Castelo de Pombal - Foto de MarioM - Wikipédia

Pombal é mais um pequeno recanto de Portugal que fica no Distrito de Leiria, razoavelmente perto da capital Lisboa. Pombal é uma terra de muita história e personagens ilustres, que vão desde o grandioso Marquês de Pombal ao historiador João de Barros, a cidade ainda foi passagem dos Templários. Só por esses fatos você já sabe que vai encontrar muita história e grandes monumentos em Pombal. Os principais pontos turísticos  a serem explorados pelos turistas é o castelo de Pombal, igreja matriz de São Martinho, igreja N. Senhora do Cardal, à Ponte Romana da Redinha, igreja do Cardal e a igreja do convento do Louriçal.

Começamos  citando o Castelo de Pombal, que foi construído a mando de Gualdim Pais Grão-Mestre da Ordem dos Templários, no século XVI. O castelo foi a residência mais segura durante a invasão francesa, tanto é que hoje o castelo é uma das fortalezas mais bem preservadas de toda Portugal.

Mapa de Portugal - Localização de Pombal - Imagem criada por Rei Artur - Wikipédia

A seguir sugerimos para visitação o  Celeiro do Marquês, um belo edifício de dois andares e cinco portas arqueadas, sendo que a porta principal é decorada com o brasão do Marquês. Depois de conhecer o Celeiro, é hora de fazer uma visita pelas igrejas. A primeira é a Igreja do Cardal, toda em estilo barroco e que abrigou a sepultura do Marquês de Pombal até 1857. A Igreja do Carmo fica na Praça Marquês de Pombal; aliás, como você pode perceber em Pombal tudo remete ao Marquês de pombal, graças a sua importância para a região.

Castelo de Pombal - Foto de MarioM - Wikipédia

A Igreja de São Martinho tem várias capelas, todas em estilo medieval; o destaque aqui é a capela da Senhora da Piedade com o belo brasão do capitão Jorge Botelho. Já a Torre do Relógio Velho foi construída a mando de Dom Pedro I para receber os cristãos no dia de São Martinho.

Outra atração em Pombal é a Casa do Marquês, a residência onde Marquês de Pombal viveu os últimos anos de sua vida. Ela fica na Praça Marquês de Pombal juntamente com a Igreja Matriz.

E ainda em Pombal você pode fazer diversas rotas, duas são destaques. A primeira é para quem gosta dos Templários. É a Rota dos Templários e do Barroco. Você deve começar pelo Largo do Cardal e depois partir para o Museu Municipal que fica no antigo convento chamado de Paços do Concelho. Depois passe pela Igreja de Nossa Senhora do Cardal, vá até a Praça Marquês de Pombal onde você verá todos os edifícios Pombalinos. Daqui você vai encontrar o caminho para a vila Templária da Redinha. Tudo em Pombal é muito bem sinalizado então na há como você se perder.

A outra rota é a Rota dos Pinhais e das Praias. Aqui você vai chegar ao litoral de Pombal, passando pelos campos de arrozais, uma bela visão. Vai seguir pela Mata Nacional do Urso até você chegar a Praia Dourada do “Osso da Baleia”. Chegando aqui, é só aproveitar a beleza do local e o sol.

Pontos Turísticos de Pombal:

– Castelo de Pombal
– Celeiro do Marquês de Pombal
– Torre do Relógio Velho
– Casa Arte Nova
– Igreja do Cardal
– Igreja do Carmo
– Igreja de São Martinho
– Casa do Marquês
– Convento do Cardal
– Museu Municipal Marquês de Pombal
– Miradouro da Escola EBI Gualdim Pais na Charneca
– Corredor de Lazer Ribeirinho – Jardim do Arunca
– Mata do Castelo de Pombal
– Jardim do Cardal
– Jardim do Vale
– Jardim das Oliveiras (Cão)

Festas e Romarias:

– Festa de Santo Amaro em Janeiro
– Festas do Bodo na última semana de Julho
– Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas em Setembro

A gastronomia local é rica e é possível saborear na região os mais saborosos pratos característicos da Serra do Sicó, Mata Nacional do Urso e Praia do Osso da Baleia.

Pratos Locais mais apreciados pelos turistas:

– Arroz de Cabidela
– Arroz de Coelho
– Cabrito Assado
– Carneiro Guisado
– Cacholada de Porco
– Galinhas Coradas