Brasil - Turismo, Férias e Viagens

Turismo em Mariana – Minas Gerais

Turismo em Mariana – Minas Gerais
5 (100%) 1 voto

Várias cidades mineiras construíram a fama do estado, como uma parte importante do patrimônio e das tradições brasileiras. Mariana é uma dessas cidades que faz parte do Circuito do Ouro. Ela é uma cidade que remete seus monumentos e relíquias ao século XVIII, quando a cidade começou a ser habitada. A origem da cidade remonta a 1696 quando foi fundado o arraial do Ribeirão do Carmo. Em 1745 tornou-se na primeira cidade de Minas Gerais, com a designação de Mariana, em homenagem à rainha D. Maria Ana de Áustria, esposa do rei D. João V.

Igrejas São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Carmo, Mariana-MG – Foto de Edernon Marcos Pereira

Assim como outras cidades mineiras, Mariana também guarda algumas das obras de Aleijadinho. Sua distância em relação à capital Belo Horizonte é de 110 quilômetros. A curiosidade da cidade é que ela é formada por três praças principais que são a praça Cívica, a Intendência e da Matriz; ou seja, três locais que já começam a mostrar um pouco do que Mariana oferece ao turista.

Outro ponto para o turista ver o belíssimo acervo de Mariana é a Catedral Basílica da Sé, construída em 1701. Além de toda a parte histórica para o turista, esse é o local em Mariana onde o turista e a população se encontram para ouvir a boa música.

Andar pelas ruas de Mariana é a melhor forma para o turista conhecer tudo sobre a cidade. As ruas são de paralelepípedos e a riqueza do seu acervo é entalhada em madeira e pedra sabão. Tudo isso faz com que Mariana possua um charme inigualável.

Como a maior parte das cidades históricas mineiras, Mariana tem em suas igrejas a sua maior atração. A arquitetura dos museus e das casas é outro atrativo. Mas há outros locais em Mariana a se conhecer além disso tudo, como a Mina da Passagem, onde se concentrava toda a produção de ouro.

Já para quem gosta do contato com a natureza e do ecoturismo, nada melhor do que ir até a Cachoeira da Serrinha, na Serra do Itacolomi. Mariana também tem lindas cachoeiras e uma vegetação e fauna que encantam os turistas. Tudo isso reunido em um local pacato, relaxante e cheio de história.

E o turista que vai até Mariana tem a oportunidade de ver de perto toda a cultura e o folclore local e de Minas Gerais, são teatros, música e danças típicas que encantam todos os turistas que escolhem Mariana como o destino para conhecer a vida e as belezas do local.

A cidade tem vários pontos turísticos, sendo os principais:

– Praça de Minas Gerais, onde se encontram três monumentos históricos da cidade, a antiga Casa da Câmara e Cadeia, Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo.

– Catedral da Sé, uma das maiores igrejas da cidade e a mais importante, localizada na Praça da Sé, a praça principal da cidade e também um ponto turístico.

– Museu Arquidiocesano de Arte Sacra – funcionando na mais bela construção de Mariana e que possui um dos mais ricos acervos de arte sacra do Brasil.

– Museu da Música de Mariana – funciona no Centro cultural Dom Frei Manoel da Cruz (antigo Palácio dos Bispos). Único museu deste gênero na América, possui em seu acervo documentos, partituras, impressos dos séculos XVIII ao XX, além de uma exposição permanente em que o visitante não vê somente, mas sente a música.

– Prédio da Curia – Arquidiocese de Mariana.

– Rua Direita, onde se encontram as casas mais antigas da cidade, com sua arquitetura conservada.

– Antigo Seminário, atual campus do ICHS (unidade da UFOP).

– Seminário Maior São José – bela construção em estilo neoclássico, com ajulejos no frontispício e pinturas de Pietro Gentili e Nobäuer na capela e salões.

– Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

– Igreja de Santo Antônio, a mais antiga da cidade.

– Igreja de São Pedro dos Clérigos (Mariana), com sua arquitetura belíssima.

– Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória, em Passagem de Mariana.

– Minas da Passagem, muito importante para a economia da cidade no ciclo do ouro. Atualmente aberta a visitação.

5 Comentários

  • Eu sou de Minas mais nunca fui em Mariana estou fazendo uma pesquisa e estou adorando,Mariana paresse muitobonita!

  • Olá pessoal.a amei a matéria.. Mariana é realmenente espetacular e uma ótima opção de turismo.. Sou mineira.. do Sul de Minas Gerais com muito orgulho.. Tenho um blog.. me formei recentemente me Gestão Ambiental. Mas como ainda estou sem emprego, pra não ficar parada, resolvi me dedicar ao blog.. mas anda meio dificil de divulgar.. tenho uma matéria sobre algumas coisas da região.. o título é Caminhos do Turismo. pretendo divulgar as mavavilhas da minha região.. as montanhas de Minas são belíssimas!
    Se tiverem um tempinho façam uma visita e confiram!.. postem um comentário se assim desejarem.. o endereço é correiodocampo.blogspot.com, é só clickar no link – CAMINHOS DO TURISMO..

    Obrigada!
    Lionelle Carvalho.

  • eu to fazendo um trabalho de História pra minha escola,tenho que fazer 3 folhetos de turismo sobre Mariana,e eu to adorando oq eu to escrevendo

  • Maravilha.Pena que a mentalidade do brasileiro é tão pequena…Somos donos de um tesouro cultural invejado pelo mundo;mas preferimos visitar os Estados Unidos e Europa,levando dinheiro para ajudadálos a sair da clise.Tiramos com isso o emprego dos brasileiros.
    L.Carvalho
    OuroFino-Mg

  • E muita igreja penso que em MG se concentra o maior numero de catolicos do MUNDO e IGREJA DEMAIS…

Deixe Comentário

Insira Por favor o resultado, para poder avançar