Assim como São Paulo tem o seu Circuito das Águas, a maravilhosa Minas Gerais também tem lindas estâncias hidrominerais;  o  Circuito das Águas  de Minas Gerais é composto  por 10 municípios: Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari, São Lourenço, Caxambu, Baependi, Cambuquira, Campanha e Soledade de Minas. Várias delas cidades históricas e de grande importância durante o ciclo do ouro,  período de grande importância na história do Brasil.

parque-das-aguas-sao-lourenco
Parque das Águas de São Lourenço

Circuito das Águas de Minas Gerais oferece inúmeras opções turísticas para além das estâncias hidrominerais. A arquitetura impar com belos casarões coloniais, os belos parques, as fontes de água, o artesanato e a sensacional gastronomia são os principais atrativos à quem chega na região em busca de dias de relaxamento e cuidados com a saúde.

As Águas de Minas Gerais são famosas pelo alto poder curativo, por isso muitas pessoas buscam a região para se restabelecer de algum problema de saúde que tenha passado recentemente. Há tratamentos para os mais diversos males!

Vejamos abaixo as principais cidades do Circuito das Águas de Minas Gerais:

Caxambu:

Localizada em pleno Vale da Mantiqueira, Caxambu tem  altitude de 895 m, tem clima tropical de altitude, com média anual de 17°C e a média do verão ser de 21°C. O Parque das Águas “Dr. Lisandro Carneiro Guimarães” contém 12 fontes de água mineral com propriedades diferentes. Caxambu é famosa por suas ligações com a Família Real Portuguesa, quando a própria Princesa Isabel e seu  esposo Conde d’Eu, em 1868 vieram atraídos pela fama das águas. A princesa buscava a cura de sua infertilidade.  Através das águas ferruginosas da fonte, hoje denominada “Princesa Isabel e Conde D’Eu, a princesa curou-se de  sua anemia e engravidou. Assim ela mandou erguer na cidade a Igreja de Santa Isabel da Hungria em  agradecimento por ter sido curada.

São Lourenço:

Município de clima ameno, tem uma temperatura média de 18°C. No inverno as temperaturas chegam a 0°C. Com altitude de 875m na sede da prefeitura, tem clima tropical de altitude, com temperatura média no verão de 22°C. No Parque das Águas estão as fontes mais famosas da região: alcalina vichy, sulfurosa, magnesiana, gasosa, carbogasosa, ferruginosa,  e balneário para banhos relaxantes e desintoxicantes. Estando em São Lourenço não deixe de passear no Trem das Águas e faça a viagem de São Lourenço a Soledade de Minas que tem duração de 2 horas, é garantia certa de instantes inesquecíveis de emoção e belezas naturais.

Cambuquira:

A origem da cidade foi no atual Largo de São Francisco, onde existia uma fazenda, a Boa Vista, deixada como herança para escravos pelas irmãs Ana, Joana e Francisca da Silva Goulart. As principais atrações da cidade de Cambuquira são o Parque das Águas com seis fontes de água mineral (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), as fontes do Marimbeiro e do Laranjal (nas cercanias da cidade) e o Pico do Piripau, a 1.300 m de altitude, de onde decolam pilotos de parapente e asa-delta.

Lambari:

A cidade de Lambari é bastante procurada pelas suas destacadas belezas naturais, clima e principalmente pela água mineral, foi eleita  a 3ª melhor do mundo e capaz de curar diversas doenças. O Parque das Águas contém seis fontes de água: gasosa, alcalina, magnesiana, ligeiramente gasosa (para crianças), ferruginosa e picante.

Prepare-se porque nestas cidades queijos, doces, compotas, geléias, licores, iogurtes naturais, mel, são verdadeiros hinos ao paladar. Não deixe de comprar pelo menos um item de cada para poder conhecer a magia de Minas Gerais.