Localizada ao sul do continente europeu, Itália faz divisa com França, a Suíça, a Áustria e a Eslovênia. Tem como estados independentes San Marino e Vaticano. Itália é a quarta maior população da Europa, com mais de 59.000.000 de habitantes. O país está dividido em 111 províncias e 105 comunas por províncias.

Roma é a capital do país.Itália exerce um grande fascínio não só pela bela arquitectura, mas também por sua história, seu clima e sua culinária, considerada umas das melhores do mundo. De clima variado de região para região, conjuga clima continental, com clima mediterrâneo, em determinadas estações do ano é possível ter simultâneamente temperaturas positivas numa província e em outras províncias temperaturas negativas. Itália tem 6.957 km de autoestradas, 133 aeroportos, e 27 portos.

Tem como principais cidades:
Roma
Milão
Veneza
Florença
Gênova
Verona
Bolonha
Nápoles
Turim

Após 1875 milhares de italianos imigraram para o Brasil, mais precisamente para o Sul e em especial para o Estado de São Paulo, para trabalhar nas lavouras de café. Quando então na altura foi denunciado que os imigrantes lá trabalhavam em regime semi-escravo a Itália decretou que não permitiria mais imigração para o Brasil.

Sendo então o fluxo de imigrantes direccionado para a Argentina e Estados Unidos da América. Em Milão é possível encontrar lojas das melhores grifes do mundo. Com estilistas famosos mundialmente como Versace, Armani, Dolce e Gabbana, Itália torna-se um verdadeiro paraiso para as compras.