Já falei aqui inúmeras vezes que Sintra é um dos lugares mais lindos de Portugal. Hoje o convite é para lá de especial, aos portugueses, e aos turistas que estiverem em Lisboa a esta altura do ano; trata-se das Jornadas Europeias do Património na Pena e Monserrate, à luz da Lua-Cheia. E o que vem a ser isso? Veja abaixo toda a informação necessária para que você possa aproveitar esta oportunidade inesquecível!

Nos dias 28 e 29 de Setembro de 2012,  será possível, numa oportunidade rara e única, visitar o Parque da Pena à noite (numa visita guiada até à Cruz Alta, o ponto mais alto da Serra), com a lua cheia a iluminar o caminho, bem como, também à noite, visitar o Palácio da Pena e o Palácio de Monserrate gratuitamente, ou optar por visitas guiadas pagas(5 Euros) que terão lugar não só no interior dos Palácios, como também no Parque da Pena. Para completar a experiência, os visitantes podem também optar por jantar nestes locais.

No Palácio de Monserrate (Sala da Música) estarão também a decorrer concertos gratuitos do Conservatório de Música de Sintra.

Para os interessados em viver a experiência noturna completa, é também possível reservar lugar nos jantares temáticos que terão lugar em cada um dos locais (Pena e Monserrate).

A noite de 28 de Setembro (Sexta-feira) é dedicada ao Parque e Palácio da Pena. Terá início às 20h, com a abertura do Palácio a entradas livres e gratuitas, que se prolongarão até às 24h. Também às 20h, tem início o jantar no restaurante do Palácio (necessário reserva, 25 Euros/pessoa). Às 21h30 iniciam duas visitas guiadas (necessário reserva, 5 Euros / pessoa): uma pelo Parque, em direção ao ponto mais alto da Serra de Sintra, a Cruz Alta, com uma das melhores vistas da Serra, e sob a iluminação da Lua Cheia; e outra no interior do Palácio da Pena, com apresentação das salas e dos principais objetos que fizeram parte da História deste local, expressão maior em Portugal do Romantismo do século XIX.

29 de Setembro (Sábado) é a noite para visitar o Palácio de Monserrate. Das 20h às 24h o público poderá visitar livre e gratuitamente o Palácio. Às 20h decorre o jantar na sala das Colunas (necessário reserva, 25 Euros / pessoa); e a partir das 21h30 tem início uma a visita guiada ao Palácio (necessário reserva, 5 Euros / pessoa); e entre as 21h e as 23h estarão a decorrer, na Sala da Música, diferentes concertos do Conservatório de Música de Sintra, espalhando os seus sons por todo o Palácio (flautas transversais, piano e saxofones)

PROGRAMA

Parque e Palácio da Pena – 28 de Setembro (Sexta-feira)

– 20h às 24h: Visitas livres gratuitas ao Palácio da Pena

– 20h: Jantar na Sala dos Cocheiros (buffet de entradas, prato de peixe, prato de carne, sobremesas, bebidas incluídas: refrigerantes, água, copo de vinho da casa ou cerveja) (necessário reserva prévia; 25 Euros / pessoa)

– 21h30: Visita guiada ao Palácio (destaque para a recuperação, manutenção e divulgação do património na salvaguarda do Futuro da Memória da Paisagem Cultural de Sintra – Património da Humanidade) (necessário reserva; 5 Euros / pessoa)

– 21h30: Visita guiada no Parque da Pena até à Cruz Alta (destaque para o património natural da Serra de Sintra e a História da construção do Parque) (>12 anos; necessário reserva; 5 Euros / pessoa)

Palácio de Monserrate – 29 de Setembro (Sábado)

– 20h às 24h: Visitas livres gratuitas ao Palácio de Monserrate

– 20h: Jantar na Sala das Colunas (buffet de entradas, prato de peixe, prato de carne, sobremesas, bebidas incluídas: refrigerantes, água, copo de vinho da casa ou cerveja) (necessário reserva prévia; 25 Euros / pessoa)

– 21h30: Visita guiada ao Palácio (destaque para a recuperação, manutenção e divulgação do património na salvaguarda do Futuro da Memória da Paisagem Cultural de Sintra – Património da Humanidade) (necessário reserva; 5 Euros / pessoa)

– 21h às 23h: Conservatório de Música de Sintra na Sala da Música (repertório do século XIX)

21h00 – Quarteto de flautas transversais (Prof. Pedro Camacho)

Mafalda Machado I Ana Beatriz Moreira I Ana Nicole Fernandes I Fabrício Monteiro

21h30 – Piano – João Guimas, 8º grau

22h00 – Quarteto de saxofones (Prof. Ricardo Pires)

Miguel Pinto I Demóstenes Segundo I João Ferreira I João Marouco

22h30 – Piano – Luís Santos, 8º grau

Informações ao público e inscrições:

+351 21 923 73 00 / npa@parquesdesintra.pt

Fonte: Maria do Céu Alcaparra Comunicação