O Centro Brasileiro de Medicina do Viajante (CBMEVi) criou o “Guia de Saúde – Viagens de Navio” para auxiliar os turistas que pretendem fazer viagens de navio. O guia oferece orientações sobre a prevenção de problemas simples de saúde até doenças graves que podem acometer viajante de um navio. Para ter acesso, basta fazer o download gratuito no site cbmevi.

O guia de saúde está dividido em vários capítulos que abordam diversos temas, dentre eles: cuidados ao embarcar, principais alterações fisiológicas, uso de medicamentos, e dicas gerais de cuidados com a saúde.

O objetivo do guia é orientar e educar o viajante brasileiro para a prevenção de danos à saúde sua saúde. A autora e coordenadora médica do guia Isabella Ballalai, lembra que as infecções gastrointestinais, por exemplo, são muito comuns em navios.  Surtos de gripe, catapora e rubéola, são outros registros frequentes em cruzeiros. “Por isso, a prevenção é fundamental”, garante Flavia Bravo, co-autora da publicação, médica do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante.

Entre os cuidados a serem adotados desde o planejamento da viagem estão: buscar a orientação da medicina do viajante; colocar a vacinação em dia; realizar alguns check-ups e separar medicamentos e documentos que podem (ou devem) ser levados na bagagem. A consulta para evitar danos à saúde durante o cruzeiro deve ocorrer, preferencialmente, até 15 dias antes do embarque. Nesta consulta, serão avaliados aspectos físicos do viajante, local de destino do viajante, e atividades que o viajante pretende realizar durante a viagem.

O Guia de Saúde – Viagens de navio ensina ao turista quais são as suas responsabilidades enquanto pessoa embarcada para garantir a saúde dos demais passageiros e da tripulação do cruzeiro.