Brasil - Turismo, Férias e Viagens

Turismo em Rio Branco – Acre – Brasil

Vote neste Post!

Rio Branco é a capital do estado do Acre, distante 3.934 km de são Paulo e é a cidade brasileira que fica mais perto do Oceano Pacífico. Ela também é rodeada pela selva, com um clima quente e úmido. Apesar de Rio Branco não ser conhecido como um ponto tradicional de turismo, ela tem reservas agradáveis e muitas surpresas a todos os visitantes.

Tanto é que Rio Branco tem sido submetida a um firme programa de revitalização da sua cidade, para pode atrair e comportar melhor o turista que procura um contato maior com a natureza. Todo esse clima de natureza chama a atenção juntamente com a mistura de povos que se encontra no Rio Branco: são brancos, negros, indígenas e vizinhos dos países andinos. Essa mistura de cultura é certamente um dos grandes atrativos para quem procura a cidade de Rio Branco para visitar.

Localização do Acre no mapa do Brasil

A cidade de Rio Branco é banhada pelo Rio Acre, que a um ser ponto chega até mesmo dividir a cidade em duas partes: de um lado temos o centro histórico de Rio Branco, do outro temos o que pode-se chamar de cidade nova. E por ser uma cidade cortada por um rio, Rio Branco tem como principal meio de transporte o transporte do tipo aquático. As embarcações levam as pessoas ria acima ou abaixo. Entre os meses de julho até setembro, Rio Branco é palco de diversos esportes aquáticos.

É também neste período que o turista pode apreciar as diversas praias de água doce da região, como a praia do Amapá e praia do Riozinho do Rola. Uma das melhores opções de lazer e turismo para quem visita Rio Branco.

Aeroporto Internacional de Rio Branco - Foto de Filipux - Wikipédia

A comida típica utiliza o pato e o pirarucu, que herdou dos índios, e o bobó de camarão, vatapá e carne de sol com macaxeira, trazido do Nordeste brasileiro logo quando iniciou a extração do látex, já que muitos nordestinos migraram para o Acre tentando uma melhor qualidade de vida. No artesanato os artigos confeccionados com materiais extraídos da floresta amazônica.

O município de Rio Branco é o que possui a menor média de temperatura anual dentre as capitais da Região Norte. O clima é equatorial, com temperaturas oscilando entre 25°C e 38°C nos dias mais quentes do ano. Situada a 153 metros de altitude, as menores temperaturas ocorrem à noite, com registros frequentes de 22°C nas madrugadas.

Museu da Borracha - Foto de Davi Sopchaki - Wikipédia

A parte administrativa de Rio Branco fica localizada na margem esquerda do Rio Acre. Alguns prédios imponentes e históricos estão localizados nessa região. Porém alguns deles não abrigam mais a sede do governo e por isso mesmo passou a serem museus, onde guardam parte da história de Rio Branco e também do Brasil.

Neste local é possível encontrar guias que mostram todos os detalhes do prédio e também contam um pouco da rica história que tem naquela cidade. O Acre era território pertencente a Bolívia, que só foi conquistado depois de muita luta pelos brasileiros. E há um obelisco que homenageia todos os heróis que contribuíram para a conquista do território do Acre.

Passarela Joaquim Macedo - Foto de Davi Sopchaki - Wikipédia

Esta certamente é uma das áreas mais agradáveis do Rio Branco, proporcionando aos turistas uma intensa e surpreendente viagem, inclusive a noite, com as fontes coloridas e jardins.

Depois de o visitante sair do museu situado no antigo Palácio do Governo, recomenda-se que ele caminhe poucos metros até chegar ao Memorial dos Autonomistas; esta é uma clara referência a todos que lutaram pela autonomia do território do Acre. Aqui neste memorial estão os restos mortais do senador Guiomar Santos, responsável pela elevação do Acre a estado, e de sua esposa Lídia Hammes.

Juntamente com este memorial, o turista pode ver o Café do Teatro, um dos melhores – senão o melhor – café de todo Rio Branco. Aqui o turista pode se servir de refeições, bebidas diversas, doces e salgados.

Há uma ponte muito famosa que atravessa o rio. Ela é chamada de ponte dos pedestres ou simplesmente passarela. Ela foi a grande responsável pela revitalização de toda a margem oposta do Rio Acre, fazendo com que o Rio Branco se tornasse uma cidade reconstruída por igual.

Palácio Rio Branco - Foto de Davi Sopchaki - Wikipédia

É nesta margem oposta dos rios que o turista pode encontrar espaços culturais e bares. Um dos melhores espaços culturais está localizado justamente nessa margem, é a Fundação de Cultura Elias Mansour, onde os artistas locais do Rio Branco e de outras regiões podem expor as suas obras.

E para terminar a visita a Rio Branco, nada melhor do que conhecer a Praça dos Seringueiros, um dos locais mais freqüentados do Rio Branco. Nos finais de semana, o local é o principal ponto freqüentado; ele também se transforma no principal endereço cultural e de lazer do Rio Branco.

Site Oficial: – Governo do Acre

Pontos Turistícos de Rio Branco:

– Palácio do Rio Branco

– Gameleira (Árvore  histórica. Fica na “curva” do rio Acre, onde a cidade  nasceu.)

– Catedral de Nossa Senhora de Nazaré

– Praça Plácido de Castro

– Memorial dos Autonomistas (Possui um museu  sobre a aquisição do Acre pelo Brasil, exposições de quadros de pintores regionais, um café e um teatro.)

– Passarela Joaquim Macedo

– Museu da Borracha

– Mercado Velho

– Parque da Maternidade

Sobre o Autor

admin

15 Comentários

  • NOSSA… QUANDO VI ESSE SITE FIQUEI BABANDO E FALEI ASSIM ESSE SITE E O MELHO SITE DO MUNDO FORA UNS!!!!!!!!!!

  • Poxa, o Acre é um estado tão lindo, com tantas belezas naturais. É triste ver como ele é esquecido, o Governo não incentiva o turismo na região…

  • Quando assiti o video vi o quanto Acre é lindo, mas o governo do Estado não encentiva o turismo e nem faz propaganda chamando a conhecer esse lugar maravilhoso. Pelo que deu a entender o comercio não tem incentivo para crescer, O Acre é um Estado que tem muito a crescer, mas precisa de encentivo e abertura para novos empresários entrar e faze-la ser vista em todo o pais. Tem uma história de luta e desenvolvimento. Necessita de faculdades, escolas mais equipadas, shopping, hoteis para receber o turista, zoológicos abertos, onde o turista possa ter contato com a natureza nativa e suas fauna e flora. Somo sum pais rico em vegetações e animais diversificados, necessitamos apoio e abertura para os pequenos empresários que desejam fazer de seu pais um lugar de desenvolvimento visando a conservaçaõ da natureza. O norte de nosso pais é lindo e rico e diversidade. Vamos fazer desses lugares um lugar de visitações prazerosas, onde o turista possa usufluir da beleza natural que existe em nosso pais.

  • encontrei justamente o que estava procurando. aqui tem muita coisa que não encontramos nos outros lugares e eu já estava pensando que não tinha nada para se visitar no Acre.Adorei.

  • Trabalhei e morei em Rio Branco nos idos de 1980. Vi que as mudanças foram muitas, nem lembra a cidade que conheci. Deu muita vontade de reve-la.

  • Estou indo visitar o Acre, Rio branco em dezembro, alguma sugestão… devo ir pelo dia 14 de dezembro.. qual a programação????? Alguma sugestão de agencia que eu posso contratar para fazer um city tour.. enfim, aguardo sugestão. ah, por acaso haverá alguma festa, show ou enfim qualquer programação a noite, poderiam me informar?

  • SOU CARIOCA , MAS PRETENDO IR TRANSFERIDO PARA RIO BRANCO. PESQUISEI VARIAS CIDADES DO NORTE E ESTOU ME IDENTIFICANDO POR LÁ.SOU DO EXÉRCITO E PRETENDO QUE 2014 EU POSSA ESTAR POR LÁ ATÉ MAIS..RIO BRANCO NOS ESPERA.

  • Sou de Rio de Branco , mas moro em MS ha 7 anos , o povo acreano são bastante hospitaleiro e muito faceis de fazer amizades , são pessoas simples e maravilhosas …O que eu mais gosto é do Açai amoo é muito bom ..recomendo a todos que forem visitar essa cidade super acolhedora ..

  • Gostaria conocer Rio Branco mais depois ir no Peru, alguein sabe mim dizer sim ja terminaron a Br que chega na divisa? E tambem sim no Peru terminaron a estrada que chega em Puerto Maldonado. Minha feries estan programada pra janeiro 2014.
    Obrigado

  • Estou indo conhecer Rio Branco, muito ansiosa em conhecer, sou da Bahia e a expectativa é muito grande, ansiando por dias incriveis numa cidade distante de onde mora, mas tenho certeza que serão dias de pura descoberta. “AQUI VAMOS NÓS RIO BRANCO”.

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar