Brasão da Guarda - Imagem de Sérgio Horta

A Guarda é uma cidade portuguesa, capital do Distrito da Guarda, situa-se na região centro de Portugal e tem limites com a Covilhã, Sabugal, Manteigas e Gouveia, além de outras localidades importantes de Portugal.  Guarda é uma das mais altas do país com altura média de 1.056 metros e  é conhecida por ser a cidade dos 5 “F”: Forte, Farta, Fria, Fiel e Formosa. É considerada forte devido à torre do castelo e as muralhas; farta devido a riqueza do seu vale; fria porque fica perto da serra da Estrela; fiel porque nunca se entregou em nenhuma batalha e formosa pela sua inigualável beleza natural. Só por esses 5 “F” você já percebeu que Guarda é uma cidade que reúne riqueza histórica e natural e que vale a pena ser visitada.

Brasão da Guarda - Imagem de Sérgio Horta

Brasão: – Sérgio Horta

A Guarda é um destino imperdível para quem visita Portugal, e nada melhor do que um bom roteiro para não deixar nada de lado durante sua visita a Guarda, por isso prepare-se com antecedência. Um dos locais a serem visitados em Guarda é o Castelo de Alfaiates, cercado por muralhas e com uma construção quadrangular e que ostenta uma torre também quadrangular; ela ainda tem duas cruzes da ordem de Cristo.

Localização da Guarda no mapa de Portugal - Imagem de Rei-artur - Wikipédia

O Castelo de Marialva, considerado um Monumento Nacional e que está sendo totalmente recuperado. Aqui há um rico conjunto histórico que inclui a Torre de Menagem, o pelourinho, a cisterna, a alcáçova e duas igrejas. Já o Castelo de Trancoso tem arquitetura militar, com cinco torres e uma porta em forma de arco de ferradura. É o castelo que mais atrai os turistas em Guarda atualmente.

Outro ponto alto de Guarda é a Estátua do Cristo-Rei, que fica em um pedestal de rocha e que acolhe em seus braços toda a cidade de Guarda. A estátua fica no Alto da Marofa; do local onde a estátua está, é possível você ver Guarda inteira e todas as belezas que é possível ver do alto.

E por fim, não saia de Guarda sem antes ir até a Serra da Estrela. O primeiro pensamento que você terá aqui é a neve, esportes de inverno e dias esquiando na neve e noites aconchegantes diante da lareira.

Sé da Guarda - Imagem de Nuno Tavares - Wikipédia

Mas a neve não é a única atração em Serra da Estrela. As paisagens sempre verdes e a diversidade de plantas e animais fazem a alegria de qualquer visitante. Além disso, você pode desfrutar de lagoas e uma incrível sensação de isolamento, paz, tranquilidade e descanso.

Serra da Estrela em Guarda é o paraíso para os amantes da natureza e os que procuram um bom local para descansar e relaxar na melhor paisagem e clima que você pode imaginar encontrar em Portugal. Além de tudo isso que citamos, a gastronomia local é sensacional e os queijos da região são únicos, saborosissimos e não dá vontade de parar de comer! Prepare-se apra ganhar uns kilinhos extras 😉

Site Relevante sobre a Guarda:

Turismo na Guarda

Município da Guarda – Turismo

Pontos Turísticos a serem visitados na Guarda:

– Judiaria da Guarda
– Torre dos Ferreiros
– Torre de Menagem (Castelo da Guarda)
– Sé Catedral da Guarda
– Igreja de São Vicente
– Portas da cidade (do Sol, da Erva, Del Rei e Falsa)
– Convento de São Francisco da Guarda
– Pelourinho de Valhelhas