A Mauritânia é um país situado a noroeste da África, e é um dos pontos de turismo que mais representam a história. da região.  Mauritânia era o local onde os povos antigos e nômades passavam para obter comida, bebida e até mesmo para se casar. Então se prepare para viajar por um local cheio de história e importância. Um dos locais mais interessantes da Mauritânia é o mercado central, que é o ponto de partida para conhecer os melhores locais da Mauritânia como as ruelas estreitas do Ksar.

De lá você chegará até Koumbi Saleh a antiga capital medieval da Mauritânia. Ela é um sitio arqueológico muito famoso e lá  você pode ver o processo de escavação que já encontrou uma mesquita. Há muito que se ver no local. Já o ponto mais interessante de Nouakchott são as mesquitas, principalmente a mesquita suntuosa construída pelos saudís. Outra mesquita que merece ser visitada é a Mesquita do Viernes. É exatamente nessa parte da cidade que estão os restaurantes, lojas e os melhores hotéis.

O grande atrativo da Mauritânia (terra dos mouros, em latim), como você pode observar são os edifícios religiosos, mas há outros locais interessantes a serem visitados como os mercados. Nesse quesito, você deve ir ao Grande Mercado onde você encontrará diversos produtos feitos com materiais variados, além é claro das especiarias e alimentos. Além desse mercado, há o Quinto Mercado, o mais tradicional da Mauritânia, então prepare-se para ver ali o comercio tradicional da região, que apesar de não ter muitos produtos, pode ser bem interessante.

Agora se você está em busca de um mercado realmente diferente, tem que ir até o Port de Pêche, o mercado de peixe mais famoso da Mauritânia. Aqui você pode ver o comércio do peixe além de observar os pescadores nos barcos em pleno trabalho.

E se você quiser conhecer mais a cultura nômade da Mauritânia, é só ir até o Museu Nacional que tem vários artigos que contam a historia de como surgiu a herança da Mauritânia.

Depois de ver tudo isso, você pode ir até a cidade de Atar, um dos poucos locais na Mauritânia que você ainda pode ver o modo de vida dos nômades. As ruas da cidade são coloridas e o mercado local é cheio de produtos e pessoas. Atar também é um ótimo local para quem busca a boa gastronomia da Mauritânia, com ótimos restaurantes.

E por fim, termine o seu passeio por Nouadhibou onde você pode encontrar belas praias desertas  e ver onde o Saara começa. Outro ponto interessante da cidade é o Porto Mineralino onde atracam os mais diversos barcos. Com essas pequenas dicas você pode ver o que de melhor a Mauritânia tem a lhe oferecer e assim conhecer um pouco mais desse belo país, se você quer encontrar o deserto este é o local ideal! 🙂

Não espere grandes luxos por lá, a Mauritânia é um destino turísticos destinado aos aventureiros e à pessoas que estão em busca de locais pitorescos e exóticos, por isso pense bem antes de a incluir em seu roteiro. Por se tratar de um país com taxa de 99.84% da população serem muçulmanos, procure informar-se sobre as tradições locais apra não cometer nenhuma gafe. Atenção a roupa nada de saias curtas, decotes, bermudas, shorts e etc.

Esteja atento também a sua segurança muitos sites tem alertado para que não se viaje sozinho para a Mauritânia, e principalmente que se evite deslocações por via terrestre,quando os percursos forem de noite, desacompanhados e ou em estradas secundárias. A criminalidade na capital  Nouakchott tem vindo a aumentar nos bairros da periferia e nas praias. Por isso nada de viajar sem um bom guia de turismo! 🙂