No Brasil pessoas que têm algum problema de saúde ou algum problema de mobilidade, ou com necessidade especiais, enfrentam muitas dificuldades na hora de viajar.  Muitas vezes estas dificuldades surgem por falta de conhecimento  de algumas leis que podem auxiliar, e mais que isso, saber exigir os seus direitos.

Estas dificuldades são observada em quase tudo, os ônibus que não são adequados aos cadeirantes, nas ruas e calçadas que não são projetadas para que pessoas com necessidades especiais transitem com facilidade, e o mesmo ocorre em aviões e aeroportos.

Saiba que em aeroportos, pessoas com necessidades especiais, portadores de deficiência, gestantes, pessoas a partir de 60 anos e pessoas com crianças de colo, têm prioridade e isso deve ser respeitado incondicionalmente. Você poderá obter maiores informações no guia de acessibilidade da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) , o qual indicamos antes de viajar,  imprimi-lo e leva-lo consigo para em caso de eventuais problemas você poder utiliza-lo e exigir os seus direitos.

Abaixo deixo-vos alguns links que serão úteis para obter mais informações acerca dos seus direitos!

Informações úteis para viajantes com necessidades especiais:

* Direitos do viajante com necessidades especiais em aeroportos
* Direitos do viajante com necessidades especiais em terminais rodoviários do Brasil
* Roteiros específicos para pessoas com necessidades especiais
* Destinos de esportes de aventura para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida
* Reserva em hotéis para pessoas com necessidades especiais

FALE COM A ANAC
Internet: www.anac.gov.br/faleanac
Central de atendimento: 0800 725 4445
(atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana)