas sapatilhas (aqui conhecidas por Sabrinas) são sempre garantia de conforto e de estar adequadamente bem calçada, principalmente se você tiver que caminhar bastante. Se você gosta de salto, as sandálias são bem vindas, porém para conhecer as ruas e becos de Lisboa, aconselho que utilize sapatos sem salto ou de salto baixinho. Acessórios como pulseiras, anéis, relógios, colares e lenços podem dar um toque elegante ao seu visual, mas use com moderação, sem muitas misturas. A boa novidade é que em Portugal há muitas lojas de qualidade que vendem bijuterias lindas e a um preço fabuloso.

É importante lembrar que morar em Portugal é diferente de passar férias. Obviamente que nas férias se aceita um estilo mais despojado e confortável, dado que provavelmente seus dias serão intensos, e você terá que quase sempre caminhar muito.

Bom lembrar que muitas vezes a Primavera é fria em Portugal, pode fazer dias de sol, mas com uma brisa fria. A noite quase sempre é fria. Por isso é bom ter roupas de meia estação e um casaco mais quentinho para se proteger a noite do frio e do vento.

O que vestir em Portugal?

Se você vier morar em Portugal, com certeza irá se acostumar a um estilo mais clássico e elegante, e aos poucos irá conseguir se encaixar na moda que vê pelas ruas e pelas montras (vitrines) ; uma coisa eu garanto, coisas lindas para comprar por aqui é o que não faltam! Por isso, aproveite bastante! 🙂

Bem, espero ter podido com este breve post responder as perguntas de todas que me escreveram, e desejo que vocês tenham uma boa estadia neste país lindo e que eu tanto amo: Portugal! Qualquer dúvida podem deixar as questões nos comentários! 🙂