São Luiz do Maranhão

A cidade de São Luiz, no Maranhão é histórica por natureza. Tanta história resultou em um centro histórico sensacional, que tem uma área de 220 hectares que conserva mais de 2.500 imóveis tombados pelo patrimônio histórico estadual e pelo IPHAN. A capital do Maranhão já foi declarada Patrimônio Mundial em 1997 pelo seu conjunto arquitetônico que mistura o estilo colonial português com o clima brasileiro.

Pessoalmente acho um dos estados mais lindos do Brasil, até porque lembra-me muito meu amado Portugal.

Os prédios arquitetônicos se dividem entre casas térreas, sobrados e solares. Os sobrados têm quatro pavimentos e geralmente no térreo há algum estabelecimento comercial. Já os solares possuem detalhes mais refinados e as casas térreas tem várias classificações como morada inteira ou meia morada.

O destaque nas construções fica por conta do Convento das Mercês, a Casa das Tulhas, as igrejas do Rosário e do Desterro, a Casa das Minas, das Fontes e das Pedras, o Teatro Artur Azevedo e o Palácio dos Leões que é a sede do governo do estado do Maranhão.

São Luiz do Maranhão
São Luiz do Maranhão

Todos os prédios do centro histórico de São Luiz são datados dos séculos XVIII e XIX, período esse do auge da cidade com a exportação do algodão e arroz. A cidade era um dos quatro centros comerciais brasileiros mais importantes.

São Luiz também é conhecido como a “Cidade dos Azulejos”, já que a maior parte dos edifícios e construção que você verá foi revestida com azulejos por conta do clima úmido da cidade, que certamente danificaria as construções. Por onde quer que você vá ao centro histórico do São Luiz você verá as belas fachadas decoradas com os azulejos portugueses.

Centro Histórico São Luiz
Centro Histórico São Luiz

Pouca coisa mudou em São Luiz desde o século XIX. Então como você pode perceber esse é o melhor local para você descobrir como era a vida dos moradores daquela época. A viagem é capaz de deslumbrar qualquer visitante, seja pelos belos azulejos ou pelas ruas estreitas de paralelepípedos.

Os casarões que outrora abrigavam as famílias maranhenses agora são o reduto de ótimos restaurantes de comida típica que atraem todos os turistas; basta você caminhar pelas ruas estreitas e verá tudo isso de perto, o difícil vai ser escolher um local para almoçar ou jantar.

A cidade ainda oferece atrações para todos os gostos, desde MPB até o forró. O cenário histórico da cidade favorece o encontro de várias tribos e proporciona uma mistura de sons e pessoas juntamente com a bela arquitetura; só vendo para saber o que isso significa.

Prepare-se para as compras são Luiz oferece muitos produtos típicos da região para os turistas se deliciarem, o melhor local de compras é o Centro Histórico; mais especificamente na Rua Portugal reduto de dezenas de lojas com artigos típicos.

Se você aprecia praia, lá terá muitas boas opções como: Praia do Calhau, Praia São Marcos, Praia Olho D’Água, Praia Ponta da Areia e muito mais.

Fotos: Wikipédia

Site Oficial: Governo do Maranhão