Pantai Wataboo, Osolata - Foto de yeowatzup (Flickr)

O Timor-Leste está  situado na parte oriental da ilha de Timor na Ásia e ainda é um país bem jovem,  por isso mesmo ele é uma verdadeira caixinha de surpresa. O seu território é relativamente pequeno, mas isso é uma grande vantagem, já que você pode ver tudo o que Timor-Leste tem a lhe oferecer e não deixar nada para trás.

Timor Leste foi uma colónia portuguesa até 1975, portanto lá se fala português, então a língua é uma preocupação a menos que você precisará ter. O tétum e o português formam as duas línguas oficias do país, enquanto o indonésio e a língua inglesa são consideradas línguas de trabalho pela atual constituição de Timor-Leste.

Pantai Wataboo, Osolata - Foto de yeowatzup (Flickr)

A primeira impressão que você verá é a da beleza natural do Timor-Leste. São praias paradisíacas e grandes florestas tropicais que abrigam cadeias de montanhas. Aqui os amantes do ecoturismo estarão em casa. Vale a pena incluir esse recente país em seu destino de turismo, você certamente vai se surpreender.

Timor-Leste também é rodeado por vales e montanhas, o que faz com que você suba e desça diversas vezes, então vá preparado. Mas não se esqueça que todo o esforço vale a pena quando você está em Timor-Leste. Perto da capital fica a praia de Metinaro, uma das belezas naturais do jovem país. Depois desse pequeno passeio, nada melhor do que ver a paisagem de arrozais em Baucau e depois seguir para os oásis de areia branca de Lautém. Depois disso, parta para uma das mais encantadoras praias de Timor-Leste, a Tuluala.

Jesus Backside Beach, Dili - Foto de yeowatzup (Flickr)

Essas são apenas algumas praias de Timor-Leste, se você tiver disposição verá muitas outras pela frente. E se puder, vá até a ilha deserta de Jaco, considerada o paraíso de Timor-Leste; aqui você pode praticar esportes náuticos e contemplar a beleza do local.

E para terminar esse surpreendente passeio pelo Timor-Leste nada melhor do que contemplar o jovem país do alto. E para isso, você precisa ir para o local que fica no enclave de Oecussi e Díli. Aqui certamente você pode dizer que se sentiu nas nuvens. A natureza de Timor-Leste certamente vai te encantar.

A melhor época para você visitar o Timor-Leste é na estação seca, já que você provavelmente vai aproveitar mais os passeios sem a chuva. Prefira então ir entre abril e outubro.

* Timor Leste é um país lindo e cheio de lendas, uma delas conta-nos sobre a formação do ‘nascimento’ de Timor. A  antiga lenda  narra que certo dia um menino viu um crocodilo tentando atravessar um faixa de água razoalmente extensa, como se via em dificuldades o menino decidiu ajuda-lo a atravessar. O menino carregou então em seus braços o crocodilo até a outra margem das águas. O crocodilo tornou-se muito grato e disse ao menino que todas as vezes que ele estivesse perto do rio ou do mar, que chama-se pelo crocodilo que este apareceria para ajuda-lo. Depois de um tempo o menino lembrou-se da promessa do crocodilo e decidiu ir procura-lo, chegou a beira mar e gritou pelo crocodilo 3 vezes.

Quando o crocodilo apareceu, o menino sentou em suas costas e durante muitos anos o menino conheceu muitas terras acompanhado pelo crocodilo. Embora o crocodilo fosse grato ao menino, ele sentia uma vontade irresistivel de come-lo. Como isso incomodava muito o crocodilo, ele decidiu perguntar para outros animais o que eles achavam sobre isso.

Todos responderam que ele jamais poderia comer o menino porque um dia o menino foi bom com ele, os animais diziam que ele deveria ser eternamente grato ao menino. O crocodilo então desistiu desta idéia e durante muitos anos viveram lado a lado, o menino e o crocodilo  a viajar pelo mundo.

Quando o crocodilo sentiu que já estava muito velho e que iria morrer, disse ao menino: – ‘Em breve eu morrerei e já não mais estarei ao seu lado. Entretanto sobre mim se formará uma linda terra para você e todos os seus descendentes.

Então o crocodilo morreu e tornou-se a Ilha de Timor que tem um formato muito parecido com um crocodilo. O rapaz teve muitos filhos e daí nasceu a nação Timorense, um povo bom, amigo simpático e com senso de justiça; e que chamam o crocodilo de avô.

Mapa de Timor Leste

Há um ritual engraçado quando o povo timorense cruza o mar ou um rio, eles gritam: – Crocodilo, não me coma! Eu sou seu neto!! Segundo a lenda nem um crocodilo nem nada de mal lhes acontecerá porque estão debaixo da proteção do avô crocodilo.

Por tudo isso vocês podem ver que Timor é um lindo lugar para se visitar!

Site Oficial de Turismo: – Turismo de Timor Leste