Uyuni é uma montanhosa cidade boliviana que tem uma população predominantemente indígena. A primeira impressão que você tem da cidade é que ela é o fim do mundo. Porém, perto dali fica o espetacular Salar de Uyuni, um lago de 12 mil quilômetros quadrados totalmente coberto por sal. Antigamente este lago fazia parte do mar que se estendia até o Titicaca que faz a fronteira da Bolívia com o Peru.

O Salar de Uyuni tem uma curiosidade, a ilha El Pescado. Lá tem rochas e cactos que dão a impressão que o local é realmente uma ilha, embora você possa perceber que ela não está na água e sim sobre o sal. Algo que só vendo de perto para você acreditar.

A entrada para Salar de Uyuni fica em Colchani, um pequeno povoado onde os habitantes vivem da exploração do sal. O ponto curioso da cidade fica exatamente a 10 quilômetros a oeste de Colchani, aqui você verá um hotel construído inteiramente de sal, das paredes aos móveis tudo feito de sal.

Afinal, que outra matéria prima é mais abundante por lá do que o sal?
A primeira impressão que você tem quando chega ao Salar de Uyuni é de estar em um campo totalmente nevado; é uma brancura impressionante, chega a ofuscar os olhos. Como o sal consegue ainda ser mais branco que o gelo, quando o sol ao bater nele faz com que a paisagem seja toda refletida nele, como se fosse um espelho. Algo inesquecível e impressionante. A melhor maneira de ver essa beleza é com passeios de jipes. Aproveite também as noites de lua cheia; a visão é inesquecível.

Para ver tudo que Salar de Uyuni oferece, a dica é contratar um guia que pode te mostrar toda a região, incluindo a Laguna Verde e a Laguna Colorada. Você pode escolher entre excursões de um dia ou visitar os parques arqueológicos que podem levar vários dias.

Se você vai até Salar de Uyuni e se aventurar por esse local único não se esqueça dos óculos escuros, protetor solar e roupas quentes. O sol refletido na brancura do sal de Salar de Uyuni pode queimar sua pele mais do que se você estivesse na praia. À noite o frio é ainda mais intenso, e a temperatura pode chegar a ficar negativa. Salar de Uyuni é o local ideal para quem gosta de fazer viagens de aventura ou gosta de conhecer locais novos e inusitados.

Foto: Wikipédia