Localização do Amapá no mapa do Brasil

O estado do Amapá fica no Brasil, a capital é Macapá e o estado  tem como limites a Guiana Francesa a norte, o Oceano Atlântico a leste, o Pará a sul e oeste e o Suriname a noroeste.  A origem do nome do estado é controversa. Na língua tupi, o nome “amapá” significa ‘o lugar da chuva’ :ama (chuva) e paba(lugar, estância, morada). Ele é famoso justamente por abrigar a maior e mais rica floresta tropical do mundo, a Floresta amazônica. Esse lado da floresta amazônica ainda é praticamente intocado.

Localização do Amapá no mapa do Brasil

O local é repleto de pântanos e certamente é o maior habitat de centenas de espécies de plantas e animais, além de ser a sede de uma extensa quantidade de rios, e bosques que cruzam a região. É um das melhores áreas de turismo para quem aprecia ou deseja fazer o ecoturismo. Também é uma região propicia para navegação, já que está cheia de lagos navegáveis também bem propícios à pesca esportiva e até mesmo a observação de diversas espécies de repteis e aves.

Marco Zero Amapá - Linha do Equador - Foto de Coedj - Wikipédia

O Amapá  é banhado pelo rio amazonas e o oceano atlântico. Há apenas 16 cidades em todo o estado, que tem uma área de quase 144 mil metros quadrados. Este também é o único território do Brasil que conserva quase totalmente sua diversidade biológica, ela está quase que intacta e não sofre nenhum dano causado pelo ser humano. Por isso mesmo é que o estado do Amapá prega o turismo ecologicamente correto, para que outras gerações desfrutem dessa paisagem.

Muitos turistas procuram o Amapá justamente pelas suas belezas naturais. Um dos fenômenos mais procurados no estado é a Pororoca, que são as ondas que se forma na desembocadura do Rio com o Oceano Atlântico, bem perto da fronteira com a Guiana Francesa.

Fortaleza de São José de Macapá - Foto de Coedj - Wikipédia

O estado do Amapá, tem clima tropical ou equatorial superúmido, isso significa que ocorre uma grande quantidade de calor e umidade. As temperaturas médias que ocorrem no Estado variam de 36°C a 20°C, a primeira ocorre principalmente no fim da tarde e o segundo acontece no alvorecer.

A gastronomia local é especial e única, o prato mais famoso é o Tacacá que é preparado com um caldo fino de cor amarelada chamado tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão  e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. Além do Tacacá, outras iguarias podem ser degustadas na região.

Trapichemcp - Foto de Coedj - Wikipédia

A pororoca

A pororoca é um dos fenômenos naturais mais vistos por quem visita o Amapá. A pororoca é o encontro das correntes de maré com as correntes fluviais. Isso acontece no período da maresia e durante as luas novas e cheias. Ela se forma quando as águas da maré alta tentam invadir o estuário do rio. Nesse momento, as águas fluviais opõem resistência a essa tentativa de invasão, fazendo com que se formem ondas gigantes.

Isso acontece porque a água doce é muito mais leve, se comparado a água salgada do mar. Há um momento onde o equilíbrio se rompe e a onda da maré se junta a água fluvial e cresce. Ela tem a ajuda dos ventos que a impulsionam para dentro do rio, fazendo com que a correnteza se inverta.

A altura da onda da pororoca pode variar entre três e até seis metros. O fenômeno tem duração de até 40 minutos, ou seja, a onda tem duração de 40 minutos. Ela é a alegria dos surfistas e turistas da região. A pororoca percorre quase que 30 quilômetros por uma hora e meia. Para quem quiser visualizar a pororoca, o melhor local para ficar é próximo da Fazenda Redentor e o Sítio Paraíso, indo até a Foz do Rio Araguari. A onda acontece de 12 em 12 horas, ou seja, se perder uma, é só esperar pela outra.

A capital do Amapá

A capital do Amapá é Macapá. A maior cidade de todo o estado. Ela fica as margens do rio amazonas, então pode acreditar que esta é uma das cidades mais propícias para os amantes da natureza e do ecoturismo. Para quem quiser fazer turismo nesta cidade, é bom procurar as praias fluviais de Araxá e da Fazendinha e o Lago Curiarú. Outra boa opção são os passeios que atravessam as florestas. Mas cuidado, eles só devem ser feitos com o auxilio de um guia especializado, pois há riscos de se perder na mata.

Outros Pontos Turistícos de Amapá:

– Casa do Artesão e do Indio
– Museu Sasaca
– Museu de Cultura Negra
– Teatro das Bacabeiras
– Complexo Beira Rio
– Pedra do Guindaste
– Antigo Forum

Site Oficial: – Governo do Amapá


p>