Europa turismo

Turismo Religioso em Lourdes – França

Turismo Religioso em Lourdes – França
5 (100%) 1 voto

A cidade Lourdes fica no sul da França, situada na região dos Pirenéus, é atualmente um dos principais destinos para quem deseja fazer turismo religioso. A cidade cresceu em torno da gruta onde Nossa Senhora apareceu para a menina Bernadette Soubirous, no século XIX. A cidade atrai mais de seis milhões de fiéis e visitantes que passam pelo santuário anualmente. Lourdes é a segunda cidade Francesa em números de hotéis contando com aproximadamente 270 hotéis e 13 acampamentos. O santuário é um local gigantesco, e é composto por várias capelas, igrejas além de locais para recolhimento e orações. Já na chegada à Basílica de Lourdes você já ficará encantado.

A capela-mor desta basílica foi feita para atender ao pedido de Nossa Senhora. Ela foi construída na Gruta Massabielle, onde Nossa Senhora apareceu 18 vezes para a menina Bernadette. Ao todo foram 18 aparições que aconteceram entre os dias 11 de fevereiro e 16 de junho de 1858. Na gruta ainda há uma imagem de Nossa Senhora na Gruta, que tem 2,5 metros de altura e é a representação da aparição à escolhida pela Virgem Maria.

lourdes-santa-Bernadette

Bernadette Soubirous

Dentro da gruta ainda há uma fonte. A água desta fonte é recolhida em um reservatório que alimenta 17 piscinas e nove fontes onde os turistas podem tomar banho e beber a água que é tida como milagrosa. É por isso que Lourdes é a cidade que as pessoas escolhem para fazer tratamento de saúde; na região há diversos hospitais. É possível encher uma garrafa ou galão e levar um pouco dessa água para casa.

A Cripta fica na parte debaixo da Basílica Superior e foi a primeira capela aberta ao público com uma missa realizada no dia 19 de maio de 1866, o corredor que leva até a capela foi cavado por 25 homens; dentre eles estava o pai de Bernadette. Já a Basílica Nossa Senhora do Rosário só foi construída 30 anos após a primeira aparição de Nossa Senhora.

Além do santuário, quem visita Lourdes pode visitar outros pontos de peregrinação ligados a vida de Bernadette. Um deles é o “calabouço”, local onde a menina vivia com a família. A pia onde ela foi batizada também pode ser visitada. O “Hospício Santa Bernadette” é onde ela fez a primeira comunhão e onde foi educada durante oito anos pelas Irmãs da Caridade de Nevers. E por fim “Bartrès”, a aldeia onde ela foi criada na infância.

Site Oficial: Santuario de Lourdes



2 Comentários

  • estarei em Lisboa, Portugal de 9/12 até 4/01 e gostaria de ir a Lourdes, França neste período. como faço para descobrir como ir de avião por alguns dias até lá?

    • Marcia, ou vc vê isso enqto está em sua cidade, ou seja uma excursão que te leve à Lourdes; ou em último caso vc tenta ver alguma agência de viagem em Lisboa que tenha um pacote turístico para Lourdes. Porém te aviso antecipadamente que aqui em Portugal isso não é fácil, excursao p/ Lourdes (e Santiago de Compostella) eu já procurei e nunca encontrei. Vc pode ir então sozinha, informe-se no Google qual o aeroporto mais próximo de Lourdes e tente ir sozinha, se vc fala inglês já ajuda bastante.

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar