Artesanato em capim dourado!

Você já ouviu falar do Jalapão? Não, não é no Japão ou perto do Afeganistão. 🙂 O Jalapão fica no estado do Tocantins bem no centro do Brasil, seu nome se origina numa planta comum na região a erva jalapa-do-brasil, e a região é considerada uma das maiores atrações turísticas do estado do Tocantins. O Parque Estadual do Jalapão abrange uma área de quase 150 mil hectares e uma característica importante da região é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti,  que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais.

Artesanato em capim dourado!

O capim dourado tem sido utilizado na produção de bolsas, brincos, pulseiras, objectos decorativos, mas esteja atento o  preço do capim dourado é alto. A região é repleta de estradas de terra seca e vermelha e muitos rios, riachos e cachoeiras. O Jalapão não tem acesso fácil, mas atualmente muitas agências de viagens têm uma programação turística específica para a região, mas prepare-se pois o preço por pessoa  para 6 dias sai em torno de R$ 2.900,00.

Cachoeira da Formiga – Foto de Vitor 1234 – Wikipédia

Telefone celular lá não funciona, hospedagem lá existem somente duas opções, por isso o Jalapão é o local ideal para quem busca aventura, calor e férias exóticas  já que a fauna local é rica em animais das mais diversas espécies. E por ser uma região rica em rios, riachos e cachoeiras, o local é muito procurado para a prática de esportes como rafting e bóia-cross.

Duna no Jalapão – Foto de Vitor 1234 – Wikipédia

Antes de se aventurar nestes esportes certifique-se que todos os equipamentos de segurança serão oferecidos como colete salva-vidas e capacetes.Antes de aventurar nas trilhas disponíveis na região contrate um guia local, as trilhas são de difícil acesso e mal sinalizadas; por isso nada de se aventurar sozinho ou num grupo de amigos. Lembre-se também que além de poder se perder você pode encontrar pela frente animais selvagens, cobras e outros bichos mais. 😉

Rio Novo Jalapão – Foto de Vitor 1234 – Wikipédia

Pontos turísticos do Jalapão:

– Cachoeira da Velha
– Cachoeira da formiga
– Gruta da Suçuapara
– Rio Novo
– Comunidade Mumbuca
– Brejo da Cama

O que levar na viagem para o Jalapão:

– Roupas leves e de cor clara
– Repelente contra insetos
– Remédios para febre, dor de cabeça ou que esteja fazendo uso em tratamento.
– Produtos de Higiene Pessoal
– Calçados confortáveis e arejados
– Estojo de Primeiros Socorros