Reservas de Hotéis

Hoje em dia o que mais há são sites de reservas de hotéis, porém se você pretende viajar, previna-se ao fazer sua reserva nestes sites.

O problema não são os sites de reservas de hotéis propriamente dito, o problema são os hotéis que lá se inscrevem e disponibilizam informações acerca dos quartos, acomodações, comodidades e afins.

Reservas de Hotéis

Muitas pessoas já tiveram problemas ao reservar hotel desta forma, veja abaixo algumas situações que podem ocorrer:

1- Por vezes você vê um hotel no site de reservas, vê as acomodações, escolhe os quartos (ou suite) de acordo com as fotos publicadas no site de reserva e ao chegar no hotel, a recepção comunica que o ‘referido’ quarto reservado já não está mais disponível; e te empurra outro qualquer. Na maioria das vezes lhe empurra um quarto de má qualidade, mas claro cobra o mesmo preço da reserva feita pelo site, que quase sempre foi paga antecipadamente com o seu cartão de crédito.

2- Outras vezes, você escolhe o hotel, faz sua reserva, paga com cartão de crédito, e no dia seguinte alguém do hotel entra em contacto com você a comunicar que o hotel encontra-se lotado e pergunta se você não se importa de ficar hospedado em outro hotel da rede; claro que 100 vezes pior do  que o hotel que você viu e gostou no site.

3- Em algumas situações, você faz a reserva, viaja, chega no hotel e a recepção do hotel te acomoda no quarto ou suite escolhida por você no site de reservas, porém no dia seguinte um empregado do hotel lhe informa que o quarto que você está devidamente acomodado, deverá ser ocupado dentro de dois dias por outros hóspedes que já tinham feito a reserva antes de você; e claro, te transferem para um quarto ou suite pior do que você estava. O preço? Raramente há diferença, eles sempre dizem que a diária é igual.

4- Muitas vezes você vê um hotel no site de reservas, gosta das acomodações, escolhe um quarto que lhe agrada, e ao adentrar ao quarto escolhido por você, eis a surpresa, o hotel está ‘caindo aos pedaços’; ou seja, o hotel está tão velho que fica quase irreconhecível. Obviamente o hotel que anunciou no site de reservas de hotéis, colocou uma foto antiga, ou de algum quarto que ainda estava em boas condições.

Nas situações acima citadas, quase sempre o hóspede ou turista, fica sem saída. Por vezes, o turista está numa cidade desconhecida, ou em outro país, e não conhece outro hotel que possa recorrer; tão pouco saberá se sair deste hotel, conseguirá encontrar quartos disponíveis em outro. Imagine só que situação constrangedora. Eu já passei por isso, infelizmente não posso aqui dizer o nome do hotel 4 estrelas em Lisboa, onde não só os quartos estavam em péssimas condições, mas a casa de banho toda quebrada, a roupa de cama manchada e rasgada, e etc…etc…etc.

Também já reservei hotéis em Lisboa que na última hora me avisaram que já não havia mais vaga, se eu aceitava outro hotel da rede; um hotel, claro em péssimas condições. Também já me obrigaram a mudar de quarto, alegando que o mesmo já estava reservado para os dias subsequentes por outras pessoas (que tinham feito a reserva anterior a minha).

Por isso Srs. responsáveis por hotéis é desnecessário dizer-me que isso não acontece, porque aconteceu comigo! 😉 Em todas as situações fiquei literalmente com muita raiva, e claro estragou minha viagem. Por isso para vocês não passarem pelo mesmo, aqui vão algumas dicas:

1- Faça um print screen da página do hotel onde tem as fotos do quarto escolhido por você. Leve consigo as fotos impressas do quarto, bem como todos os dados da reserva; caso queiram na recepção fazer alguma alteração que você não esteja de acordo, exija seus direitos. Em Portugal, por lei, todo estabelecimento comercial deve ter o ‘Livro de Reclamações’, peça-o ao empregado do hotel e registre a sua indignação.

2- Se insistirem em lhe oferecer outro quarto, que não o reservado por você, diga que você  irá chamar as autoridades locais para fazer prevalecer seus direitos de consumidor; dado que não foi aquilo que você reservou.

3- As dicas valem também para quem viaja através de agência de turismo, desconfie de preços muito baratos e confirme todas as informações oferecidas pela agência, antes da viagem.

4- Antes de viajar, comunique-se com o hotel e certifique-se de que a sua reserva está devidamente assegurada, no quarto escolhido por você.

5- Por fim, se de todo você realmente sentir-se lesado e não quiser ficar no hotel, exija que eles encontrem um hotel nas imediações e em condições dignas para que você possa se hospedar como pretendia, e claro exija a devolução do seu dinheiro.

Se alguém passou por situação semelhante e quiser partilhar conosco poderá faze-lo nos comentários. Se tiverem dicas para evitar que outras pessoas passem por isso, também partilhem conosco. Contamos com a sua colaboração! 🙂