Vantagens e Desvantagens de Viajar Sozinho

Viajar sozinho é uma tema muito interessante para reflexão ou ‘discussão’ (no bom sentido). Muitas pessoas preferem viajar em grupos de amigos, excursões ou algo parecido; mas algumas preferem viajar sozinhas. 🙂 Como tudo,  há o lado positivo e o lado negativo. Geralmente quando viajamos sozinhos temos liberdade de escolha, e isso é um dos  principais itens ponderados na hora de optar por seguir viagem sozinho.

Vantagens e Desvantagens de Viajar Sozinho

Vantagens de Viajar Sozinho:

1- Liberdade de escolha. Você pode ir e vir quando lhe apetecer sem estar preso a horários ou ao ‘gosto’ das demais pessoas do grupo.

2- Você pode fazer o seu itinerário como desejar.

3- Você pode parar para se alimentar quando sentir vontade.

4- Você escolhe o seu ritmo de viagem, num só dia você pode ir em todos os lugares planejados ou não.

5- Você pode demorar quanto tempo quiser naquela loja maravilhosa que você descobriu por acaso em suas ‘andanças’ pela cidade.

6- Com um certo cuidado você até poderá  fazer novas amizades e conhecer pessoas interessantes.

7- Se você  estiver cansado e quiser dormir até meio-dia,  ninguém irá bater a sua porta para acorda-lo.

8- Você não terá de fazer as maratonas turísticas em museus ou pontos turísticos, que fazem com que a gente sinta que se não tirar uma foto rapidamente o monumento desaparecerá em segundos.

9- Você não terá de aguentar o guia de turismo falando a mesma coisa em português, inglês, espanhol, francês, italiano, grego e japonês.

10- Finalmente você terá paz e sossego para desfrutar as suas férias como melhor te apetecer.

Desvantagens de Viajar Sozinho:

1- Sozinho fica muito mais dificil para resolver problemas, principalmente se você não é fluente em inglês.

2- Se você adoecer por qualquer motivo estará numa situação complicada já que poderá ser socorrido por qualquer pessoa(que você nem imagina quem seja); e aí tudo pode acontecer.

3- Se você se perder, ou tiver alguma dificuldade de  encontrar algum lugar,  deverá ter cuidado ao escolher as pessoas para as quais irá pedir informação.

4- Turista sozinho geralmente é alvo de batedores de carteira ou sujeitos mal intencionados.

5- Se você for mulher o problema duplica já que a mulher é sempre o alvo preferido de delinquentes.

6- Você deverá ter cuidado com quem fala, o que fala, e com quem troca informações. Não confie em amizades instântaneas. Evite dizer o hotel que está hospedado e o número do seu quarto.

7- Tenha especial cuidado com seus pertences pessoais (documentos, dinheiro, chaves, cartão de crédito, etc).

8- Leve sempre seus remédios consigo já que em outros países os remédios necessitam de receitas médicas para serem comprados.

9- Informe-se antecipadamente acerca da frequência dos lugares que pretende visitar;  bares, casas noturnas, pubs, ou clubes, geralmente são ‘núcleos’ de pessoas a espera de um alvo vulnerável. Se você for homem ou mulher evite beber demais, e sair com desconhecidos destes locais.

10- Procure somente pedir informações no seu hotel, em postos policiais, ou postos de atendimento ao turista.

Agora a escolha é sua! 🙂 Boa viagem.