Precauções de Viagem - Consulta do Viajante

Já abordamos anteriormente aqui no Big Viagem a necessidade de fazer a Consulta do Viajante. Mas você deve estar a se perguntar, quem precisa fazer esta consulta?

Geralmente a consulta do viajante é indicada à pessoas que pretendam viajar em férias ou a trabalho para países africanos, asiáticos e da América Central e do Sul.

As consultas de saúde do viajante são efetuadas por médicos especialistas em doenças infecciosas e em medicina tropical.

Consulta do Viajante

Para que servem as consultas de saúde do viajante?

Certos países têm um índice maior de doenças, principalmente doenças tropicais e a consulta baseia-se no estabelecimento dos riscos possíveis e prováveis da deslocação desta pessoa (viajante) e na forma de os evitar.

Aconselha-se que a consulta do viajante seja feita uma ou duas semanas antes da partida, pois é preciso elaborar um plano de vacinas, e estudar a compatibilidade entre elas.

Por exemplo a prevenção de algumas doenças como a malária necessita de uma medicação que começa a ser tomada uma ou duas semanas antes de se iniciar a viagem.

A consulta de saúde do viajante também serve para avaliar condições prévias de saúde nomeadamente de grávidas,  crianças, idosos, indivíduos com doenças crónicas sob medicação, entre outros.

Ao paciente também serão transmitidas medidas preventivas a adotar antes, durante e depois da viagem; bem como orientação sobre higiene individual, cuidados a ter com a água e os alimentos  que se ingerem, e outros aspectos para que deve estar alerta quando viaja.

As vacinas mais indicadas, em função do destino, são as que protegem contra as seguintes doenças: cólera, difteria, encefalite japonesa, hepatite A, hepatite B, gripe, raiva, tétano e febre tifóide.

Onde deve ser feita a consulta do viajante?

Em Portugal, quase 100% das consultas são feitas nos Centros de  Vacinação Internacional em diversos pontos do país como no Porto, Braga,  Viana do Castelo, Coimbra, Aveiro, etc. Alguns hospitais locais e alguns centros de saúde também já tem opção da consulta para o viajante. Informe-se em sua região.

Podem ver maiores informações em: – Portal da Saúde