O Perú é um dos países da América do Sul que se destaca pelas suas tradições e pela sua enorme riqueza cultural, fruto da grande diversidade dos grupos étnicos que o povoaram há milênios. Resultado desta diversidade cultural muitas festas religiosas foram surgindo e se consolidando por todo o país. Dentre as quais se destaca a mais importante de todas, a festa em homenagem à Virgem da Candelária, chamada Mamita Candelaria, padroeira da cidade de Puno, ao sul do país.

A Candelária - Festa Andina
A Candelária – Festa Andina

A Candelária – Festa Andina, terá  duas semanas de festejos, repletas de música e bailes em grandes apresentações folclóricas, inicia-se com a missa de 2 de fevereiro de 2014 em homenagem à Santíssima Virgem Maria da Candelária. Durante esse primeiro domingo do mês, a Virgem desfila pela cidade em uma colorida procissão de danças autóctones, ou no que alguns denominam “nativas pré-hispânicas”. A seguir os participantes percorrerem as praças e ruas fazendo orações, se realiza o “Concurso de Danças Nativas” no Estádio Enrique Torres Belón, onde se reunirão 80 grupos de toda a região.

A Candelária - Festa Andina
A Candelária – Festa Andina

No dia 09 de Fevereiro de 2014, também se realiza uma procissão, mas desta vez de danças mestiças, com “trajes de luzes”. Ao fim do dia, ocorre um novo concurso também no Estádio Enrique Torres Belón com cerca de 40 mil pessoas, entre dançarinos e músicos.

A Candelária - Festa Andina
A Candelária – Festa Andina

Dança, música, máscaras folclóricas, tradição, história, arte e muitas atrações oferecidas no Lago Titicaca, o maior da América do Sul, esperam pelos turistas que com certeza ficarão encantados com tanta riqueza cultural que a localidade oferece.

Fonte: Comissão de Promoção do Perú para a Exportação e o Turismo (PROMPERÚ)