Santa Cruz Cabrália - Foto de Claus Bunks - Wikipédia

Se você quer aproveitar as próximas férias para conhecer algumas praias paradísiacas no Brasil, Santa Cruz Cabrália é o local ideal, belezas naturais e história num só lugar. Situada no  no extremo sul do estado da Bahia, bem na costa do descobrimento, onde aportou Pedro Álvarez Cabral; Santa Cruz Cabrália é encantadora.

Santa Cruz Cabrália – Foto de Claus Bunks – Wikipédia

Santa Cruz Cabrália que já foi chamada de Terra de Vera Cruz, e hoje somente Cabrália, abriga o berço da civilização  brasileira, porque foi o local onde foi celebrada a 1ª Missa em solo brasileiro, mais exatamente na praia da ‘Coroa Vermelha’. Distante cerca de 755 km de Salvador, Santa Cruz Cabrália possui uma extensão litorânea de 165 km.

Reza a história que as duas primeiras missas foram alí celebradas por Frei Henrique de Coimbra, capelão  de Pedro Álvares Cabral, em 26 de abril e 1 de maio de 1500, respectivamente. Santa Cruz Cabrália é uma cidade construída em 2 planos bem ao estilo português, na parte alta da cidade estão a Igreja de N. Sra. da Conceição, a Casa de Câmara e Cadeia, e as ruínas de um Colégio Jesuíta do século XVI. Um dos pontos fascinantes é o mirante de ‘Coroa Vermelha’ que proporciona ao turista uma vista incrivel de toda a baía Cabrália.

A região é repleta de praias e recantos paradísiacos, onde o turista irá se encantar com a  maior estátua de Santo António já erguida no mundo, localizada  no Parque Ecológico da Fazenda Santuário. Num raio de cerca de 40 km a volta de Santa Cruz Cabrália, o turista irá se deparar com recantos ecológicos, e praias de água limpa e cristalina, que chega a lembrar a Polinésia Francesa.

Estando em Santa Cruz Cabrália não deixe de visitar as praias da Coroa Vermelha, praia de itacimirim ou das Tartarugas, Praia de Jacumã, Praia de Lençóis, Praia de Mutari, Praia de Santo André, Praia da Ponta de Santo Antônio, das Bobocas ou dos Golfinhos, Praia de Apuã, Praia de Arakakaí, Praia de Guaiú.

Bem próxima a Santa Cruz Cabrália, cerca de 23 km, encontra-se Porto Seguro, um dos pontos mais lindos da Bahia, por isso o turista terá dezenas de opções de lazer e diversão. Conjugado a tudo isso, o visitante irá se deparar com uma população local pitoresca, composta por brasileiros nativos da região e cerca de 35% de estrangeiros oriundos de países como França, bélgica, Itália, Portugal, Alemanha e U.S.A. ; o que confere ao local uma atmosfera diferenciada e diversificada.

A gastronomia local é fabulosa, e o artesanato rico em rendas, peças em terra-cota, instrumentos musicais como o berimbau e muito outros que irão deixar o turista encantado e com vontade de comprar tudo. Então, que tal escolher Santa Cruz Cabrália para suas próximas férias? 😉

O vídeo que ilustra este post é de autoria de:

Julio Autor
Participação especial e narrativa: Marcos Motta
Direção Geral: JulioAutor
Imagens: Julio César Batista Nogueira e Edgar Celestino da Silva
Realização: J/A Produções