Como escolher a sua Mala de Viagem

Gostou deste Post?

Pois muito bem, está aí um item que deixa em dúvida qualquer viajante, como escolher a minha mala de viagem? Eu confesso que em algumas viagens que fiz para o exterior tive vontade de jogar minhas malas recheadas de roupa no lixo e abandona-las em qualquer lugar do planeta. Porque? Por vários motivos que citarei abaixo! :)

1- Se você leva uma mala rígida, ela em si já é pesada, com roupa dentro piora a situação; ou você paga a taxa de excesso de bagagem ou não embarca.

2- As malas rígidas arremessadas de um lado para o outro dentro do avião e nas esteiras dos aeroportos ficam riscadas e horríveis. Resultado, você paga caro uma mala de viagem e ao fim do percurso ela parece que tem 100 anos de uso. :( A minha dica é “empacota-las” no aeroporto com aqueles plásticos transparentes. Nunca fiz isso, mas para a próxima farei.  A única coisa que poderá ocorrer é a sua mala ser “sorteada” para ser revistada nos serviços internos do aeroporto e retirarem o plástico, como já ocorreu com uma amiga minha.

3- Mala não rígida, o tecido exterior é frágil e se rompe facilmente, isso sem contar que se por acaso (como ocorreu com a minha) a sua  mala for colocada perto de algum aparelho de refrigeração interno no porão do avião, ela molha por fora e por dentro.

4- Agora, sobre o que levar na mala de viagem: Esteja atento para não levar um monte de roupas apenas por impulso,  e chegar ao destino final e não utilizar nem 1/3 do que levou. Por isso antes de viajar pesquise as condições meteorológicas do seu destino final para não se empolgar muito e levar o que não será necessário.

Analisando os motivos acima e tendo em conta que mala de viagem não é um item ou acessório barato, dá vontade de não levar sequer bagagem de mão; mas como isso é impossível, temos de comprar alguma mala que nos auxilie em nossa jornada. Li hoje um artigo na Veja Online que dá boas dicas , embora eu discorde de algumas:

* Quanto mais chance houver de maus-tratos à bagagem, mais rígida sua mala deve ser. (Discordo, mala rígida é pesada para carregar e pesada também para a hora do check in, a única vantagem é que a roupa ou o conteúdo da mala fica mais protegido).

* As malas flexíveis pesam menos, porém é melhor garantir que elas sejam impermeáveis.

* Rodinhas e alças, itens mais do que importantes, na loja certifique-se de que as rodinhas de sua mala giram em todas as direções, pois se ela for fixa e só se movimentar num sentido (e ainda estiver pesada) você vai passar por grandes apuros (como eu já passei); já que algumas malas tombam facilmente em pisos irregulares.

* No caso de ter de carregar muito peso procure malas com 4 rodas horizontais, as que têm apenas 2 rodinhas verticais não te dão liberdade de movimentos.

* Se pretende fazer muitas compras na sua viagem, leve poucas roupas, e dentro da sua mala, leve uma mala menor vazia, para que possa traze-la cheia.

* Por fim lembre-se de que nunca, jamais, por qualquer motivo que seja, você deve colocar em sua mala: dinheiro, documentos importantes, jóias e objectos pessoais de valor ou coisa parecida.

* Lembre-se também de levar em sua mala de mão uma muda de roupa, já que as companhias aéreas podem despachar a sua mala para o outro lado do planeta e você ficar totalmente sem nada (e bem longe de casa).

* Em se tratando de malas de mão, lembre-se sempre de que você só tem duas mãos, por isso nem em sonho tente levar mais do que consegue carregar. Opte por malas que tenham alças retráteis e rodinhas, isso facilita muito na hora de andar horas e horas dentro de um aeroporto a espera do embarque. Evite levar malas que você as tenha que carregar pelas alças flexíveis (de nylon) pode ter certeza que sua mão vai doer, o peso é insuportável e depois de alguns minutos você já nem sequer suporta mais olhar para a mala :)

* Por fim, faça o test drive na loja, tenha calma na hora da compra, ande com mala pela loja, gire em todos os sentidos, veja o peso, observe as repartições externas e internas, e esteja atento aos segredos (códigos para travar a abertura da mala). Sim eu também já me esqueci do bendito código, e tive de partir a mala para retirar o que tinha dentro quando cheguei ao destino. Pior seria se me fosse solicitado abri-la no aeroporto, iria ficar com sérios problemas, felizmente isso não aconteceu nesta viagem. Por isso guarde o código consigo num lugar seguro para evitar problemas futuros.

* As companhias aéreas não se responsabilizam por danos de pequeno porte na bagagem (como arranhões, cortes, sujeiras, falta de rodinhas, ganchos, alças retráteis).

Recomendações importantes:

A bagagem de mão deve ser levada na cabine da aeronave e a soma das dimensões da mesma (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, e seu peso não pode exceder 5 kg. Além da bagagem de mão. Na cabine da aeronave você também poderá transportar gratuitamente: cadeira de rodas desmontável e/ou par de muletas, capa, sobretudo, agasalho, guarda-chuva ou bengala, livros ou revistas para a viagem e berço portátil.

A bagagem de porão tem limite de peso, tamanho e outros critérios e definidos conforme a classe e o destino escolhido. O check-in é feito geralmente 3 horas antes do horário previsto para o vôo e as restrições variam, veja abaixo:

Europa, África, Canadá, Estados Unidos e Japão

• Classe econômica: 32 kg por mala, máximo de duas malas, que não podem ultrapassar a dimensão de 153 cm3 e a soma das duas deverá ser inferior a 273 cm3.

• Classe executiva e primeira classe: 32 kg por mala, máximo de duas malas, sendo que a soma da dimensão das duas não pode ultrapassar a 316 cm3.

América Latina

• Classe econômica: até 20 kg
• Classe executiva: até 30 kg
• Primeira classe: até 40 kg

Se você quiser encontrar sua mala rapidamente na esteira, cole algum adesivo grande por fora dela, ou opte por comprar uma mala com cores realmente diferentes das usuais.

Espero que este pequenino artigo lhes seja muito útil e que possa lhes ajudar a escolher a sua próxima mala de viagem! :)

Fonte:
* Manual Prático para Organização de Viagens – Wania Gaspar Martins do Prado – Editora Aleph
* Veja Online Abril

Imagens geradas pelo ByMk



Gostou deste Post?

Comentários

  1. nivaldo diz:

    Voce é o cara . eu estava morrendo de medo de viajar de avião.
    mas o medo maior era de marinheiro de primeira viagem. voce tirou todas as minhas duvidas e mais um pouco. valeu.

  2. lizandra diz:

    obrigada pelas digas

  3. Dalva de Oliveira diz:

    Muito divertido e informativo, seu texto. Penso que você é uma pessoa genial……….Que simpatia………….Amei !
    Em janeiro de 2013, irei sozinha (pacote de turismo) e pela primeira vez para Europa e, portanto estou pesquisando em sites tudo para que eu tenha uma boa viagem e as suas “dicas”, me foram uteis.
    Parabéns!
    Muito obrigada

  4. lidiana silva costa diz:

    amei a dica,pois é minha primeira viagem e tenho que fica bem informada!

  5. Vanessa Cabral diz:

    Gostei muito do artigo, estou em fase de pesquisa e me ajudou! Obrigada pelas dicas super úteis.

Deixe o seu Comentário

*

MisterWP - Criação de sites e blogues Profissionais em Wordpress